Um panorama do que aconteceu de interessante no cenário da música baiana no ano de 2022 em quatro programas no Especial das Seis, da Educadora FM. Nessa quarta e última edição da série, o destaque é para artistas conhecidos que fazem a música baiana contemporânea que lançaram álbuns em 2022: Luedji Luna, Tom Zé, Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz, Larissa Luz, Afrocidade, Russo Passapusso + Antonio Carlos e Jocafi. Neste retrospecto da música baiana em 2022, já destacamos as mulheres (veja aqui), o rap/ hip-hop (veja aqui) e o rock-pop-experimental (veja aqui).
Luedji Luna lançou Bom Mesmo é Estar Debaixo D’Água Deluxe, um trabalho com sobras de seu álbum anterior, além de três remixes. Larissa Luz apresentou o EP Deusa Dulov (Vol. 1), com um tempero pop dançante ainda mais forte. Enquanto o Afrocidade veio com Vivão, primeiro álbum cheio, menos festivo que seus outros trabalhos (EP e singles), mas mantendo o alto nível.
Aos 85 anos, Tom Zé soltou Língua Brasileira, um álbum conceitual sobre a identidade da linguística nacional, que traz produção de Daniel Ganjaman. Já Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz apresentou o último trabalho gravado com o maestro, o álbum Moacir de Todos os Santos, que traz versões do antológico álbum Coisas, do mestre Moacir Santos.
Para finalizar, um dos grandes e esperados lançamentos do ano, o encontro entre Russo Passapusso e a dupla Antonio Carlos e Jocafi. Juntos eles soltaram o álbum Alto da Maravilha, recheado de convidados e com uma banda de altíssimo nível.
A série é apresentada pelo jornalista e pesquisador Luciano Matos, responsável pelo site el Cabong e um dos apresentadores do programa Radioca, na Educadora FM.