Em meio as milhares de apresentações, palcos, trios e blocos no carnaval de Salvador, alguns nomes podem passar despercebidos, mas merecem uma atenção especial. Seja pelo time de convidados, pela presença única na festa ou pela sonoridade, eles trazem algo diferente do que já acontece anualmente na festa. Destacamos aqui a volta do trio Afropunk, o trio de jazz da Orkestra Rumpilezz e o encontro de Margareth Menezes e Chico César homenageando Gilberto Gil.
Já no primeiro dia de carnaval, dia 8, merece atenção a volta do Trio Afropunk ao carnaval de Salvador. O retorno se dá quatro anos depois da estreia, que aconteceu em 2020 com um triou puxado pela banda Afrocidade e com uma curta e histórica apresentação de Mano Brown. Este ano, o trio recebe um outro time de peso: Psirico, Carnaval de Notting Hill, Larissa Luz, Vandal e Lunna Montty.
Márcio Vitor e o Psirico vão funcionar como anfitriões, desfilando seus maiores sucessos e recebendo os convidados. Larissa Luz com seu projeto Atlânticarnaval ressaltando a música afrodiaspórica. Vandal com seu grime e drill visceral, além da DJ Lunna Montty, com sons que vão do pagodão ao funk.
Mas a proposta este ano é promover um encontro entre ícones globais, no caso, o carnaval de Salvador e o de Notting Hill, em Londres. A festa inglesa é realizada num bairro que recebeu um grande número de imigrantes latinos no início do século passado, especialmente vindo de países como Jamaica, Bahamas e Trinidad e Tobago. O resultado é uma festa como forte presença de elementos afro-caribenhos, que aportam na folia baiana pela primeira vez.
No dia seguinte, dia 9, sexta de carnaval, é a vez do Jazztrio da Orkestra Rumpilezz. O trio que estreou em 2015, num desfile histórico, leva a sonoridade afro-baiana engendrada pelo maestro Letieres Leite, num trio que mescla jazz, sucessos de blocos afros e de antigos carnavais baianos, clássicos da música brasileira e até Beatles.
Além dos sete percussionistas e do naipe de sopros com 14 músicos, no trio, a Rumpilezz conta ainda com a participações do cantor Tito Bahiense e da cantora Gab Ferruz. A experiência vale ainda mais porque este ano o trio volta a ser no pranchão, com a orquestra próxima ao público, facilitando a interação entre sopros, percussão e público.
No sábado, dia 10 de fevereiro, é a vez do Trio da Cultura, que vai estrear no circuito Barra-Ondina, a partir das 20 horas, com a cantora e ministra Margareth Menezes recebendo Chico César como convidado numa homenagem ao mestre Gilberto Gil. Mesmo não estando no trio, o homenageado vai participar do início da apresentação no Farol da Barra cantando da varanda do camarote Expresso 2222.
O trio segue em em seguida pelo curcuito sem cordas e aberta a todos. Além de homenagear Gil, o desfile também vai saudar as diversas expressões culturais como os blocos Afros, as Baianas, o Boi-Bumbá, a Capoeira, o Balé Folclórico, entre outras manifestações tradicionais.
Confira a programação dos trios especiais no Carnaval 2024:
Afropunk – Psirico, Carnaval de Notting Hill, Larissa Luz, Vandal e Lunna Montty
8 de fevereiro – Quinta – 20h
Circuito Dodô – Barra-Ondina
JazzTrio – Orkestra Rumpilezz
9 de fevereiro – Sexta – 17h15
Circuito Osmar – Centro
Trio da Cultura – Margareth Menezes convida Chico César – Homenagem a Gilberto Gil
10 de fevereiro – Sábado – 20h
Circuito Dodô – Barra-Ondina