Sonic Youth

Sonic Youth lança raridades com comentários de integrante

Uma das mais importantes bandas do rock alternativo norte-americano, o Sonic Youth soltou essa semana uma série de raridades em sua página no Bandcamp. Foram liberados quatro gravações do acervo da banda, entre compilações de apresentações, gravações raras e shows na íntegra. ‘Rarities 1’ talvez seja a mais interessante, trazendo um apanhado de gravações raras desde o início da banda em 1980 até 2009, próximo ao fim das atividades do grupo. Conta ainda com notas sobre essas faixas feitas pelo baterista da banda, Steven Shelley.

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Entre as outras gravações liberadas estão ‘World Trade Center Benefit 2001’, registro de um um show em benefício aos trabalhadores do World Trade Center, gravado em 2001. O show é focado no álbum ‘Murray St.’, mas traz clássicos de outros discos, como “White Kross” e “Schizophrenia”, do antológico ‘Sister’. Outra é ‘Live in Denver 1986’, gravação de um show com músicas dos primeiros discos; além ‘TV Shit’. Esta última gravada com o artista visual japonês Yamatsuka Eye durante a turnê do álbum ‘Dirty’. A curiosidade é a participação de J Mascis (Dinoausr Jr) e Mark Arm (Mudhoney) na primeira faixa. Estes discos podem ser ouvidos no final da matéria.

Antes temos as notas escritas por Steven Shelley sobre as faixas do ‘Rarities 1’, que reúne gravações de diversos shows em vários momentos especiais da carreira da banda. Inclui uma poderosa versão ao vivo de um dos maiores hits do grupo “100%”, a banda tocando com instrumentos dos ídolos Neil Young e Crazy Horse, e muito mais. A tradução é livre.

Ouça o disco enquanto lê:

Notas de Steve Shelley:

Rarities 1
A primeira de uma série de gravações raras selecionadas de várias compilações fora de catálogo e difíceis de encontrar. Esta coleção começa em 1982 no The Kitchen em Nova Iorque (com James Sclavunos na bateria), viagens pelos anos 80 e 90 e termina em 2009 no Bad Bonn Festival na Suíça.

Brave Men Run (In My Family)
A minha primeira visita pelos EUA com Sonic Youth e imediatamente atingimos o Meio-oeste e estou de volta à casa. Chicago juntamente com a Califórnia e o Texas cresceriam para se tornar um dos nossos lugares favoritos para visitar. Tocamos no The Smart Bar e mais tarde no The Metro muitas vezes, e muitas vezes saímos com uma boa gravação do show da noite. Esta gravação foi mais tarde mixada novamente e todo o show foi lançado como ‘Smart Bar – Chicago-1985’.

Catholic Block
Com o lançamento de ‘Goo’ nos anos 1990 pela Geffen Records (a nossa segunda gravadora baseada na Califórnia), encontramo-nos com um horário ainda mais pesado e visitamos a costa oeste duas vezes dentro do ano – Califórnia tornando-se um pouco de segunda casa para nós com os pais de Kim em West LA e assombra como a Rhino Records, a Apple Pan e todos os amigos baseados em LA que fizemos enquanto estávamos no SST. Este programa foi gravado em várias faixas e pedaços dele foram mixados e lançados ao longo dos anos – primeiro no ‘Dirty Boots + 5 Live EP’ e, mais recentemente, no Bandcamp como ‘Live In Irvine 1990’. Esta mistura de Catholic Block foi escolhida desligado e entregue ao Submerge Yourself In Sound CD amostrador na DGC / Geffen.

JC
JC do ‘Dirty’ contou com uma das melhores letras de Kim e uma bela e lenta combustão de uma melodia. É uma das minhas performances favoritas de grupo do disco, quase sublime, aquele momento em que os músicos procuram quando esquecem quem são ou onde estão. Essa performance foi gravada no calor do deserto do Arizona – gravada e misturada com o poder do sol. Adoraria ouvir todo o conjunto de SY deste programa se tal gravação existir.

