Votação popular aberta para escolha dos melhores discos baianos lançados em 2018. Confira os mais de 200 lançamentos do ano.
Já virou tradição aqui no el Cabong reunirmos os lançamentos musicas do ano de artistas baianos. A produção no estado segue em um ritmo alucinante. Mesmo com todo o ambiente que o Brasil vive e com os parcos recursos destinados à cultura pelos poderes públicos. Talvez toda a crise até sirva de combustível, mas arriscamos dizer que nunca se lançou tantos discos na Bahia como agora. Esse ano conseguimos fazer um apanhado recorde, com mais de 200 álbuns reunidos. São CDs, EPs, mixtapes, discos digitais e formatos diversos, superando o número de lançamentos de todos os anos anteriores.
Veja também:
– Os melhores discos baianos de 2017 pela crítica.
– Votação elege os melhores discos baianos de 2017.
– Os melhores discos baianos de 2016 pela crítica.
– Os melhores discos baianos de 2016 pela votação popular
Mais uma vez convocamos o público para ajudar a entender o que aconteceu de mais interessante e relevante em nossa música. Mais do que uma disputa, oferecemos uma forma de conhecer o que anda sendo produzido de música na Bahia. Tentar também prestar atenção no que mais se destacou dessa produção. Com a votação temos ainda a oportunidade de reconhecer como está rica e diversa a produção musical na Bahia. São muitos trabalhos sendo lançados em todas as partes do estado dos mais variados estilos musicais.
Na lista abaixo temos obras de estilos os mais diversos. Tem rock, rap, pop, mpb, samba, regional, metal, trap, eletrônica, reggae, instrumental, experimental e tudo mais. Assim como em anos anteriores, preferimos deixar de fora a maior parte da produção de Axé Music, Pagode, Arrocha e Sertanejo. Não por preconceito, mas por reconhecer a força própria desses gêneros e seu poder midiático. Além da distância deles para os aspectos estéticos que consideramos mais importantes. Assim mesmo, foram incluídos alguns nomes que trafegam por estes ambientes, mas trazem trabalhos com propostas mais amplas e cuidadosas.
Também decidimos não diferenciar artistas consolidados, que já residem em outras cidades e produzem seus trabalhos fora da Bahia, dos que vivem e produzem no estado, afinal também são baianos, e isso vale tanto para grandes estrelas da MPB, quanto para artistas menos conhecidos que tentam a vida em outras praças. Assim como, também há artistas que não nasceram exatamente aqui, mas viveram desde sua infância e tiveram sua produção ancorada no estado.
– Ouça aqui os mais de 200 discos baianos lançados em 2018.
O importante é que o público possa fazer seu discernimento, conheça essa diversidade de produções e vote seguindo o que ache mais interessante e importante. Lembrando que para a votação de discos baianos de 2018 cada pessoa pode votar apenas uma vez e em até 10 discos.
[poll id=”7″]