Ainda não foi confirmado o show dos Mutantes em Salvador, mas os fãs da banda (alguém aí não é?) podem aproveitar as novidades da banda. Acaba de ser lançado na Itália um tributo em homenagem ao grupo. “Jardim Elétrico – A Tribute to Os Mutantes” traz 15 faixas com 15 diferentes artistas tocando músicas da banda paulista. Estão lá clássicos como Top Top, Panis et Circenses, Techinicolor, Batmacumba e 2001, além de uma faixa inédita do grupo, Mysterious White Roses, composta e arranjada por Rogério Duprat e tocada ao vivo pelos Mutantes no filme As Amorosas, de Walter Hugo Khouri, em 1968. Nunca lançada em disco, a música é tocada no tributo pela banda punk californiana White Flag. O tributo, lançado pelo selos Madcap Collective e Silly Boy, tem ainda gravações de vários períodos quase sempre cantadas em português por vários nomes indies. Entre elas estão Sean Lennon and Yuka Honda, Wondermints, The Earlies e bandas italianas. Um aperitivo bacana enquanto o prometido disco de inéditas não vem. O álbum, que já vem sendo trabalhado em estúdio pelo guitarrista Sérgio Dias, deve ser gravado em 2008 e terá parcerias com a nova integrante Zélia Duncan e com o baiano Tom Zé. O retorno já ganhou reconhecimento no Grammy Latino, que em sua oitava edição trás Os Mutantes indicados nas categorias de Melhor Álbum Brasileiro de Rock e Melhor Projeto Gráfico. O grupo foi lembrado também na 13ª edição do VMB -Vídeo Music Brasil, premiação promovida pela MTV, na categoria Melhor Show ao lado de nomes de peso. Outro atrativo para quem curte Os Mutantes é a exposição “A Volta dos Mutantes”, que acontece em São Paulo até o fim do mês e traz fotos recentes que mostram os bastidores do retorno da banda.
Briga dos grandes
O Tim Festival pela primeira vez em muitos anos pode perder o trono de festival mais bacana do ano no país. Graças a uma edição legal, mas irregular e sem um brilho a mais, em 2007, parece que o Festival Planeta Terra vai roubar as atenções. Isso porque a produção deve chamar 15 atrações entre nacionais e internacionais. Já foram confirmados os nomes de Lilly Allen, os veteranos do Devo, Datarock, a banda The Rapture e os badalados paulistas do Cansei de Ser Sexy, em show que marca a volta deles ao Brasil depois de sucesso no exterior. Ainda estão cogitados Queens of the Stone Age, Kasabian, Gogol bordello, entre outros. Travis e Starsailor podem ser outros nomes a entrar na lista do festival, já que ambos vão se apresentar no Chile no mesmo período. O evento está marcado para 10 de novembro em São Paulo.
Mais gringos
Por falar em shows gringos, boatos dão conta que o The Cure vai ser a atração do festival Motomix ainda este ano no Rio e em São Paulo. Outro nome que deve se apresentar no evento é o Black Rebel Motorcycle Club. O Melvins é o outro que pode pintar no Brasil como atração do festival Goiânia Noise. Já o Black Eyed Peas tem show confirmado para outubro em Porto Alegre. Em outubro tem ainda Napalm Death e no começo de 2008 deve ter White Stripes.
Mais um retorno?
Mais um retorno especial pode acontecer em 2008. Uma das bandas mais cultuadas do final dos anos 80 e começo dos 90, a My Blood Valentine, pode se reunir para show no festival de Coachella, nos Estados Unidos. O evento, que já promoveu os retornos do Rage Against the Machine e Jesus & Mary Chain, pretendeu reunir em abril de 2008 a banda de Kevin Shields, que está separada desde 1995. Após a apresentação no festival, a banda seguiria em turnê.
Agenda
Lembra da lista de shows da semana passada? Já cresceu. Além das atrações de fora que falamos, em setembro tem por aqui os paulistas do Teatro Mágico e em outubro os pernambucanos da Eddie.