A banda Ronei Jorge e Os Ladrões de Bicicleta parou as atividades em 2010. De lá para cá, seus quatro integrantes se reuniram ocasionalmente para raras apresentações. No próximo dia 14 de janeiro, os fãs terão mais uma oportunidade de matar a saudade, com um show único especial na Mercearia Bar, no Rio Vermelho. Os ingressos já estão sendo vendidos pelo Shotgun.
Ronei Jorge (voz e guitarra), Edson Rosa (guitarra e vocal), Sergio Kopinski (baixo e vocal) e Mauricio Pedrão (bateria) se reencontram depois de três anos, já que a última reunião foi em janeiro de 2020. Para a Ronei, o show é na verdade um encontro de amigos e o desejo de tocar junto. “Acho que a Ladrões tem essa particularidade. A gente sempre foi muito movido por essa inspiração que um provoca no outro, no desejo de estar tocando junto, de reviver essas canções. Um encontro de amizade mesmo”, explica Ronei Jorge.
Segundo ele, o público pode esperar as músicas dos dois discos, RJ&LB (2005) e Frascos Comprimidos Compressas (2009), no mesmo clima que a banda costumava imprimir no palco. “A gente vai tocar as músicas mais conhecidas, que o público já conhece quando a gente se reúne. Mas vamos tocar também algumas que a gente não toca há um tempo”, diz.
“Vai ser um show para reviver um pouco e pra ver também como é que a gente está tocando essas músicas. Muito tempo se passou, cada um teve uma experiência diferente durante este tempo todo. Acho que vamos acabar tocando essas músicas de uma forma diferente”. O repertório deve contar com pérolas como “Vidinha”, “Obediência”, “Circo”, “Circule Seu Sangue”, “O Drama”, “Aquela Dança”, “Azucrim” e “Você Sabe das Coisas (Nega)”,
A pausa da banda foi anunciada em 2010, numa interrupção amigável, interrompida com shows em 2013, quando o grupo chegou a realizar um show de retorno comemorando 10 anos de formação. Depois disso se apresentaram em 2019 e 2020. O grupo deixou uma obra marcante com os dois discos, RJ&LB (2005) e Frascos Comprimidos Compressas (2009), além de um EP.
Atualmente, apenas o próprio Ronei Jorge segue com uma carreira musical ativa, dando continuidade a uma carreira solo que já tem dois álbuns, Entrevista (2018) e Irmã (2021). Sergio Kopinski segue atuando como arquiteto e professor, mas chegou a se apresentar com Ronei em um show mais intimista em 2023. Mauricio Pedrão também seguiu com Ronei por um tempo na carreira solo, mas atualmente mora em Brasília, atuando como economista. Edson Rosa continuou a compor com Ronei, produzir as capas dos discos da carreira solo, mas segue atuando como publicitário em São Paulo.