Festival Bigbands retorna com foco no rock pesado e quatro dias de programação

Desde 2008, quando foi criado, o Festival Bigbands é propenso à reinvenção. Ao longo de 13 edições, já passou por diversas casas e bairros de Salvador, circulou por cidades do interior da Bahia e recebeu quase 150 artistas em mais de 200 shows, com formatos variados.

Depois de uma versão de retomada em 2022, quando reduziu sua duração para apenas um dia, o projeto do produtor cultural Rogério Bigbross mais uma vez volta à cena com novidades, nos dias 19/03, 22/04, 03/05 e 19/05, recebendo shows de doze bandas ao todo.

Abrindo a programação, a line-up deste domingo (19) reúne as bandas Headhunter D.C., KHNVM e God Funeral, no Largo Tereza Batista, a partir das 15 horas. Os ingressos, disponíveis na bilheteria do evento custam entre R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada).

Comemorando 35 anos de existência, a baiana Headhunter D.C. é o grande destaque desse primeiro dia de festival. Mesmo tendo passado por mudanças de formação ao longo de sua história, a banda de death metal segue ativa, inclusive com lançamento de novo álbum autoral previsto para 2023, e se mantém como um nome importante do gênero no cenário nacional e internacional, acumulando turnês pelo Brasil, América do Sul e Europa.

Completam a programação do dia 19, o grupo germano-bengalês KHNVM e a também baiana God Funeral. A programação segue com uma festa punk no dia 22 de abril, no Blá! Blá! Blá! Arte & Cultura, no Rio Vermelho, com as bandas Jacau, Injúria, Tora e Dalmatans X. No mesmo local, no dia 3 de maio, é a vez dos alemães da Drengskapur e dos paraibanos da Caverna. O festival se encerra no dia 19 de maio, em local ainda indefinido, com as bandas baianas Macumba Love e Kalmia e os paulistas da Manger Cadavre.

Raízes metaleiras

Além da retomada de um formato expandido, a edição deste ano do festival também marca o retorno do projeto às suas raízes metaleiras, tomando o rock pesado como elemento central da programação.

Segundo Rogério Bigbross, isso se deu por conta do desejo de contribuir com a cena do gênero na Bahia e graças à fidelidade do seu público, com o qual também se identifica: “Hoje a Bahia tem dezenas de festivais acontecendo na capital, nenhum de metal. Pelo público fiel e pela falta de oferta, o Bigbands volta a trabalhar com metal, punk e rock pesado, gêneros que quase nunca estão na escalação desses outros festivais e que possuem um público fiel”, afirma o produtor.

Assim como nas demais edições do Bigbands, a produção neste ano acontece de modo essencialmente independente, contando com parcerias e apoios para viabilizar o projeto. Com isso, foi criada uma campanha de financiamento coletivo no site do festival, onde estão listadas diferentes maneiras de colaborar. Caso queira saber mais sobre o festival Bigbands e ajudar a iniciativa, acesse https://festivalbigbands.com.br/.

Confira a programação completa do Festival Bigbands 2023:

• 19/03 – Domingo
15h – Largo Tereza Batista – Pelourinho

– GOD FUNERAL (BA)
– KHNVM (ALE/BANGLADESH)
– HEADHUNTER D.C. (BA)

• 22/04 – Sábado
19h – Blá! Blá! Blá! Arte & Cultura – Rio Vermelho

– DALMATAN X
– TORA
– INJÚRIA
– JACAU

• 03/05 – Quarta-feira
19h – Blá! Blá! Blá! Arte & Cultura – Rio Vermelho

– DRENGSKAPUR (ALE)
– CAVERNA (PB)

• 19/05 – Sexta-feira
Local a definir

– MANGER CADAVRE (SP)
– KALMIA (BA)
– MACUMBA LOVE (BA)

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.