Projetos agitam Salvador

Agitam, mas a qualidade das atrações nem sempre valem a pena. Vale a pena, no entanto, para conehcer algumas coisas e conferir os bons shows de outras. Se programem.

Música no Porto 2007
Saiu a programação de um dos eventos mais bacanas da cidade. Infezlimente, mais bacana pela proposta de levar shows de graça na praia do Porto do que pelas atrações em si. Esse ano serão seis datas com os seguintes shows (alguns interessantes), mas poderia ter mais rock:
01/02 – Manuela Rodrigues/ O Círculo
09/02 – Marco Lôbo/ Riachão
23/02 – Ceguêra de Nó/ Mariella Santiago
02/03 – Ronaldo e os Galacticos/ Válvula D’Scape
09/03 – Mandaia/ Sambalada Eletrônica
16/03 – Formidável Família Musical/ Márcia Short

Palco Transamérica no Carnaval
Carnaval de Salvador tá ganhando contornos estranhos. FatBoy SLim, Black Uhuru e a dupla Layo & Bushwacka são as atrações internacionais de um bloco, enquanto nomes nacionais como Marcelo D2, Nasi (Ira), Paula Lima, entre outros, são atrações de um dos principais camarotes da festa. O Palco do rock vai levar o orkc para Piatã enquanto em Ondina rola o Palco Tramsanérica. Uma proposta bacana, mas que também não cumpre o papel de apresentar tão boas opções para quem não curte axé. De 15 a 20 de fevereiro, em pleno Carnaval, as bandas Adão Negro, Meteora, Bruno Mazi, Diamba, O Círculo recebe seus convidados.

Armação
O projeto mais disfarçado de alternativo e de ter boas intenções é o Arena 1. Na verdade uma desculpa para promover a banda baiana armação da vez, Meteora. O melhor é que não estão engolindo muito a banda por aí. Mesmo com disco lançado pela major Universal, mesmo com o investimento da produtora de Ivete Sangalo, mesmo com dois clipes rolando na programação da MTV, a banda conseguiu vender, segundo informações de bastidores, apenas 1.200 discos. Um bom número para uma banda iniciante do circuito independente, mas muito pouco para um investimento enorme de peixes grandes como esses. É para aprenderem que não dá para tratar qualquer gênero musical como fazem com a Axé Music. Veja a programação do Arena 1 que acontece no Jardim dos Namorados:
Dia 03/02
Meteora, Sangria, Gonorréia e Acord
Dia 04/02
INtra, Meteora e O Circulo

  1. Rapaz…
    Vocês reclamam demais.
    Falar que um ou outro tem canal.
    Como se a CMTN não tivesse numa gravadora por canal.
    Eles tem mais é que aproveitar.
    Viver sem CANAL, não vai pra lugar nenhum, e fica sendo independente a vida inteira.
    Quem quer algo, tem mais é que aproveitar os canais que tem, para divulgar seu trabalho.
    É impressionante o quanto vocês reclamam de tudo e não fazem absolutamente NADA.
    Falar é muito fácil.

  2. meu velho, ter só o canal não basta. tá faltando muito talento, inclusive do cmtn.
    como assim não se faz nada?? em que planeta vc vive??

    independente de ter apoio, de ter uma grande gravadora e suporte de marketing por trás sempre houve qualidade no rock da bahia.

    quem faz seu trabalho bom, invariavelmente vai tê-lo reconhecido e abocanhado pelas grandes gravadoras, forçar a barra é que não dá.

    recomendo que comece a frequentar os shows e pequenos festivais, compre disco e ESTUDE o que se tem feito antes de abrir a boca pra falar merda.

  3. Antes ser independente a vida inteira e ter um trabalho honesto, digno e criativamente relevante do que ter vários canais e só fazer merda. E outra: canal não é garantia de sucesso pra ninguém, por que pra falta de talento não tem remédio (ou canal) que adiante. Estão aí o tal do Bruno Masi (um zero à esquerda apadrinhado de Daniela Mercury completamente desprovido de qualquer cacoete de carisma ou talento) e a Meteora, apadrinhada de vcs sabem quem e que tb não decolou nem decolará, por que é igualmente MUITO RUIM.

