Sangue Novo, Rock Concha, Coquetel Molotov, Lado BA, Big Bands e Radioca são alguns dos festivais pela Bahia programados até o fim do ano.
O segundo semestre vai pegar fogo em Salvador e no interior do estado. Além das dezenas de grandes shows já marcados, a Bahia vai receber uma série de festivais. Alguns deles estão em compasso de espera, a maioria esperando a burocracia do Fazcultura, e ainda não divulgaram nem data, muito menos programação. De certo já temos uma sequência imperdível na capital: Sangue Novo e Rock Concha em outubro, Coquetel Molotov e Lado BA em novembro e Big Bands e Radioca em dezembro. Quatro deles já tem data definida: o Rock Concha, dias 29 e 30 de outubro; o Lado BA, de 17 a 19 de novembro, O Big Bands, dias 2 e 3 de dezembro e o Radioca, nos dias 3 e 4 do mesmo mês. Agora, no final de agosto, acontecem ainda o Festival da Primavera, dias 24 e 25, e o Soterorock, que se estende até setembro.
Veja também:
– Após reinauguração, Concha recebe grandes shows.
De menor porte e focado no rock, o Soterorock é o único já com toda programação divulgada. O evento tem início no dia 19 de agosto, com shows das bandas Invena, Gor, Os Jonsóns e Jato Invisível, no Taverna Music bar, no Rio Vermelho. O evento, no entanto, concentra maior parte dos shows em setembro, alternando apresentações em duas casas de shows, The Other Place, em Brotas, e Buk Porão, no Pelourinho. A primeira recebe shows de Vandex, Os Tios, Duda Spínola e Ronco, no dia 2; Pancreas, Declinium, Theatro de Seraphin e Rivermann, no dia 16; Modus Operandi, Neurática, Aborigines e Arcantis, no dia 23; e Dr. Hanibal, Not Names, Arcantis e Jack Doido, no dia 30. O Buk Porão recebe shows nos dias 9 e 10, Vende-se, Soir e Universo Variante, no primeiro, e Quarta Ligação, OPI e Organoclorados, no dia seguinte.
Diversas cidades do interior do estado também vão receber programações com shows de artistas bastante variados neste segundo semestre. A sequência de festivais começa ainda em agosto com os festivais de Inverno de Conquista, o de Igatu e o Paulo Afonso Jazz Festival. Ainda sem atrações confirmadas, acontecem ainda até o final do ano o Festival de Lençóis, inicialmente marcado para acontecer entre os dias 10 e 12 de outubro, o Festival da Primavera de Morro de São Paulo, marcado para acontecer entre os dias 12 e 15 de novembro, além do Festival de Jazz do Capão, e do Feira Noise, em Feira de Santana, que deve acontecer em dezembro.
Nos dia 06 e 07 de agosto, o Paulo Afonso Bond Jazz Festival, realiza sua primeira edição, reunindo nomes de jazz e música instrumental locais de de outros estados. Entre eles estão, a Coutto Orchestra (SE), o guitarrista soteropolitano Julio Caldas, o baterista alagoano Carlos Bala, o duo sergipano Julio Rego e Ricardo Vieira, o grupo local Percucciclando, além do encontro de Igor Gnomo e Julio Rego (SE) com participação do homenageado Jorjão Lima. Em um palco paralelo, batizado como Rota de Fogo, bandas autorais e música eletrônica se revezam. Estão programadas apresentações da Caatinga, banda local de reggae, Suzi Mariana, cantora e compositora alagoana, além de discotecagens de Samwes (PE) e Alisson Coutto (SE).
Com o mote “Arte que brota das pedras”, o Festival de Igatu acontecerá entre nos dias 25, 26 e 27 de agosto e terá como principais atrações Zeca Baleiro e Marina Lima. Além dos nomes nacionais, estão na programação artistas baianos como Alexandre Leão, a banda Scambo, Del Feliz, cantando Alceu Valença, Quaternária Jazz e a Confraria da Música. Haverá ainda apresentação da Orquestra Sinfônica da Bahia, Osba, com a regência do maestro Carlos Prazeres, e shows de artistas locais, NUCA, Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Andaraí, Grupo Cultural das Furiosas, Pedro Sibas e Sarou Pop, na noite de abertura, quinta, dia 25.
No mesmo fim de semana, acontece a 12ª edição do Festival de Inverno de Conquista, reunindo atrações nacionais de peso, artistas locais e um palco paralelo com atrações locais. A programação começa no dia 26, com Djavan, Lulu Santos e Nando Reis. No dia seguinte, sobem ao palco Biquini Cavadão, Capital Inicial, Natiruts e Baiana System. No domingo, 28, encerram o evento Paula Toller, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá (Turnê Legião Urbana 30 Anos) e Marcos e Belutti.
Vejas as programações dos festivais abaixo:
Paulo Afonso Bond Jazz Festival
– Sábado, 06 de agosto
18h – Jam session – rota de fuga
19h – Suzi Mariana (AL)
20h30 – Igor Gnomo, Jorjão Lima e Júlio Rego (SE)
21h – Alisson Coutto – DJ (SE)
22h – Carlos Bala, Ricardo Lopes e Félix Baigon (AL)
00h – Júlio Caldas Blues (BA)
– Domingo, 07 de agosto
16h – Jam session
17h – Banda Caatinga
19h – Júlio Rego e Ricardo Vieira (SE)
19h30 – Samwes – DJ (PE)
20h – Percussiclando
21h30 – Coutto Orchestra (SE)
Festival de Inverno de Igatu
– Quinta, 25 de agosto
NUCA, Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Andaraí
Grupo Cultural das Furiosas
Pedro Sibas
Sarou Pop
– Sexta, 26 de agosto
Marina Lima
Scambo
Del Feliz
– Sábado, 27 de agosto
Zeca Baleiro
Alexandre Leão
Confraria da Música
Quaternária Jazz
Festival de Inverno da Bahia 2016
– Sexta, 26 de agosto
Djavan
Lulu Santos
Nando Reis
Arena Eletro Rock
Shau e Os Anéis de Saturno
Natural Hate
DJ David
DJ Trindade
– Sábado, 27 de agosto
Biquini Cavadão
Capital Inicial
Natiruts
Baiana System
Arena Eletro Rock
The Cadillacs
On the Rocks
DJ Px
DJ Tony
– Domingo, 28 de agosto
Paula Toller
Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá (Turnê Legião Urbana 30 Anos)
Marcos e Belutti
Arena Eletro Rock
Banda Dona Iracema
Banda Oldskul
DJ Earthquake
DJ Victor Patez