O que os artistas e bandas baianas andam fazendo? O el Cabong conversou com vários deles para atualizar o que vem por aí. Discos, turnês, parcerias e muitas novidades. Nomes como Retrofoguetes, Baiana System, The Honkers, Dois em Um, Opanijé e vários novos revelam o que estão preparando.
Baiana System
Uma das boas novidades surgidas nos últimos anos no cenário musical baiano, a Baiana System promete inovar no verão. A banda vai investir na estação mais quente e agitada da Bahia, com o lançamento de um compacto com duas músicas inéditas e pela primeira vez realizando ensaios semanais ou quinzenais. O compacto é o início de uma série deles, sempre com duas músicas novas relacionadas e que deve desembocar no novo disco em 2013. Neste primeiro, que deve ser no dia 1° de dezembro, a banda reúne duas músicas que prometem estar entre os hits do verão baiano, ‘Terapia’ e ‘Amendoim Pão de Mel’. O trabalho deve sair em edição limitada em vinil, com 100 a 200 cópias, além de CD para vendas nos shows e para download na internet.
Retrofoguetes
Depois de anunciar uma surpreendente mudança de formação, com a saída do guitarrista Morotó Slim e entrada de Julio Moreno em seu lugar, a Retrofoguetes dá início a produção de seu novo disco, já batizado como ‘Drasmascope Vol. 1’. Aprovado no edital setorial de música da Fundação Cultural da Bahia, o disco começa a ser gravado ainda este ano no estúdio t, do produtor andré t. Já definido, o repertório mais uma vez é formado por músicas da própria banda, com arranjos de Letieres Leite e Jorge Solovera. Além do trio Rex (bateria), C.H. (baixo) e Julio Moreno (guitarra), o álbum terá participação de vários músicos, com direito a naipes de sopro, quartetos de cordas e orquestra.
The Honkers
A já veterana banda de rock, que trafega por estilos diversos, está meio sumida, mas continua firme. A banda assinou com o selo Astronauta Discos, que já lançou trabalhos do Autoramas, entre outros, para lançamento de um disco novo em 2013. Com o contrato como selo, a Honkers passa a integrar o cast da Astronauta a partir de 2013, garantindo o lançamento e a distribuição do disco novo, que deverá ser mais eficiente, já que o selo tem parcerias com Warner e Tratore. E tem mais, antes do disco pela Astronauta, a Honkers pretende lançar um outro trabalho com 15 músicas mais antigas que ainda não haviam sido lançadas. Este trabalho já está na etapa final de gravação.
Márcia Castro
Vivendo em São Paulo, a cantora Márcia Castro faz questão de não cortar o cordão umbilical com Salvador. Frequentemente se apresenta por aqui e, no período verão/ Carnaval, sempre está presente de alguma forma. Para 2013, ela prepara uma nova edição do projeto Pipoca Moderna, composto por uma série de ensaios no Clube Fantoches, nos quais ela recebe convidados especiais. Começa em janeiro, dia 12, com Otto e Mart’nália, continua no dia 23, com Carlinhos Brown e Gilberto Gil, e se encerra em março, como uma despedida ou ressaca do verão. A cantora, no momento, está na Holanda, participando do projeto In a Cabin With, em que músicos convidados de várias partes do mundo são integram um disco coletivo com músicos holandeses. Nesta edição, Márcia e outro brasileiro, Duani Martins, gravam com Björn Ottenheim, Jasper Verhulst, Michiel Klein, Jesse Beuker e Maarten Besseling, primeiro na Holanda, depois no Brasil, na Bahia. A construção do álbum é totalmente coletiva, desde as composições, até os arranjos
Opanijé
Uma das maiores apostas do rap baiano, o Opanijé finalmente está com o disco pronto. Recheado de participações especiais e com produção de andré t, o álbum será lançado em janeiro pela Garimpo Discos. A banda promete surpreender, indo além do rap mesclado a ritmos afro – que marcam a banda – inserindo lambada, break beat, candomblé e até rock pesado. Entre as participações, destaque para a Orquestra Rumpilezz, inserindo percussão em uma das faixas, além do próprio Letieres Leite e Gabi Guedes, gravando em outras faixas. Também participam Beto Barreto, do Baiana System, que insere sua guitarra baiana, o baixista Seco (também do Baiana) e Jorgedubman, do Dub Stereo, tocando bateria. O rap, no entanto, é o grande presente do disco, que faz um apanhado de nomes locais e nacionais, como X do Câmbio Negro, Gomez do Elemento X, Aspri do RBF, Gog e Sereno do Louquaz.