    Canal é para os fracos e desonestos. Sua instituição como um expediente legítimo para alcançar o sucesso é só mais sinal que escancara o desuso de valores fora de moda, como ética, estética artística, talento genuíno e merecimento.

    Essa ausência de referências básicas ficou bastante evidente na entrevista do Dão, publicada neste mesmo blog. Não julgo o rapaz, só acho que o estado de coisas está tão deteriorado que as pessoas acabam ficando perdidas e é aí que as referências que citei acima vão pro espaço. Daí para ser corrompido pelo esquemão é um pulo. (Atrás do trio elétrico, diga-se de passagem).

  4. E à propósito:

    Vandex Lança Novo Musical
    Erasmo de Rotterdam é a canção

    Na próxima terça-feira, dia 30 de janeiro, Vandex e banda farão show de lançamento do musical dirigido por Isabel Machado a partir da canção Erasmo de Rotterdam. O evento vai acontecer na Rock It!, uma das novas casas de shows da cidade, na Rua Sergipe, 04, Pituba, ao lado da Churrascaria Tourão. A balada começará às 21:00h., com entrada franca.

    Erasmo de Rotterdam faz parte do novo repertório do artista que se prepara para a gravação de um novo trabalho. A parceria entre Vandex e Isabel surgiu da vontade da diretora de realizar um clip ao estilo dos velhos musicais, no que foi prontamente atendida pela criação delirante de Vandex, que elogia a loucura e a liberdade, num andamento compatível com o balançar das pernas, saias e quadris.

    Vandex, que também é produtor executivo do musical, contou com a apoio da Pernoite Produções e do seu vasto e criativo círculo de amizades que se revezou tanto nas funções técnicas, quanto na falta de vergonha para dançar, mesmo sem saber dançar. Nessa última função, podem ser encontrados importantes músicos da cidade, como Mário Jorge, ex-parceiro da Úteros em Fúria, Rex, da Retrofoguetes ou Cury, da Formidável Família Musical.

    Terça-feira, dia 30 de janeiro,

    Erasmo de Rotterdam – o musical

    @ Rock It!
    Rua Sergipe, 04, Pituba (ao lado da Churrascaria Tourão) 21:00h

    entrada franca.

    Release por Sora Maia.

  5. Porque criticar é sinônimo de não fazer nada? Meteora é ruim, e digo isso pois vi eles no Altas Horas. Fizeram feio. Molejo canta mal e a banda toca mal.

  6. Entrei nesse blog por acaso, péssimo acaso por sinal, mas acabou sendo bem legal encontrar comentários tão ridículos. rs, me diverti de montão mesmo. Velho, nunca vi tanto torto falando de aleijado. Vocês; miwky, matos, etc, são uma panelinha sem nenhum critério, que se apropriam do que se chama “cena independente” e ficam por aí mordidos quando alguém faz o mesmo. Aliás, o mesmo uma pinóia, quando alguém faz muito melhor.
    E pra terminar, antes dos ataques pessoais, estou criticando a postura de vocês perante o meio, realmente não é nada pessoal mesmo, nem conheço vocês pessoalmente e jamais entraria num blog (mesmo num bolg sem nenhuma credibilidade como esse) pra atacar pessoas que nunca vi na vida. Estou sendo sincero e tendo o respeito de falar o que eu penso (muita gente pensa e não fala). Só acho vcs sem nenhum critério para falar nada.

    Ah…estou interessadíssimo em ESTUDAR a cena e os festivais independentes (a maior demonstração de desrespeito que se tem notícia no planeta terra) para encontrar os grandes talentos.hehehehehe…

    Pra terminar, boa sorte pra todos – dentro e fora do mundinho vocês -, e não queria de forma alguma criar briga ou polêmica, se trata apenas da minha opinião perante coisas que vejo. E antes que esculhambem minha banda, eu mesmo farei: o trabalho era limitado mesmo, agente era uma merda – apesar de estar muito acima do baixíssimo nível de produção dessa cidade -, etc, etc. Eu penso o mesmo das bandas apadrinhadas, de coração.
    Ah…não respondam porque nunca mais entro aqui. Podem me jurar de morte em outro canto.

