Wilson Café

Wilson Café

por
35 35 people viewed this event.

O percussionista Wilson Café se apresenta no próximo dia 24 de abril, no Teatro Casa do Comércio, a partir das 20 horas. Os ingressos custam R$ 10 (meia) e R$ 20 (inteira) e podem ser comprados pelo Sympla.

Considerado um dos maiores percussionistas do Brasil, depois de trabalhar com artistas como Maria Bethânia, Tânia Alves, Elba Ramalho, Gal Costa, Eugenio Barba e Eberhard Schoener. WILSON CAFÉ músico e filósofo, mestrando no PPGEAFIN/UNEB, vem construindo sua carreira com apresentações brilhantes. Em 1994, ganhou o troféu Caymmi com o show “Batam Palmas”. Em 1995, gravou o seu primeiro disco com o mesmo nome, que foi escolhido pela crítica local como um dos melhores discos do ano. Em 1996, representou o Brasil no Perc-Pan (Panorama Percussivo Mundial), ao lado do percussionista Naná Vasconcelos. Em 1997, gravou o seu segundo CD, “Coração de Tambor”, que foi indicado em 1998, ao prêmio Sharp de Música na categoria Pop Revelação. Ainda em 1998, viajou para a Alemanha para divulgar o seu disco e o show “Coração de Tambor”, e também foi convidado pelo maestro Eberhard Schoener para gravar a ópera “Beleza Negra” baseada no conto de Madame Butterfly.

No início de 1999, estreou seu novo show “Cocoblackdance”, no Projeto Petrobras de música, com a participação de Xangai e Virginia Rodrigues. Ainda em 1999, foi convidado pelo Departamento de Música da Funarte do Rio de Janeiro, onde fez uma temporada na Sala Funarte no RJ, com a participação de Zezé Mota. No ano 2000 (setembro), estreou um novo show, o “Notícias do Brasil”, lançando o mesmo no Mercado de Música Viva de Vic, em Barcelona, na Espanha, onde fez várias apresentações, inclusive no Seminário de Jazz Del Taller de Músics. A base desse show retrata um mix do folclore nordestino (maracatu, boi-bumbá, embolada e coco) e black music. Em novembro, participou como cantor e ator, da “Virtopera” – primeira ópera virtual – com os cantores George Kochbek e Bob Lakermann. Em agosto de 2001, WILSON CAFÉ foi convidado pelo Diretor Eugenio Barba, para se apresentar com a Banda Sucatamania no evento Odin Teatert, em Holstebro, na Dinamarca. Entre 2002/2003 Wilson se dedicou à implantar a ONG – Escola de Educação Percussiva Integral – EEPI, sendo até hoje o Coordenador Geral da entidade que tem por objetivo educar jovens em risco e estado social na faixa etária dos 12 aos 16 anos, através da percussão. Em dezembro de 2004 ele lançou o seu disco “O Tempo e a Maré”, e durante o ano de 2005, fez shows na Concha Acústica de Salvador com Margareth Menezes, no Teatro Teodoro em Maceió, no Japão, em Munique na Alemanha no Festival Sommernachtstraum no Olympiaparke. 2007 – “A Música e a Filosofia através da Percussão”, em Bruxelas/Bélgica, durante os IX Jogos Europeus, (6 a 9/04) Studio 4 – Place Sainte-Croix/B-1050.

Em 2007 – “A Música e a Filosofia através da Percussão”, em Madrid/Espanha, durante o Encontro da Secretaria Geral Ibero-Americana (28/02 a 05/03/2007). 2008 – Participação no carnaval de Cádiz, Calatayud, Madrid / Espanha com a Escola de Educação Percussiva Integral – EEPI (1/02 a 10/02). 2008 – “A Música e a filosofia através da Percussão “, em Bruxelas/Bélgica, durante os X jogos Europeus, (19/03 a 22/03). Place Sainte –Croix/ B – 1050. Em 2008 – “Música e a Filosofia através da Percussão “, em Palmetto High School em Florida /USA. 4/08 a 22/08 2009 – Música e a Filosofia através da Percussão, em Southeast High School em Florida/USA 1/03 a 30/03.

Em 2010 Convidado Pela OAS para fazer o show para o Presidente da Guiné Conacri Sr. Alpha Condé no Convento do Carmo. Workshop de percussão em Salzburgo no Einladung. 2010 a 2014 foi apresentador do carnaval na TVE (IRDEB), em 2013 Música e Filosofia através da Percussão com shows e Workshop Zurich com o grupo Ilú Aiya no festival Caliente nos dias 7 e 8 de julho. Bruxelas/Bélgica – workshop com o grupo AFROKATA nos dias 9 a 12 e Colônia/Alemanha. 13 e 14 de julho, no festival Borken Beach com Alexandre Xandó, Madrid/Espanha. 18 a 24 de julho na SEGIB com reuniões e palestras, Bélgica nos dias 28 e 29 no festival Tomorrow Land tocando Percussão. Intercâmbio Cultural com alunos da Companhia Abadá Europa com workshop na Áustria em Salzburg. Em 2015 foi convidado pelo Prêmio de Música Brasileira na 26ª edição para participar como músico nos 50 anos da cantora Maria Bethânia, fez a direção musical no aniversário da cidade de Salvador regendo 360 percussionistas, depois fez Workshop de Percussão na Florida no projeto Siesta Beach em Sarasora. Em 2016 Workshop de Percussão na França em Marselle com o grupo Tambores do Mundo 25 a 27 de novembro, participou do Furdunço carnaval de Salvador com o seu trio.

Em 2017 participou do Furdunço com o seu show e com o seu trio no circuito Barra/Ondina. Em 2018 participou da 28º edição como jurado do Prêmio da Música Brasileira, participou do Carnaval de salvador com o seu trio no Furdunço e na avenida com os convidados da Rede Globo a Atriz Stella Miranda e Luiz Salem, compôs com Durval Lélis a música Bela do Baile para a cantora Claudia Leite. Em 2019 Participou do carnaval de Salvador com o seu trio durante dois Dias tendo como convidados os integrantes do Bando de Teatro Olodum a atriz Tania Tôko e ator Jorge Washington e o Carna Vila em Belo Horizonte, fez a direção musical da Música em Homenagem a Santa Irmã Dulce dos Pobres, juntamente com Durval Lélis, Padre Gilson Magno dos Santos (latinista) e Nizan Guanaes, tendo como participação especial do Canto gregoriano dos monges do Mosteiro de São Bento.

Em outubro fez a direção musical do Shooting Romeu e Julieta de William Shakespeare no Teatro Casa do Comércio Salvador/ Ba ao lado do Diretor Artístico francês Philippe Talard e da primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro Marcia Jaqueline juntamente com Abadá Capoeira.

Em 2021 foi convidado pela embaixada brasileira no Uruguai, para fazer sua oficina “Ritmo, Corpo e Movimento” na cidade de Montevidéu em escolas municipais para jovens de 12 a 16 anos nos dias 22 a 23 de novembro. Em 2021 foi convidado para fazer sua oficina “Ritmo, Corpo e Movimento” no Teatro Solis em Montevidéu para estudantes de música e pesquisadores de ritmos brasileiros.

Em 2022 viajou para Florida /USA para fazer seu Workshop “Ritmo, Corpo e Movimento” em Miami, participou de shows musicais com o percussionista Índio Jackson e o grupo Miamibloco. Também foi convidado para fazer seu Workshop na Book High School para os estudantes de música, dança e teatro na cidade de Sarasota.

Para se registrar para este evento, acesse a seguinte URL:

 

Date And Time

24/04/2024 - 20:00

Share With Friends

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.