Saiu a lista de indicados para o Prêmio Dynamite de Música Independente – Melhores de 2005. Entre 400 indicados em 21 categorias, aparecem vários nomes baianos. A votação, aberta ao público, começa no dia 08 de maio e vai até o dia 30 de junho de 2006, e poderá ser feita pela internet.
Veja os indicados baianos no Prêmio Dynamite:
MELHOR ÁLBUM DE ROCK
Automata – Indivíduo-ação (Atalho/BA)
Marcelo Nova – O Galope do tempo (Ouver/BA)
Pitty – Anacrônico (DeckDisc/BA)
MELHOR ÁLBUM POP
Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta – Ronei Jorge e os ladrões de bicicleta (Ind/BA)
MELHOR ÁLBUM DE MPB
Dinho Nascimento – Ser-hum-mano (Genteboa Produções/BA)
Gal Costa – Hoje (Trama/BA)
Maria Bethânia – Que Falta Você Me Faz (Biscoito Fino/BA)
Moisés Santana – Terra em Trânsito (Lua Music/BA)
Péri – Samba Passarinho (Baticum Discos/BA)
Tom Zé – Estudando o Pagode: na Opereta Segregamulher e Amor (Trama/BA)
MELHOR ÁLBUM DE MÚSICA INSTRUMENTAL
Jurandir Santana – Só Brasil (Ind/BA)
Luiz Brasil – Brasilêru (Ind/BA)
MELHOR ÁLBUM DE MÚSICA ELETRÔNICA
Tara Code – Azul e Roxo (ind./BA)
MELHOR ÁLBUM DE REGGAE/SKA
Sine Calmon & Morrão Fumegante – Guerreiro Mor (Ind/BA)
DESTAQUE REGIONAL
Carlinhos Brown – Candombless (Candyall Music/BA)
REVELAÇÃO
Lou (BA)
MELHOR VEÍCULO ONLINE
Bahia Rock (http://www.bahiarock.com.br)
MELHOR CASA DE SHOWS ALTERNATIVOS
Casarão Santa Luzia (Salvador/BA)
No Estúdio
2006 promete uma chuva de lançamentos de discos de bandas baianas. A Los Canos já caminha para parte final da gravação de seu primeiro disco. A Brinde está terminando o segundo disco, que será lançado pela Bigbross Records no segundo semestre. A Theatro de Seraphin acaba de terminar as gravações de seu primeiro álbum. O selo Ruffo estreia ainda este ano com o disco da Capitão Parafina e os Haoles. Outras bandas que prometem disco para este ano, Sangria, Maria Bacana, Vinil 69 e Canto dos Malditos na Terra do Nunca, essa pela major Warner. Por fim, sai nos próximos pela revista OutraCoisa, o tão esperado novo disco da Cascadura. Saindo da praia rock, mas mantendo na boa música, o argentino-baiano Ramiro Mussoto está preparando seu segundo disco também para este ano. Entre as bandas que já lançaram disco em 2006 estão: Plane of Mine, Flauer, ZecaCuryDamm, Pangenianos, além da Cissa Guimarães, que acaba de soltar um DVD ao vivo. Na lista de cobranças para este ano ainda: DVD e caixa da brincando de deus, a volta de Nancyta… completem.
Festival na capital
O Porão do Rock, que acontece de 2 a 4 de junho em Brasília, anuncia parte da programação de sua nona edição. Já estão confirmadas as latinas Los Natas (Argentina) e Supersônicos (boa banda de surf music do Uruguai), os cindo headliners Skank, Titãs, Detonautas, o cantor inglês Paul Di´Anno (ex-vocalista do Iron Maiden) e a banda de Death Metal gaúcha Krisiun, as brazilienses Bois de Gerião, Câmbio Negro (voltando a ativa), Haroldinho Mattos, Los Tranquilos, Phonopop, Prot(o) e Totem, além das bandas Ankla (EUA), Cordel do Fogo Encantado (PE),Volver (PE), Matanza (RJ), Érika Martins & Telecats (RJ), Luxúria (SP), Forgotten Boys (SP), Torture Squad (SP) e Walverdes (RS). A grande atração do festival, no entanto deve ser o grupo norte-americano Black Crowes, que está praticamente confirmado.
Retorno
O site Reidjou está de volta totalmente reformulado e bem mais interessante. Além do novo visual, o site volta com mais informações, desde cadastro de bandas e agenda de shows até matérias sobre bandas e cultura alternativa e links para MP3s de bandas baianas. O endereço é www.reidjou.com.
Curitiba Rock
Que não vai ser em maio já se sabe, agora o Curitiba Rock Festival deve ser realizado em julho, em pleno inverno (de verdade) paranaense. Mas pouco importa, que vai ligar para frio com nomes bacanas como os que vêm sendo cogitados para o festival? A lista de especulações aumentam, agora uma fonte afirma que Rancoteurs está confirmado, assim como Ian Brown, Black Rebel Motorcycle Club e She Wants Revenge. O Arctic Monkeys ainda tava em negociação.
Fim precoce
A boa banda goiana Violins anunciou seu fim nesse fim de semana. Uma pena.