Nas bancas
Tem Rolling Stone nova nas bancas. Nessa edição # 20, a revista traz matéria de capa com Fernando Gabeira, além de Mutantes, agora sem Zélia e Arnaldo, e com música nova; Steven Spielberg no Arquivo RS falando sobre Indiana Jones (que estréia semana que vem); Ney Matogrosso abre o jogo e fala de quase tudo um pouco; Pitty fala sobre pirataria e sobre o novo album; o novo disco do Raconteurs (que correm o risco de tocar lá no Brasil em novembro); tem ainda texto com a pergunta mais pertinente da atualidade: “Quem Precisa de Uma Grande Gravadora?” e com uma resposta mostrando artistas internacionais que lucram mais lançando música diretamente aos seus fãs, além de k.d. lang, Cee-lo, do Gnarls Barkley, NXZero e os projetos paralelos do Racionais MC’s.
Mundo Livre
O Mundo Livre S/A surgiu há 24 anos, isso mesmo. A banda já tem uma longa e respeitosa trajetória e alguns dos discos mais bacanas da música brasileira recente. Elees estão lançando agora a primeira coletânea da carreira. O trabalho, batizado como Combat Samba – E se a gente sequestrasse o trem das 11?, sai pela Deck Disk e traz as principais músicas do grupo escolhidas por Carlos Eduardo Miranda, produtor dos dois primeiros discos deles. São 15 faixas, incluindo uma inédita “Estela – A fumaça do pagé Miti Subitxxi”. A capa foi criada por Jorge duPeixe e sua esposa Valentina. Pescando lá do parceiro pernambucano Bruno Nogueira, a idéia do disco é viabilizar uma maior entrada no mercado internacional. Na terça entra um site novo do disco, o endereço é esse www.deckdisc.com/combatsamba
MGTM + Of Montreal = Blikk Fang
Vão dizer que é apenas mais um hype, mas o que se pode fazer se a profusão de bandas bacanas que tem surgido é grande? Se você estiver bem informado é capaz de já te rlido e até escutado por ai uma banda (na verdade uma dupla) chamada MGMT. Sim, eles são bem bacana e se eu fosse você correria atrás. Segundo especulações, a banda deve tocar no próximo Tim Festival. Enquanto isso, um dos integrantes do grupo, Andrew Vanwyngarden, está se juntando a Kevin Barnes, vocalista da banda norte-americana Of Montreal (outro nome bem legal e que merece atenção), para um novo projeto batizado como Blikk Fang. Eles dizem que o projeto começou na brincadeira, mas acabou se tornando algo mais compromissado e é possível que seja lançado CD em breve. Por enquanto eles tem o EP Aveh Tiger Roma planejado para sair em agosto. Duas músicas, no entanto, já podem ser ouvidas: “(Just A Little) Judas Tonic” e “Nupital Eagles Sharpened”, uma versão para “Where Eagles Dare” dos Misfits. Ouça elas aqui e dê seu próprio aval, em minha opinião é bem fraquinho e as bandas originais dos dois são muito melhores.
Ouça aqui:
Massive Attack
Quem está preparando trabalho novo é o Massive Attack. Bem mais conhecido e importante, o duo britânico aind anão definiu data e nome para o novo álbum, mas já estão definidas participações de Damon Albarn (Blur, Gorillaz, The Good, The Bad And The Queen), Tunde Aedmbipe (TV On The Radio), Liz Fraser (Cocteau Twins) e Hope Sandoval (Mazzy Star), além de Horace Andy, que costuma colaborar com a dupla. Só isso ai já merece atenção. Depois do Portishead e agora do Massive Attack é volta do Trip Hop?
Jesus and Mary Chain
Cansou dos irmãos Reid? Eu não. Pois enquanto aguardamos ansiosos o quase confirmado show do dia 8 de novembro lá no Brasil, a banda prepara o lançamento de uma caixa com quatro CDs para o dia 29 de setembro. The power of negative thinking vai reunir lados-B e raridades.