Tiganá Santana em ‘Caçada Noturna’

Tiganá Santana em ‘Caçada Noturna’

por
350 350 people viewed this event.

No próximo dia 22 de maio, o músico baiano Tiganá Santana faz o show de lançamento de seu novo álbum, “Caçada Noturna”, gravado em Serpa (Portugal) e lançado pelo selo sueco Ajabu!. No espetáculo, que tem formação inédita na trajetória de Tiganá Santana, somente com instrumentos de corda, Tiganá (voz e guitarra) estará acompanhado de Ldson Galter (baixo), Leonardo Mendes (guitarra e violão) e Juninho Costa Junix (guitarras).

O sétimo álbum de Tiganá Santana, gravado em Serpa, interior de Portugal, ao lado dos músicos e amigos Leonardo Mendes e Ldson Galter, é, na sua base, um disco ancorado em instrumentos de corda; isto é, nos violões, nas guitarras e em modalidades variadas de baixo, concretizando-se, assim, um projeto, sobretudo, de apresentação de canções a que Tiganá aspirava há algum tempo.

A única faixa gravada no Brasil, especificamente, em São Paulo, no Estúdio Arsis, “O véu”, conta com a participação especial da cantora Fabiana Cozza e tem o músico Henrique Araújo como convidado, tocando cavaco. As sete faixas que compõem este disco de número 7, na carreira do artista, constituem-se por temas musicais majoritariamente inéditos, havendo apenas um deles cuja autoria Tiganá não assina. Trata-se do tema “Das matas”, que abre os trabalhos do álbum, e, composto pelo músico Fabrício Mota, rende homenagens ao orixá caçador Oxóssi. Dentro da mesma faixa, Tiganá recita um texto da sua autoria que dialoga com o tributo evocado pela canção.

A propósito, uma segunda homenagem à divindade da caça (ou das buscas em termos mais amplos), divindade para a qual Tiganá é iniciado na religião do Candomblé de linhagem Congo-Angola, dá-se na composição de sua autoria em língua africana quicongo, “Nkongo” (“caçador”, em português), que foi gravada pela cantora Jurema Paes no álbum “Mestiça”. Ressalte-se que o título do trabalho, “Caçada Noturna”, surge a partir do poema homônimo do poeta Paulo Colina (dos poetas prediletos de Tiganá Santana), e vai ao encontro das homenagens à divindade caçadora, como também das poéticas, timbres e assuntos que tangenciam o noturno, o lunar, o sentimento profundo, o mistério.

Há um único tema instrumental, “Estrelas pernoitadas”, sendo este um disco mais direcionado, de fato, para canções, com abordagens e assuntos diversos. Há, ainda, portanto, as canções “O amor simples”, “Partes de mim” e “Coração ao largo”.

A artista visual Ani Ganzala encarrega-se da arte da capa do álbum, que deverá ser distribuído em streaming e em vinil.

O disco tem produção musical de Leonardo Mendes, Ldson Galter e Tiganá Santana; foi mixado e masterizado por André Magalhães; tem produção executiva de Mônica Cosas; e é distribuído pelo selo sueco ajabu!, o qual completa mais de uma década de parceria com Tiganá. É preciso, também, destacar o apoio do centro cultural português Musibéria, onde o projeto foi realizado na cidade alentejana de Serpa, em julho de 2023.

Serviço
TIGANÁ SANTANA
Show de lançamento do álbum “Caçada Noturna”
Data: dia 22 de maio (quarta-feira)
Local: Teatro Sesc Casa do Comércio (Av. Tancredo Neves, 1109)
Horário: 20h
Ingressos: R$ 100,00 (inteira) e R$ 50,00 (meia) 
Capacidade: 521 lugares
Vendas Sympla

Para se registrar para este evento, acesse a seguinte URL:

 

Date And Time

22/05/2024 - 20:00

Share With Friends

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.