    Nào cito o nome das bandas apadrinhadas simplesmente porque todo mundo sabe quais são, e como são divididas em bandas boas que não tem culpa de pertencer a esse meio babaca (cascadura, ronei), e bandas horrorosas (todas as outras), não vou ficar citando uma por uma.

    Obs: minha banda eraa a plane of mine

  7. tem uma galera em Slavado que acha que nao sua banda é entendida, que carrega uma frustração, uns só ficam decepcionados, outras se acham perceguidos, outros botam culpa em panelinhas.
    Eu não falo em panelas, falo em bandas que só “crescem” porque tem um investimento irreal por trás. Tem que existir, tem que mostrar que existe para se tentar ser alguma coisa.

  8. O engraçado é que nenhum de vocês tem coragem de falar mal do trabalho de bandas como Pitty, que TEVE SIM um canal muito forte para estar onde está, independente de talento.
    Pra vocês, é mais fácil falar de Detonautas, que são do Rio, e nunca vão dar ouvidos às merdas que vocês falam.
    Agora…falar que Pitty subiu por causa de um canal, seria uma coragem muito grande, pois a panelinha poderia não ver com bons olhos.

  9. Frequentar os shows e pequenos festivais, comprar discos e estudar as bandas daqui. Não! Nada disso é necessário. miwky, tem banda ai que você ta “dando uma força” que é tão desprovida de talento quanto a CMTN e a Meteora. Aliás, eu acho que entendo um pouco márcio, apesar de eu gostar do el cabong. Não é só Meteora e CMTN… tem muita coisa aqui que é pra ser colocada no mesmo saco.

  10. Nossa, quanto ressentimento desse rapaz, hein? E ninguém aqui nem citou a banda dele, que nem era uma merda, era legal. Mas pelo visto, faltou gás, faltou garra… É isso, companheiro, o rock é pros fortes, insistentes e que não têm medo de sofrer.

    “Rock n’ roll seja sempre assim / seja cruel pra ele / como foi pra mim / bem vindo ao mundo do rock n’ roll”….

    Melhor sorte da próxima vez.

  11. Mas o mais engraçado e ver as listas desnecessárias de melhores de 2006 recheadas de coisas sem talento. Chamo isso de punheta mal batida.

  12. acho que o problema de bandas apadrinhadas não são o canal, ou seja lá o que for, Pitt sempre participou dos festivais independentes de salvador, nunca foi produzida nem teve contato com produtoras de axé. é lógico que tem que haver investimento etc, mas sem descaracterizar um trabalho, Pitt fechou um contrato com Rafael um cara que sempre viveu o independente do brasil, logo, mesmo numa grande gravadora ela foi trabalhada pelo meio rock, assim como CMTN, o problema é bandas como Meteóra, O Circulo, Diamba que são produzidas pela produção Axé (eles são muito bons para produzir bandas de axé) mas, se pegam algo diferente descaracterizam totalmente e as bandas perdem o principal, seu conceito, ai meu amigo não tem quem engula.

  13. eu concordo e discordo em vários pontos, mas sou uma prova de que luciano nao falou de uma banda por amizade… ele nao conhecia ninguem da minha banda (starla), e elogiou, botou notinha no jornal… assim como de outras varias bandas que eu sei q ele nao tem vinculo e fala bem. mas uma coisa eh verdade: tem muita gente q so fala bem das bandas dos amigos. e outra coisa que atrapalha um pouco a cena (na minha opiniao) eh dividir a cena entre “a galera das antigas” e os “guris do rock”, as bandas novas… algumas bandas inclusive so tocam entre elas, o que acaba prejudicando as novas bandas, e o pior, nao renovando a cena. mas isso eh so opiniao.

