Com o objetivo de promover a formação, produção e disseminação artística da nova geração de artistas da música baiana, o programa Novíssimos Labs realiza sua segunda edição entre maio e setembro deste ano.
Voltado a artistas emergentes da Bahia, o período de inscrições da iniciativa teve início no dia 02 de maio e segue até a próxima quarta-feira (17). Podem participar músicos solo e bandas de qualquer gênero ou estilo, desde que os participantes sejam maiores de idade e residam no estado há pelo menos três anos. As inscrições são gratuitas, e devem ser feitas através de formulário disponibilizado nas páginas de Instagram @novissimoslabs e @mareproducoes. Caso prefira, clique aqui para acessar o formulário diretamente.
Os artistas e grupos selecionados participarão de diversas atividades ao longo da experiência. Entre outras ações, serão realizadas gravações, residências artísticas e cursos de treinamento, além de apresentação no Festival Novíssimos Labs. O projeto cobrirá as despesas de viagem, hospedagem e alimentação para selecionados residentes no interior da Bahia.
Segundo Fernanda Bezerra, diretora geral da Maré Produções, idealizadora e curadora do Novíssimos Labs, o projeto “surge do desejo de criar oportunidades de aceleração para um coletivo de jovens artistas da música contemporânea brasileira”. Fernanda acrescenta: ”É uma plataforma do futuro. Quem acredita nos Novíssimos, acredita no futuro. Somos uma ação que fomenta a formação, criação e difusão da novíssima cena contemporânea da música brasileira, atuando nos três principais elos da cadeia”.
Realizada ao longo de 2021, a primeira edição do projeto teve participação dos artistas Nêssa, Di Cerqueira, Cronista do Morro, Nara Couto, Igor Liberato, Japa System, Yan Cloud, Clariana e Maya, com o lançamento de oito novos singles, apresentações no festival online Novíssimos Labs e show cases assistidos por 16 curadores de todos os país.
Neste ano, o projeto é realizado pela Maré Produções, em parceria com o selo criativo IXI, e conta com apoio cultural do Oi Futuro e patrocínio da Devassa, Oi e Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.