É mesmo importante fazer videoclipes? Se levarmos em conta que boa parte das pessoas hoje em dia ouvem música pelo youtube, que a imagem atrelada ao artista é cada vez mais levada em conta e que se pensarmos como os artistas mais populares da atualidade trabalham fortemente seus clipes, não dá pra ter dúvida. Veja a cantora Anitta. Não vamos discutir seus atributos, mas em outubro ela lançou um clipe interessante e em seis dias já alcançava mais de seis milhões de visualizações, em pouco mais de três semanas já são mais de 18 milhões. O novo clipe dela a coloca nas redes sociais, rende matérias na mídia e faz o público falar e ouvir sua música, fortalecendo ainda mais o sucesso da garota no show business nacional.
Numa dimensão bem menor, a cantora Roberta Sá também pode comemorar suas mais de 43 mil visualizações em três semanas desde que seu novo e belo clipe foi lançado. Ou Arnaldo Antunes, com mais de 60 mil em um mês. Mais ainda a banda Scalene alcançar em três semanas mais de 116 mil visualizações do clipe da música “Histeria”, que já tinha ultrapassado 165 mil do vídeo com a letra da música. Esses quatro clipes estão na enxurrada de produções que você pode assistir abaixo. São 66 clipes que dão uma demonstração do que anda sendo feito na música brasileira, sem contar sertanejo, axé e afins.
Veja também:
– Rock, rap, mpb, forró e pop na nova leva de clipes baianos.
São clipes de nomes conhecidos como Roberta Sá, Arnaldo Antunes, Chico Cesar, Anitta, Nasi, Dead Fish, Forfun, Supla e Scalene. Mas também de produções de nomes que vem se consolidando cada vez mais como Lurdez da Luz, Supercombo, Flávio Renegado, Simone Mazzer, Filipe Catto, Flora Matos, Boogarins, Roberta Campos e Banda Uó, além de nomes mais desconhecidos, mas de alto nível, como RAPadura, Johnny Hooker, Berimbrown, Arthur Matos, Juvenil Silva, Trummer Super Sub América, Francisco, el Hombre, Jaloo, Aline Lessa e Ana Cláudia Lomelino.
Todos esses e mais 38 artistas de estilos os mais variados, rap, rock, pop, mpb, metal, reggae, música experimental, funk… mostram a cara da música brasileira. Clipes simples, caseiros, feitos por amigos, ao lado de produções caras, caprichadas, quase cinema. Produções ousadas, clipes experimentais. Tem clipe em 360° do rapper Flavio Renegado, produzido especialmente para a plataforma de realidade virtual. Tem um clipe sensacional da banda Zombie Cookbook de Joinvile, especialmente para quem gosta de zumbis e quadrinhos. Tem muita coisa.
E essa coisa de clipe é mesmo levada a sério por muita gente. Para quem não sabe, temos no Brasil até um evento específico para eles. O Festival de Clipes e Bandas acontece anualmente com o objetivo de lançar novos talentos, seja na área de música ou videoclipe. Nessa quarta edição, o evento tem participação de BNegão, Jards Macalé, Baby Do Brasil, Martnália e Dexter. E tanto quem faz clipes quanto bandas podem participar, os primeiros concorrendo de duas formas: produzindo um videoclipe para um desses artistas convidados ou inscrevendo um videoclipe de seu trabalho autoral. Os participantes concorrem a mais de R$ 20 mil em prêmios.
Quem tem banda pode inscrever até duas músicas próprias. Elas vão concorrer para abrir o show de BNegão, Jards Macalé, Baby Do Brasil, Martnália e Dexter no encerramento do evento e serão escolhidos pelos próprios artistas. As bandas concorrem ainda a mais de R$ 10 mil em prêmios e a melhor banda do festival ganha a gravação de um videoclipe produzido pela BossaNova Films. Na edição passada, foram mais de 1.600 inscrições de bandas e mais de 600 vídeos inscritos de todos os estados brasileiros. As inscrições podem ser feitas até janeiro pelo site (www.clipesebandas.com.br).
Boogarins – 6000 Dias
Roberta Sá – Delírio
Lurdez da Luz – Naija – feat. Eduardo Brechó
Arnaldo Antunes – Põe Fé Que Já É
Supercombo – Amianto
Anitta – Bang
Flávio Renegado – Só mais um dia
Berimbrown e Sérgio Pererê – Besouro
Filipe Catto – Dias & Noites
How to Share With Just FriendsHow to share with just friends.
Posted by Facebook on Sexta, 5 de dezembro de 2014
Chico Cesar – Negão feat. Lazzo Matumbi
Arthur Matos – Summer Day
Scalene – Histeria
Johnny Hooker – Amor Marginal
Juvenil Silva – Dia de Folga
Flora Matos – Canta Pra Chamar
Trummer Super Sub América – The End
RAPadura – O Terror Parte II
Francisco, el Hombre – Minha Casa
Mc Beiblade – Caravana da coragem
Parra – Chegar ao Fim
Soldado Marimbondo – Pão
Projetonave & Gog – Heroínas e Heróis
Roberta Campos – Amiúde (Part. Marcelo Camelo e Marcelo Jeneci)
Nasi – Alma Noturna
Simone Mazzer – Camisa Listada
Jaloo – Ah! Dor!
Cadu Tenório + Márcio Bulk — Estela (feat Alice Caymmi & Bruno Cosentino)
The Automatics – The Outsider
Aline Lessa – Manhã
Senomar – Razão Ou Não
Macaco Véi – Soul Macaco
Primos Distantes – Feio ft. Rafael Castro
Gato Preto feat. Edu K – Barulho
Vinição – Minha vez, minha quebrada
magüeRbeS – Futuro
Zombie Cookbook – Motel Hell
Dani Black – Maior feat. Milton Nascimento
Rubel – Quando Bate Aquela Saudade
Dead Fish – Selfegofactóide
Nu – Quem
Fish Magic – In a Heartbeat
Claudio Pimentel e Os Misantropos – Névoa
Banda Uó – É da Rádio?
Ana Cláudia Lomelino – Não Sei Amar
Forfun – A Vida me Chamou
André Whoong – Vou Parar De Beber
Mc Garden – Encostei No Baile Funk
Paula Cavalciuk – Maria Invisível
Boys Bad News – Another Sin
Eduardo – Substância Venenosa
Dolores 602 – Petit a Petit
Obtus – Escória
Favela Groove – RapFunkSoul
Locoleste – SMS – Silence Make Sound
Bels – Por que será que quer ficar aqui?
Ingrena – Paraquedas
Obtus – Escória
Supla – Parça da Erva
Uirá França – Metade de Um Caminho Sem Fim
Antoine Trauma – The Second Horse (The grey One)
Nada em Vão – Nada em Vão
Lara Rossato – Muito Original
Keep Them Blind – I, The Fall
Zá – Toda Boa
Penúria Zero – Sub Pub
Eletroacordes – Insano