Essa imagem ao lado apareceu no último dia 9, na página do Retrofoguetes no facebook, sem nenhuma outra informação, apenas o texto: “Reativar Retrofoguetes!”. Logo fãs questionaram se era a volta da banda. Sem resposta. Hoje, poucos dias depois, uma foto com Morotó Slim, Rex Crotus, Julio Moreno e Joe juntos apareceu na mesma página. Não é difícil interpretar. O Retrofoguetes está de volta.
Depois da saída de Morotó, entrada de Julio, saída de CH e de vários questionamentos se a banda teria acabado, não há mais dúvidas quanto aos próximos passos de uma das melhores bandas de rock da Bahia e do país. Pelo visto, fica assim: o eterno guitarrista da banda Morotó volta, Julio, que havia entrado em seu lugar, fica como integrante fixo e Joe, que já havia tocado no início do grupo, no final do Dead Billies e com Pitty, assume o baixo.
O grupo não chegou a anunciar oficialmente um fim, nem mesmo uma parada, mas muitas especulações e o silêncio do baterista Rex, único remanescente, deixava a dúvida. O mistério finalmente acabou e a banda anuncia que continua com nova formação. “Bandas são ideias, quando tem a ver, quando é de verdade, as bandas não acabam. Eu nunca anunciei nada, nunca disse que abanda tinha terminado, fiquei em silencio. A única chance de voltar era um retorno de Morotó”, disse Rex ao el Cabong.
O primeiro show já está marcado, acontece dia 2 de novembro, no Commons Studio Bar, onde a banda vai lançar um single com música nova, a polca ‘Brezhnev’, com a cara deles e com produção de andré t (ouça abaixo). Um disco novo já começou a ser rascunhado. Com a volta de Joe, que continua morando em São Paulo, o grupo volta a ter 3/4 da formação da lendária Dead Billies. Da formação anterior, com Rex, CH e Julio, já sem Morotó, restou um disco gravado que foi arquivado e que aguardamos que um dia seja lançado.
“Eu tinha ficado muito triste com a saída de Morotó, afinal a gente tinha uma história muito grande de 20 anos tocando junto, se somar o Dead Billies. Mesmo com ele saindo do Retrofoguetes, continuamos tocando juntos, no Les Royales, no projeto Os Sete Cabeludos tocando Roberto Carlos e no cover de Elvis com Capitão Parafina. Tocar com Morotó é uma coisa que não tem fim, a não ser q um dos dois abandone a música”.
A história continua e depois de anos, o triunvirato que norteou o rock baiano nas últimas décadas está em funcionamento novamente. Cascadura, Retrofoguetes e Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta na ativa, fazendo shows. Quem vai finalmente reunir os três num mesmo evento?