Suinga
Novo axé. Carnaval baiano como nas antigas. A evolução da música baiana. Já descreveram o som da banda Suinga de diversas formas. A banda prepara agora seu primeiro disco, que deve seguir a mesma sonoridade que a deixou conhecida, remetendo ao Carnaval baiano dos anos 70 e 80, mas, também, com outras referências, como a desconstrução de um xote. O disco terá 11 faixas, compostas pelo próprio grupo, com produção do vocalista Fox Diego e do Irmão Carlos. O álbum não tem nome definido, mas deve se chamar ou ‘Recomeço’ ou ‘A Pala do Besouro’. As gravações já estão na fase final e o disco deve ser lançado em janeiro.
Dois em Um
O duo, formado por Luisão Pereira e Fernanda Monteiro, cresceu e se assumiu no palco como banda. Agora, C.H. (Retrofoguetes), Felipe Dieder (Maglore) e a cantora Nana, nos teclados e efeitos, apoiarão a dupla. O grupo lança em janeiro pela Garimpo discos o segundo disco, batizado como ‘Agora’ (veja capa ao lado), com participações especiais de nomes como Tulipa, Rebeca Matta e Gustavo Ruiz. Quase todas as faixas do álbum são do próprio Dois em Um, com algumas exceções: uma das faixas traz uma parceira especial de Luisão com Ronaldo Bastos, outra é feita pelo sambista recém-falecido Ederaldo Gentil e, a terceira, composta pelo irmão de Luisão, Tatau Pereira.
Andrea Martins
Com uma carreira meteórica, Andrea Martins surgiu cantando na banda Canto dos Malditos na Terra do Nunca e logo chamou atenção. Recebeu elogios diversos, ganhou destaque na MTV, inclusive prêmio de banda revelação do Vídeo Music Brasil 2006, e acabou tendo o disco de estreia lançado pela Warner com produção de Miranda. Talvez por ter sido tudo muito rápido, a banda logo se desfez, mas Andrea persistiu. Foi pra São Paulo e lá leva uma carreira solo. Agora, prepara dois trabalhos. O primeiro deve sair até o fim destes mês. Soldier of Love é um projeto em que ela faz tudo, em casa: grava, produz, toca teclado, guitarra e baixo, programa a bateria e canta. As músicas são composições próprias, todas em inglês. O lançamento vai reunir cinco delas, algo com um EP virtual. O som é rock, com uma pegada mais pop. O trabalho é fruto da experiência que Andrea está tendo com áudio, numa produtora voltada pra publicidade, em que trabalha em São Paulo. O trabalho solo, que ainda não começou a gravar, mas já está compondo, não ficou de lado, e deve ser lançado em 2013. A sonoridade também é rock, mas sem aquele peso da CMTN. Por falar na banda, depois do show especial que aconteceu em Salvador, os integrantes receberam alguns convites, mas nada confirmado, ainda. As possibilidades, no entanto, estão abertas.