  14. Concordo com o Luciano, só abro parêntese em relação a Diamba, não que eu adore o som dos caras, mas eles não surgiram do nada, cresci no mesmo prédio que o Joab e vi os caras ralando tem uma cara, tive a primeira fitinha K7 gravada por eles em 98 e se depois eles foram “adotados” pelas produtoras de axé é outra estória, mas não ponho eles no mesmo saco que armações como a Meteora.
    Mas o lance é esse, nossa insatisfação só vai mudar alguma coisa quando ela se tornar ação, e pro rapaz que disse que ninguém faz absolutamente nada ele esta falando merda.

  15. Infelizmente voltei nessa merda por conta dos amigos que ficam perguntando e comentando coisas no msn (alguns mandando email desaforado).

    Para a galera que citou o meu enorme ressentimento, recentimento, rescentimento, reçentimento, enfim…para todas essas denominações, fico muito tocado, de verdade, até porque estou muito ressentido de não entrar na panela mais vazia do Brasil.rsrsrs.
    Por outro lado, respondendo ao brother, ninguém falou da minha banda simplesmente porque a cara de ipê amarelo não chegou a esse ponto. Outra, nunca precisei da aprovação de ninguém (principalmente de pessoas com tamanha qualificação artística) para referendar o que sempre fiz, e sempre farei com muito amor.
    Como falei anteriormente, apenas dei uma opinião quanto ao ataque desprovido de qualquer sentido de ética e imparcialidade proferido pelo jornalista.
    Aogra, onde estavam estas pessoas quando o claro que é rock fez aquela palhaçada aqui em Salvador? Porque ele não fala que os festivais são uma enorme mentira, que não adianta mandar material pra ninguém, e que é puramente uma grande rede de tráfico de influência?
    Velho, se quiserem pensar que estou perdendo meu tempo nesse ântro pra destilar raiva e ódio, tudo bem, mas tenho que confessar a enorme satisfação de escrever com sinceridade, só isso.

    Ah…o único comentário que me deixou triste de verdade foi o da pessoa que disse não ter entendido uma palavra do que eu escrevi. Por isso estou desenvolvendo um método lúdico, cheios de bichinhos, desenhos e regras minemônicas.

  16. Nem gosto de me manifestar quanto a essas coisas, mas vou dar minha opinião.
    Acho burrice não admitir que o rock independente por aqui (Brasil) é, na sua grande maioria, baseado em canais, seja esse brodagem, bons contatos ou uma tamanha cara-de-pau. Toca em festival quem tem o melhor canal, a melhor pessoa pra indicar(desde o festival de verão, passando pelo claro que é rock até o mada, entre outros). Claro que ter uma mínima qualidade pode ajudar a conseguir esses tipos de coisas, mas a música muitas vezes nem é levada em questão (e isso é preocupante), como no fato que o Marcio citou sobre envio de material.
    Apesar de não poder afirmar com tanta certeza como no outro caso anterior, o esquema com as gravadoras também não me parece muito diferente.
    Não vejo nada de errado na Meteora montar o esquema dela e chamar quem quiser pra tocar. Acho que todos deveriam correr atrás e tentar fazer o mesmo. Muita gente reclama, mas adoraria ter pra sua bandinha o mesmo tipo de esquema.

  17. Eu não tenho banda, não pertenço a guetos e não quero fazer parte de nada. Acho que existem diferenças. Uma coisa é indicação, é um festival sondar de pessoas sobre bandas, os que conheço funcionam assim. Muitos produtores de festivais pelo Brasil já me perguntaram sobre bandas, eu dei minha opnião. Muitas eu não gostava e foram tocar neles. Acho que cada um é responsável pelo seu evento sim. Cada um faz o que quiser com ele. Agora, existem várias questões envolvidas. Festivais como Abril Pro Rock, Goiania Noise, Do Sol, são fruto de trabalho de gente que sempre correu atrás. Deu sangue, suor, perdeu muito investindo no sonho de ver o rock dar certo. Agora, pegar dinheiro de insenção de impostos e montar um evento para divulgação d euam banda que não passou pelo que qualquer uma passa, já soa feio. para dizer o mínimo. Não tenho nada contra pessoas da banda, o pouco que conheci me pareceu simpático. Mas é covarde, porque para mim o que deve prevalecer é a qualidade musical. Isos é questão de gosto? Tudo bem, mas montar uma banda num esquema desse para ficar tocando cover é desrespeito e é a prática que a industria sempr eusou para manter o controle da situação. Mas o retorno nesses tempos de gravadoras em crise são as baixas vendas….

