Lançado em vinil pela Neves Records, Don’t Mess with… The Dead Billies chega com apenas 300 cópias.
Nos anos 1990, uma banda baiana colocava o rock baiano num patamar elevado com um surpreendente e intenso psychobilly cantado em inglês. The Dead Billies era um fenômeno no palco, com shows emblemáticos e performances arrasadoras. Faltava um álbum que transmitisse em estúdio o mesmo fervor. Don’t Mess withh… The Dead Billies chegou bem perto disso e, se não conseguiu a mesma potência, foi muito mais pelos poucos recursos de produção, além do tempo escasso e inexperiência em estúdio.
Assim mesmo, o álbum de estreia da banda (eles já haviam soltado a demo Coffin Bop em cassete) é uma explosão e um clássico do rock independente baiano e brasileiro. Lançado em 1996 apenas no formato vigente na época, o CD, e objeto de desejo raro de ser encontrado, a obra finalmente ganha um relançamento à altura. A Neves Records está disponibilizando, pela primeira vez, o clássico álbum de estreia da banda em vinil, com apenas 300 cópias. Um relançamento especial, com capa dupla contendo letras e fotos inéditas, e disco na cor roxa. A capa ganhou uma nova arte desenvolvida por Paulo Rocker a partir da original. Ao contrário do CD, a foto dos quatro integrantes foi substituída por uma ilustração na mesmíssima pose.
O relançamento é fruto de 4 anos de muito trabalho da gravadora de Santa Barbara d´Oeste, São Paulo, especializada em raridades, edições limitadas e singles do rock brasileiro independente. O vinil traz as 13 faixas que passeiam por psychobilly, garage Rock e rockabilly. Um álbum repleto de hits clássicos da banda, como “Invasion of The Body Snatchers” (que ganhou videoclipe – veja abaixo), “I’m a Monster”, “Vampire”, “Psychogrubs”, “Lick My Lollipop”, entre outros. O disco foi gravado entre abril e maio de 1996, nos estúdios WR, em Salvador, com produção da WR Discos/ Rosângela Glat e direção de Nestor Madrid.
Criada em 1993, a banda formada por Morotó Slim (guitarra), Rex Crotus (bateria), Joe Tromundo (baixo) e Moscka Billy (voz) permaneceu na ativa até 2001. Além da demo, lançada em 1995, e do CD de estreia, que teve todas as mil cópias esgotadas, o grupo lançou ainda um segundo álbum em 1999, Heartfelt Sessions, que permanece apenas em formato CD e também é item raro. Após o fim da banda, Morotó, Rex e Joe criaram o Retrofoguetes, que segue na ativa apenas com Rex da formação original. Moscka lançou alguns trabalhos solo, como o Teclas Pretas. Em 2014, os quatro Dead Billies se juntaram novamente e gravaram um novo álbum apenas com músicas inéditas. O projeto, batizado como Los Mismos, nunca foi lançado e se mantém em HDs obscuros de poucos humanos.
Quem deseja conhecer mais a banda, os três trabalhos lançados seguem disponibilizados nas plataformas de streaming. Além disso, existem muitos vídeos e até filmes a respeito do quarteto.