Ainda que não tenha sido divulgado oficialmente, o Festival de Verão (saiba mais aqui) vai passar por profundas mudanças a partir de 2015. Além de perder um dia, caindo para três datas, o evento deve tirar o foco na música baiana de Carnaval e tornar a programação mais ampla, com mais artistas de peso nacional e internacional.
Leia mais sobre festivais aqui
O foco deixaria de ser também em apenas grandes estrelas concentradas em um único palco, passando a ter palcos similares espalhados pelo Parque de Exposições, com atrações mais diversas e com apelo em nichos mais específicos. Com isso devem diminuir o número de artistas de axé, mas também de pagode e arrocha. A ideia é tornar o festival um grande espaço de entretenimento, fazendo o público circular pelo espaço. A inspiração viria do Rock in Rio.
Essa semana, foram apresentadas as datas da edição 2015, 22, 23 e 25 de janeiro. Como já dito, com isso o Festival de Verão perdeu mais um dia, já foram cinco do início do evento em 1999 até 2006 e quatro até o ano passado. Crise na música baiana de Carnaval (leia Axé Music), esgotamento do formato com foco principal a um imenso palco e baixa no número de estrelas suficientes para agregar multidões parece que são as principais. O festival finalmente percebeu que o modelo anterior estava esgotado e precisava se reinventar.
O festival continua no Parque de Exposições, ao contrário do que se cogitou de mudar para Arena fonte Nova. Em novembro devem ser anunciadas todas as mudanças, mas até lá algumas novidades deverão ser divulgadas.