  18. rapaz, finalmente alguem teve pulso pra admitir de muita coisa que rola nos bastidores, 95% das pessoas sabem, mas todo mundo mantem guardado. quanto ao “quem indica”, o problema eh quando algo visivelmente sem qualidade toma o lugar de algo que poderia estar la em cima. e quanto ao claro que eh rock, eles deveriam ter o bom senso de pelo menos, nao abrir inscricoes, ne? se eles ja tinham as bandas, pra que fazer isso? te fizeram de idiota mais uma vez?

  19. Voltando ao lance do Meteora… Como é que funciona a lei do incentivo? Você faz um projeto, manda num determinado prazo e o “governo” vê se aprova. Não é mais ou menos isso? Por que todo mundo não tenta fazer isso? Não gosto do som da banda e também acho ultraforçado esse tal de Arena 1. Mas se o projeto foi aprovado, eles têm mais é que aproveitar mesmo. Todo mundo que reclama deveria tentar fazer um. Quem sabe agora, no governo que vocês dizem não ser formado por um “pilar do axé”, as coisas possam ser melhores.

  20. Desculpa luciano, tá parecendo até que tenho alguma pinimba contigo ou coisa do gênero, mas não dá pra assistir o seu discurso enviesado. Dizer que o Abril pro rock , festival do Sol (hehehehehehehehe…esse merece risadas multiplas) e outra meia-duzia de aberrações por aí servem pra divulgar o rock???hehehe…”o dinheiro da isenção de impostos”..hehehehe..nunca vi tanta conversa pela metade na vida.
    Velho, fala pra mim qual é legado de anos de bananada e goiania noise?? Me fala da geração de grandes bandas?? Será que não é estranho um festival com dezenas de banda todo ano, por muitos anos, não revelar nada?? Não me venha dizer que revelou, pelo amor de Deus!!!!
    Os festivais não são mentirosos na escolha??? Só pedem oipnião???aheaheaheaheaheaheaeaheaheheehe…
    velho, você faz tráfico de influência sim!, isso é o nome do que vc faz. Essa é a regra do jogo, eu sei, e não estou aqui te chamando de canalha ou outra coisa não, só continuo perguntando qual o crédito que vc e essa meia-duzia de proprietários do rock limpo e talentoso tem para criticar a meteora, bruno masi, sei lá quem mais…
    Continuo perguntando aonde estava sua indignação no claro que é rock.
    Por isso tudo, na minha opinião, tanto vc quanto essa turminha que se acha (não sei o que, mas tudo bem) deveria mudar o discurso, até porque quando os seus amiguinhos conseguirem os canais deles, vocês podem evitar uma grandiosa cara de tacho!!
    Todo lugar tem canal, tem indicação, tem dinheiro que muda os rumos das coisas, é normal tudo isso, mas o que me deixa enojado é essa galerinha indie se achar os puritanos, quando na verdade são diferentes dos protecionistas de mercado de axé em duas coisas somente: falta de dinheiro pra investir e absoluta falta de competência.

    Continuo esperando o material de ESTUDO pra deixar de falar merda.hehehehehehe….realmente essa é a terra do nunca!!

  21. Márcio, não o conheço e obviamente não tenho nada contra vc, e tenho certeza que a contrapartida é verdadeira, porém, acho que sua raiva está mal dirigida. Não são os jornalistas, músicos e interessados na cena rock local que frequentam esse espaço que são seus inimigos. (Se é que existem “inimigos”). Ninguém aqui faz banana nenhuma para prejudicar bandas ou a cena como um todo, pelo contrário.