Wildflower
Em 1997, fizemos apenas alguns shows, mas foram programas totalmente díspares. Começamos o ano ensaiando e nos apresentando com David Bowie e sua banda para sua festa / show de 50 anos no Madison Square Garden. Logo depois disso, tocamos sob um pseudônimo no The Cooler – na época nosso pequeno clube favorito em Manhattan (embora apenas tocássemos lá juntos desta vez). Tocamos sob a ponte de Manhattan no Anchorage de concreto – onde o banco do baterista deve ter sido o melhor assento da casa com reverberação natural e ressonância da tumba de cimento curva na escala do poderoso Bonham e outro conjunto principalmente instrumental. Tínhamos passado algum tempo em turnê com The Beastie Boys (e The Foo Fighters) na Austrália e na Ásia e tivemos a honra de ser convidados a participar e apoiar seus Concertos de Liberdade Tibetana em São Francisco (onde os mais velhos Yoko Ono e Buddy Guy mostraram ao restante de nós como tudo é feito), Washington DC e em Nova York na Ilha de Randall. Wildflower – uma versão inicial de Wildflower Soul – é apresentada aqui e mixada por um velho amigo e engenheiro Wharton Tiers.

Free City Rhymes
Fomos convidados para tocar no primeiro festival ATP pelo Mogwai e estávamos armados com um punhado de novas canções e uma “peça drone”. Esta versão de Free City Rhymes permaneceu como uma das minhas favoritas não lançadas, originalmente planejada para ser incluída em nosso SYR 7 12 “(J’accuse Ted Hughes), mais tarde para ser incluída em uma compilação da ATP que nunca se materializou. Este mix nunca foi lançado. Acho que foi do antigo engenheiro do SY, Aaron Mullan, e essa performance continua sendo uma das minhas favoritas.

Rain on tin
Convidado para tocar o Bridge Benefit uma segunda vez e uma chance de nos redimirmos no formato ‘acústico’ após o desastre de um set em 91. Tínhamos crescido como músicos desde nossa última apresentação embaraçosa em 1991 (que ano! Fazendo turnê com Neil Young e Crazy Horse, o ano em que o punk quebrou a turnê do festival de verão com o Nirvana e depois caímos de cara no Neil’s Bridge Benefit quando o ano terminou), onde Willie Nelson e Mickey Raphael foram supremos enquanto nos estávamos de mau humor. Mas 2004 foi uma história diferente – nosso equipamento de turnê ficou preso no México, então nosso amigo e técnico Nic Close providenciou para que pegássemos emprestado um pouco do equipamento de Neil e do Crazy Horse para nossos dois sets – eu estava tocando o kit Ludwig dos anos 60 de Ralph Molina (aquele que ele havia tocado nas gravações de “Down By The River” e “Cowgirl In The Sand”), Jim O’Rourke estava usando o piano vertical de Neil que havia sido usado para “After The Goldrush” e Lee estava posicionado atrás do órgão de Neil para nossa primeira música “I Love You Golden Blue”. O set foi perfeito e quando saímos do palco, aceitamos os cumprimentos de Neil e de nosso novo amigo Paul McCartney (o prêmio Willie deste ano foi para Tony Bennett, que tocava ‘acusticamente’ por décadas). “Rain On Tin” gravado no Bridge Benefit foi um dos muitos destaques de um set triunfante.

100%
De volta a Chicago – tocando no The Metro para seu 20º aniversário. Retendo o tempo de 100% e deixando – cada nota – contar!

Unmade Bed 1
Seattle também se tornou um lugar onde nos sentíamos confortáveis. Sempre desejando outro dia lá antes que a programação nos levasse para a próxima joia do noroeste – normalmente Portland. A estação de rádio KEXP e as sessões na KEXP foram parte do motivo pelo qual Seattle era tão charmosa. É divertido ouvir a diferença nesta música de semana para semana – nuance.

Unmade Bed 2
… e por falar em nuance, engraçado como a mesma música tem uma sensação diferente algumas semanas depois. Estávamos relaxados com a melodia e a música jorra de nós. Estávamos de volta ao meio-oeste onde comecei – também perto do Cass Corridor onde no início dos anos 80 eu faria shows e veria os heróis locais L-Seven.

No Way
Um dos melhores festivais produzidos na Europa hoje em dia – Bad Bonn Kilbi – não muito grande e com visão de futuro, com reserva criativa de nosso amigo Daniel. Em 2009 o Sonic Youth tocou em Bad Bonn e explodimos muito – mas a música + a música + o ritmo não pararam e tivemos essa gravação maravilhosa do momento do corte de energia. Agora avante para raridades 2 …..


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