Palco da Casa Noise. Reprodução

Cena independente ganha nova casa de shows multiuso em Feira de Santana

A música independente ganhou um novo espaço para chamar de seu em Feira de Santana: a Casa Noise. Idealizado e gerido pelo Feira Coletivo (também responsável pelo festival Feira Noise) e pelo selo Banana Atômica, o espaço abriu as portas no dia 25 de março, e desde então tem movimentado a cena da cidade com shows, festas e atividades de formação ligadas à música e à cultura, com uma programação constante e eclética. Com capacidade para 500 pessoas, a casa se torna a maior e mais bem estruturada da Bahia voltada para o cenário independente.

Já na sua inauguração, a casa recebeu apresentações de Maglore, Isa Roth e DJ Lerry. De lá pra cá, em menos de seis meses reuniu em sua programação nomes como Giovani Cidreira, Jadsa Castro, Cascadura, Vandal, Taxidermia, Rico Dalasam, Livia Nery e Rodrigo Alarcon, entre outros. 

Segundo Joilson Santos, integrante do Feira Coletivo e programador da Casa Noise, o desejo de criar uma sede para o grupo já era antigo, e persistiu ao longo de mais de uma década de atividade. Quando a oportunidade apareceu, se fixaram no atual endereço do Ponto Central, onde antigamente funcionava o Zé Lounge Bar.

Além de receber shows, a casa não só passou a ser usada também como escritório do coletivo e do selo Banana Atômica, como tornou-se um local multiuso pronto para receber outras atividades como workshops, palestras e residências. Unindo todas essas frentes, a curadoria da Casa Noise mantém o foco dos projetos anteriores do grupo, com um olhar especial para a cultura e a música independentes.

“A programação da Casa Noise é muito baseada no que temos feito ao longo de 12 anos de Feira Coletivo e Feira Noise. O que nos guia na composição da programação é o foco na música autoral e independente, ao mesmo tempo em que temos apostado muito na diversidade de estilos e de festas para movimentar a casa o mês inteiro”, afirma Joilson.

Seguindo esse princípio, o espaço tem se mostrado receptivo às novidades da cena baiana. Artistas como Taxidermia, Giovani Cidreira, Jadsa Castro e Rei Lacoste estrearam os shows de seus novos trabalhos na região com apresentações na Casa Noise. Além disso, vários eventos têm sido feitos com a proposta de unir diferentes grupos e músicos numa mesma noite, proporcionando o encontro tanto entre artistas quanto entre públicos diferentes e ajudando na divulgação dos seus trabalhos, o que é significativo especialmente para a consolidação de novas carreiras.

Outro aspecto positivo da criação da casa é o fortalecimento de um eixo para a realização de shows pela Bahia. Já faz algum tempo que parcerias entre produtoras de Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista, principalmente, possibilitam a vinda de artistas de outras regiões do país para turnês passando pelo estado. Agora com um novo ponto fixo aberto à cena independente, esse trajeto pode ser intensificado. Luê, Rico Dalasam, Getúlio Abelha, Rodrigo Alarcon, Filipe Catto e Assucena são alguns dos nomes que recentemente emendaram sequências de shows em mais de uma dessas cidades, passando pela Casa Noise.

Para a programação de setembro, já foram anunciados shows de Baião de Luzia, que comanda o forró Noisado toda quinta-feira durante o próximo mês; Sant com DJ Raiz, Dj Leandro Vitrola e participação do grupo Roça Sound, no dia 07/09; Feira Sound System, no dia 10/09; lançamento do EP de Kareen Mendes em 17/09; e ensaio do grupo Unidos pelo Samba, no dia 18/09. Acompanhe a Casa Noise na página de Instagram @casanoisefsa para ficar por dentro dos próximos eventos e atrações.

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.