    Agora, opinião, vc há de convir que é que nem ânus: todo mundo tem uma. Na época do Claro q é rock, por exemplo, deixei as minhas opiniões sobre a CMTN bem claras no blog onde escrevo. Não fará diferença nenhuma pra mim vc lê-las ou não, mas em todo o caso o linque é este aqui: http://rockloco.blogspot.com/2005/04/sem-vocs-eu-no-sou-nada.html#comments.

    Vale acrescentar que sou amigo de Ronei Jorge, irmão da garota da CMTN há cerca de 15 anos. E nem por isso ele tomou as dores dela e ficou “de mal” comigo.

    Ah, não sei se vc sabe, mas os versinhos que vc considerou “de mais”, são da mesma Cascadura que vc disse que “não tem culpa de pertencer a esse meio babaca”.

    Só para terminar: vc está enganado. Se ninguém citou sua banda, não foi por que “a cara de ipê amarelo não chegou a esse ponto”. Foi simplesmente por que ninguém sequer lembrou dela.

    Mas fique na boa, companheiro. Todo ese rancor (no mínimo, equivocado) só fará mal à vc mesmo, no fim das contas. Abraço.

  22. “mas o que me deixa enojado é essa galerinha indie se achar os puritanos”.

    É o mesmo nojo que eu tenho Marcio.

    Eu não vejo diferença (de postura) entre bandas como Los Canos e Meteora. O único diferencial que a Meteora tem é a sua produção, que alavancou uma banda sem nenhum talento. Fora isso, a postura de muitas bandas de Salvador é a mesma da indústria do axé que tanto se reclama. Um rock disfarçado, e tão inútil e mal tocado quanto a tão conhecida “música baiana”. Eu entrevistei Fábio Cascadura quando Bogary tinha acabado de sair nas bancas, e pra ele Salvador tem bandas maravilhosas, mais ousadas que as de Recife e tem a “MELHOR BANDA INSTRUMENTAL DE MUNDO”, que é a Retrofoguetes, po, eu gosto da retrofoguetes, e moroó é um guitarrista genial, mas esse delírio ai… bem eu escuto Tortoise, Isotope, Medesky, só pra provar que ele está errado, mas… ai depois essa galera indie vem fazer piadinha com bandas de metal e os emos. MÁ FÉ! por isso quer falei de bandas como Los Canos, honkers. Nada contra ninguem das bandas, tem amigos meus até, mas não sou obrigado a achar bonito, mas é uma música tão estigmatizada quanto outros estilos que se costuma ridicularizar.

  23. Eu sinceramente não entendo onde está minha raiva com os jornalistas e os musicos. Apenas dei minha opinião com relação A FORMA AGRESSIVA como o jornalista se refere aos métodos de meteora, etc, quando na verdade acontecimentos tão absurdos quanto esse já conteceram, acontecem e vão acontecer sem que vc, ele, e todos os proprietários do puro indie se quer achem algo no mínimo vergonhoso.
    Acabo de ler sua crítica do claro que é rock, muito bem escrita por sinal, e só confirmei o que sabia que iria ler; muito cuidado, respeito, parcialidade até dizer chega.CHAPA BRANCA ATÉ NÃO QUERER MAIS.
    No próximo claro que é máfia, seja menos chapa branca no seu comentário.
    Velhão, não estou criticando banda nenhuma aqui não, estou criticando pessoas (atitudes, e não personalidade de ninguém, como vc mesmo falou) que se valem do papel público que lhes é cedido para usar pesos e medidas diferentes para situações muito parecidas.
    Quanto ao RJLB, CMTN, etc. Não tenho nada contra as bandas, e nem contra a meteora, por exemplo, apenas queria deixar muito claro que os “bandidos do axé” tem muito mais semelhanças com o “rockloco” do que diferenças, só isso. E se essa é uma afirmação que acaba parecendo ressentimento, blza, ficamos assim então.
    Vocês são elitistas!!!
    Vocês são atrasados!!
    Vocês são tendenciosos!!
    Vocês são preconceituosos!!

