Seguimos com o panorama do que aconteceu de mais relevante no cenário musical da Bahia no ano de 2022. Dividido em quatro programas no Especial das Seis, da Educadora FM da Bahia, e apresentado por nosso editor Luciano Matos, apresentamos a terceira edição. Na primeira, o destaque foram as vozes femininas (veja aqui), na segunda o rap e hip hop (veja aqui) e nessa terceira artistas de destaque do rock-pop-experimental que lançaram álbuns em 2022: Maglore, Meus Amigos Estão Velhos, Caian, Eric Assmar, Bagum e Cajupitanga. Ouça abaixo.
Em 2022, a Maglore lançou seu quinto álbum, V, que mantém a já conhecida trilha de um pop rock clássico, melódico e bem aezeitado, com referências à música brasileira e outras sonoridades.
Formada por veteranos da cena local, Thiago Guimarães (vocal/guitarra), Bruno Carvalho (guitarra), Dudare (baixo) e Glauco Neves (bateria), a banda Meus Amigos Estão Velhos soltou o segundo EP Soa Como Caos, passeando por sonoridades diversas do rock.
Também já figurinha carimbada do rock local, Caian apresentou seu segundo álbum, Paixão e outras drogas, com sonoridade calcada no rock tradicional de diversos períodos e temática biográfica. Com foco no tradicional blues, o guitarrista, cantor e compositor Eric Assmar lançou seu terceiro álbum solo, Home.
De Vitória da Conquista, o duo Cajupitanga, formado por Candioco e Francisco Viva, traz o inventivo EP Ensaios Férteis, que experimenta ritmos afrobrasileiros e latinos, música ambiente e jazz em clima indie lofi. Uma das boas surpresas do ano na Bahia.
Também num ambiente experimental, mas mais pelo universo do pós-rock, a BAGUM veio com 16, EP de seis músicas que consolida a proposta dos trabalhos anteriores, mas também consolida parcerias com Vandal e Lívia Nery, nomes com quem dividiram os palcos durante o ano.
A série é apresentada pelo jornalista e pesquisador Luciano Matos, responsável pelo site el Cabong e um dos apresentadores do programa Radioca, na Educadora FM. Acompanhe os próximos episódios.