Salvador parece que aos poucos vai mudando a cara. Longe do ideal, mas longe também do que viviamos tempos atrás. Com o encerramento do Miss Modular, a noite alternativa com certo conforto ficou carente. Agora porém uma série de novidades promete agitar a noite na cidade e em especial no Rio Vermelho. Ao que parece o bairro mais boêmio da cidade vai se consolidar ainda mais com seu título.
No próximo dia 25 será inaugurado uma nova casa, batizada de Boomerang. Trata-se da ex-Seven Inn totalmente reformada e reformulada. A casa manterá dois espaços, sendo qu eo do segundo piso ganhouum mezanino com mesas e possobilidade de assistir shows de forma mais confortável. A programação para os próximos meses inclui sextas-feiras com Pragatecno, além de temporadas com Cascadura, Lampirônicos, Diamba, entre outros. Ao mesmo tempo, o mesmo Rio Vermelho recebe uma casa para festas na rua de trás, a mesma onde já tem a Borracharia. A nova casa terá duas pistas e será voltado para festas com DJs nos mais diversos estilos, rock, black music, eletrônica e afins. Outra casa que chegou a ser inaugurada, mas teve seu funcionamento suspento é o Portal Cruz Aguiar. O espaço, que deve receber show de rock, MPB, entre outros gêneros, está passando por uma reformulação e deve ser reinaugurada ainda no verão. Outro espaço no Rio Vermelho é o Zion Rock Bar que, apesar do nome, é voltado para o reggae, com shows de bandas do estilo. Fica ali na orla, em frente as quadras.
Isso sem falar nos espaço já existentes, que mesmo com problemas, estão se consolidando. Uma delas teve recente problema com a Sucom. A Casa de Dinha funciona na parte de cima de restaurante de mesmo nome, no Largo de Dinha, e tem abrigado festas e shows de rock e black music com alguma frequência. Ali pertinho já na ativa há alguns meses tem a Casa da Bossa, voltada para um público específico, mais rico e mais velho, com atrações interessantes da música brasileira, em especial da Bossa-Nova. Também próximo, ali no Largo de Dinha está o Santa Maria, ainda com uma programação inconstante, aos poucos se abre para festas e shows. O espaço é um dos mais promissores, já que são dois andares bem amplos que dá para receber shows e festas com tranquilidade, resta aos donos uma visão melhor do negócio.
Fora do Rio Vermelho existem outras opções. A Casa Azul não é tão nova, mas não tão conhecida. O espaço, localizado numa casa na Federação, recebe festas nos fins de semana. Na Boca do Rio já foi inaugurada a FuarFuia, com programação voltada para blues, MPB e salsa. O antigo Espaço Insurgente, no Campo da Pólvora, é outra opção. Depois de passar por uma reforma e ganhar nova adminsitração, o lugar ganhou o nome de MUV e vem recebendo shows de rock, eventos e festas. O público mais ligado em boates e casa do gênero também está ganhando uma nova opção na cidade. É o Swingers Jump Bar, que tem um nome de casa de strip, mas é uma boate com pista de dança, pocket-shows e festas temáticas. O espaço pertence ao grupo Happy News, que tem outras casas do gênero em outras capitais pelo país.