    É invenção minha, fruto de rancor e ressentimento acumulado pelo fracasso, ou aqui em salvador 99% das bandas independentes são um lixo?? Só eu que penso isso?? Eu fui o primeiro a falar??
    Repetirei quantas vezes quiser que vcs não tem nenhuma credibilidade pra criticar a meteora, bruno masi, pitty, sei lá quem mais.
    Tanto vc, quanto o luciano e todos os outros membros da maçonaria do rock talentoso, deveriam parar de me chamar de ressentido e procurar fazer uma auto-crítica da postura de todos os honorários da cena independente, até porque o que estou falando aqui não é só minha opinião.
    Cara, falando sério mesmo, ficaria super feliz de ver um jornalista crítico (como ele foi agora), corajoso, defensor de suas opiniões, etc, mas que isso se estendesse a todos, inclusive aos amigos. Essa postura tira toda a credibilidade do meio. É o que eu acho. Talvez por isso o disk MTV tenha chegado ao ponto que chegou, talvez por isso os festivais independentes tenham chegado onde chegaram na falta de respeito e safadeza no critério de seleção. Só o luciano não vê isso (outro fruto da minha mnete doente e ressentida.rs)
    Se vcs vão acreditar que este é só um relato raivoso de um otariozinho ressentido, volto a dizer que tá tudo beleza pra mim. Na verdade eu me preocupo com a cena e gostaria que ela andasse de verdade, só isso. E outra, como vou ser ressentido se todas as bandas que conheço da cena independente passam por dificuldades iguais ou maiores que minha banda?? Estamos todos (membros de banda) no mesmo braco man!
    Rancor?? com quem??? Estou falando o que acho, esse blog é tendencioso, ou não é?? Qual a mentira que eu disse??
    Qualquer dia desses agente toma uma cerveja juntos pra vocês tentarem me provar que todas minhas palavras são fruto de rancor e ódio, enquanto eu tento provar a vocês que a culpa de grande parte do fracasso dessa cena independente pesa sobre as costas de vocês.
    Abração e não vou mais responder. ponto final.

    Ah…eu sei que a letra era dos cascadura, como eu disse gosto da banda sim, apesar do público indie anencéfalo.

  24. eu queria dizer que eu sou gay, depois que eu vi o show de uma banda eu vi que eu gosto de homem mesmo, na verdade nao eh de homem… de UM HOMEM

    eduardo cézar, hj é o aniversário dele,

    Edu ! I Love You !

    eu ja assumi, assuma que vc é gay tb !!!
    bjos !!

  25. OK, Márcio, agora estou até entendendo melhor sua postura e suas críticas. Acho bacana tb sua postura madura no debate, sem partir para palavrões e ofensas pessoais. E vc tem todo o direito de achar que o Rock Loco é chapa branca e que pesa sobre minhas costas uma parcela de culpa do estado de coisas.

    Agora, vc há de permitir que eu tenha uma opinião sobre as bandas em questão. A Meteora é ruim. É apadrinhada por Ivete Sangalo. Seu vocalista era dançarino no show dela. O disco da banda saiu pelo selo dela. Bruno Masi, o outro em questão, é apadrinhado de Daniela Mercury. Isso lhe abriu portas para lançar dois discos com a Superfly, e agora, em carreira solo, aparecer em shows como o Festival de Verão e no tal palco do carnaval que vai ficar lá no circuito, como Luciano noticiou aqui. E eu não estou denunciando nada. Todos esses são fatos públicos e notórios. Realmente, não tem nada demais eles se valerem dos seus poderosos QIs para se lançarem no “mercado”. Todo mundo faz isso hj em dia, mesmo bandas que gostamos precisam de “empurrões” às vezes para saírem do chão (sem trocadilhos).