CH Straatmann
Conhecido como baixista da Retrofoguetes, o músico CH Straatmann possui um projeto paralelo solo que agora está colocando mais em prática. Ele já gravou e está na fase de mixagem de seu primeiro álbum, intitulado ‘Efecto Vertigo’, voltado para ritmos latinos e música afro-cubana. Nele, o músico aposta no diálogo entre contrabaixo e percussão em nove faixas autorais inéditas, que passeiam por ritmos como salsa, mambo, cumbia e bolero. Com produção de Jorge Solovera, o disco conta com Rudson Daniel (Banda EVA, Daniela Mercury e Lazzo Matumbi), em toda a parte percussiva, além da participação do violonista Cássio Nobre, em duas faixas. A previsão de lançamento do disco ainda não foi divulgada. Os bastidores das gravações e demais informações podem ser vistas pelo site oficial www.chstraatmann.
Velotroz
Outra banda, que vai lançar seu primeiro CD, é a Velotroz. O grupo, que recentemente soltou um EP, ganhou um concurso que dava direito a um CD inteiro. Entrou no estúdio com produção de Tadeu Mascarenhas e gravou dez músicas inéditas, algumas delas só conhecidas dos shows. O trabalho, que tem composições da própria banda, traz participações especiais de Tuzé de Abreu, Ronei Jorge, Nancyta e da banda Escola Pública.
Falsos Modernos
Uma das novas bandas da safra roqueira de Salvador, que reúne alguns nomes já rodados na cena local, como Bruno Carvalho (ex-Nicest, Pessoas Invisíveis e Honkers), Leo Abreu (ex-Matiz) e João Mascarenhas (Fracassados do Underground), também prepara material novo. A ideia inicial era lançar um EP físico, mas a banda se animou com as novas músicas e vai soltar durante o verão o primeiro disco. O trabalho, que tem produção da própria banda, foi gravado ao vivo em estúdio, sem retoque, com exceção das vozes e alguns overdubs de guitarra.
Tabuleiro Musiquim
Outra banda nova que prepara material é a Tabuleiro Musiquim, também formada por figurinhas do cenário independente nacional, mas com foco na música. Silvio de Carvalho (voz e guitarra), Bruno Balbi (guitarra), Filipe Coelho (contrabaixo) e Diego Cerqueira (percussão) preparam o primeiro disco, com 14 canções, doze de Silvio e duas de Pedro Coelho. São as 4 do EP que lançou a banda, mais dez inéditas. A produção é da própria banda, que deve receber participações especiais nas gravações.
Rafael Pondé
Músico originário no ambiente reggae do Rio Vermelho, Rafael Pondé partiu para um outro momento na carreira, agora focado em música africana. Para isso, lançou o projeto ‘Afrika Bahia’, fruto de uma pesquisa sobre a África ancestral e que propõe um resgate de informações acerca do que eram as civilizações africanas antes da colonização européia. Inicialmente, o projeto se deu através de várias apresentações que contaram com músicos convidados como Lazzo Matumbi, Letieres Leite, Ronaldo Bastos, Magary Lord, Rogê (RJ), entre outros. Rafael agora está preparando seu novo disco focado nesse projeto. O trabalho tem participação especial de nomes como Letieres Leite, Hugo Sambone, Ubiratan Marques e está em seu estágio final. Para terminar, o músico está utilizando o sistema crownfunding, de financiamento colaborativo, com o qual qualquer pessoa interessada poderá colaborar, com a quantia que achar possível, através do site do projeto. As colaborações podem ser feitas até 23 de janeiro, prazo máximo para Rafael angariar o valor pretendido.
Trônica
Mais uma banda nova que cria possibilidades pra si mesmo tentando buscar espaço. A Trônica está com um projeto que toda banda deveria fazer, tocar na rua para o público em geral de lugares bem diferentes. A ideia já tem nome, ‘Em qualquer lugar’, e deve botar a banda pra se apresentar de 15 em 15 dias em praças de vários bairros de Salvador, sempre com outra banda convidada. Os lugares são os mais variados, Largo da Dinha, Porto da Barra, Praça do Budião (Amaralina), São Caetano, Cidade Baixa, Pituba, entre outros. O projeto está na Secretaria da Cultura e depende apenas dos recursos para ser colocado em prática. A banda prepara também um novo EP, com 5 faixas, que inclui músicas já trabalhadas em shows e outras inéditas.