Salvador está muito longe de entrar no circuito de shows internacionais, mas a cada ano, a situação melhora um pouco. É bom que se veja que Salvador há alguns anos não recebia shows de artistas nacionais com tanta frequência. Hoje quase todo mundo do Brasil passa aqui, seja artista grande, médio ou bem independente. Se formos analisar, faz parte de um processo.
Então, essa melhoria nos shows nacionais também faz parte de um processo que deve colocar Salvador, bem aos poucos, de forma mais presente no circuito de shows, e com o tempo, tanto o público, quanto produtores e, espero, empresários, vão passar a ver com mais frequência a possibilidade de shows internacionais. Dentro dessa idéia de processo, se formos ver aos poucos, um show aqui, outro ali, vamos recebendo artistas de maior relevância.
Alguém lembra de outros:
2007
Ben Harper, Matisyahu, Gloria Gaynor, Madeleine Peyroux, Zion Train
2008
Mudhoney, Bonnie “Prince” Billy, Eagle-Eye Cherry, Bobby McFerrin, Groundation.,
Em 2009, já tivemos Alanis Morrissete, Mano Chao, mais uma vinda da banda Groundation. Afrika Bambaata estava confirmado, mas cancelou a turnê no Brasil por problemas de saúde e para os próximos meses já existem nomes confirmados. O principal deles é Marianne Faithfull, que vem apresentar em agosto no Teatro Castro Alves o show de seu mais recente e excelente disco, “Easy Come Easy Go”. O trabalho reúne canções de nomes veteranos e mais novos, como Smokey Robinson, Duke Ellington, Randy Newman, Decemberists, Morrissey, Dolly Parton e Brian Eno, e conta com participação estelar, de Rufus Wainwright, Teddy Thompson, Jarvis Cocker, Sean Lennon, Warren Ellis, Nick Cave e Keith Richards, entre outros. Do alto de seus 63 anos, a cantora, com mais de 30 discos gravados, soltou uma pérola, que poderá ser conferido ao vivo por aqui.
Tem mais. Vindo um segmento, digamos, menos abrangente, mas interessante também, teremos as bandas japonesas de hardcore Vivisick, Fuck On The Beach e o cantor Handsome, dividindo o palco com os capixabas do Mukeka di Rato e os soteropolitanos da Agressivos, na estrada há mais de 10 anos. A turnê, batizada como “Desastre do Terremoto Fudido Brazil Tour 2009”, inclui, além de Salvador, as cidade de Campinas – SP (23/04), São Paulo – SP (24/04), Rio de Janeiro – RJ (25/04), Vitória – ES (26/04), Maceió (1º/05), Recife – PE (02/05), e Natal – RN (03/05).
Bom lembrar que boa parte de quem importa na música brasileira passou por aqui nos últimos anos e continua passando. Esse ano (estamos ainda em abril) já tivemos
Orquestra Imperial, Eddie, Rubinho Jacobina, Cordel do Fogo Encantado, Tom Zé, Marcelo Camelo, João Brasil, Zefirina Bomba, Inocentes, Plebe Rude, Cidadão Instigado, Autoramas, Otto, Erika Martins, Lucas Santtana.
Tem mais nomes confirmados para os próximos meses:
Julia Says (PE), Tom Bloch (RS), Macaco Bong (MT) e MQN estão confirmados no festival Big Bands, a ser realizado na Praça Tereza Batista em data ainda indefinida. Tem ainda o próprio Mukeka di Rato (ES) e Eddie (PE). Breve mais notícias.