    Tudo isso porém, não lhes empresta, nem hj nem nunca, credibilidade como artistas. Não adianta, eu não vou acreditar que uma banda que tem como vocalista um ex-dançarino de axé e cita como influência Linkin Park possa ser boa. Já vi dois shows da Meteora e achei-os insuportáveis. No primeiro que vi, eles já abriram o show com um cover do Linkin Park. Tudo bem, a garotada gosta e pode até ser sincero da parte deles (ainda q eu duvide), mas, como jornalista (e mesmo como público de show), considero que essa banda nada acrescenta à mim ou à quem quer que seja. Nunca deixará de ser uma banda de terceira linha. Mas isso é só minha opinião. Tenho a mesma opinião sobre o Babado Novo, por exemplo, e de que isso adianta? Eles continuam tocando em todo lugar e ganhando muito dinheiro. No frigir dos ovos, minha opinião não vale um tostão furado. Só para mim ela tem importância.

    Agora, pela última vez, já que tb estou encerrando aqui minha participação nesse debate, raciocine comigo: não seria muito mais proveitoso que, em vez de continuar insistindo em apoiar e lançar os trabalhos “de mentirinha” de coisas como a Meteora e Bruno M., Ivete e Daniela investissem nas carreiras de gente TALENTOSA DE VERDADE, como Fábio Cascadura, Ronei Jorge e os Retrofoguetes (entre outras bandas daqui)? Será que isso é culpa minha tb? Não precisa responder, vc já disse que parou com essa discussão. Apenas pense nisso um pouco. Vc já se demonstrou um cara inteligente o bastante para perceber que as coisas poderiam ser bem melhores do que são.

  26. Bem…Vamos lá…
    Eu não sou do rock, não tenho banda, não conheço toda a história do rock soteropolitano como Chicão, Luciano, etc…Leio os blogs deles pq acho interessantes e uma ilha no meia dessa confusão que é o nosso reino do axé!
    Conheço também Fábio Duarte, vulgo Molejo, que estudou no meu colégio, sei que essa banda Meteora, era outra e etc, etc…O que é importante que vocês saibam Como é o esquema do FazCultura…
    É preciso fazer um projeto, que diga-se de passagem é bastante chato e cansativo…Para o projeto ser aceito ele tem que ter algo de “social”, ex: livros tem um determinado números de exemplares a ser doados (por isso o leite em pó do Arena)… daí você recebe o ok do FazCultura para procurar patrocinadores que terão a isenção fiscal…Mas o FazCultura tem uma lista de patrocinadores, para você conseguir esse patrocínio…aí o bicho pega…Você tem que ter MUITA influência para capitar recursos…A Coelba já vai estar “comprometida” por exemplo, com os amigos da “caco de telha” sacou????
    Então Eron…infelizmente não é tãaaaaoooo simples…vamos lá, fazer um projeto e pronto…se você não for amigo/namorado/primo/colega do diretor da Coelba, do Iguatemí,de quem quer que seja…não é qualquer banda que consegue, saca???
    O projeto “Ponto de partida” já produziu cds de bandas que você, eu, ou qualquer jornalista da bahia nunca vai ver pq apenas gravaram um cd por ser apadrinhadas por alguém ligado ao governo…sumiram e no máximo tocaram em um carnaval de bairro.
    Se esse Márcio acha que o Arena é um projeto fruto do suor da banda está enganadíssimo…já fiz projetos de literatura para o Fazcultura e sei bem como funciona aquilo alí.
    Talvez isso mude agora…mas talvez o arena já tenha contrato por “n” anos…
    Então é assim que você quer que a cena cresça??? Normal né??? é na base do “rouba mas faz”? Passo por cima de todos pq tenho “canal” o boto outras 3 bandas pq sou legal???
    Seria bom se um projeto desses pudesse ter sido feito desde sempre…mas agora que tem Meteora, tem projeto???Pq anos atrás a Inkoma, o Dead Billies a Dois Sapos e muitas outras não conseguiram???
    Será que só a Meteora trabalha? Temos que aceitar essas cartas-marcadas???
    Meu comentário não discute a qualidade da cena independente de ssa…apenas como se consegue as coisas nessa cidade “cheia de ritmos que sobe e que desce ao som da maré…”

  27. heheheheehehhehehehehehehehehehehehhehehe….chico, não consigo cumprir promessa…hehehehehe…mas tenho que concordar com a imensa parte do que vc falou cara (discussões sinceras sempre chegam num ponto comum), exceto por duas coisas:

    “No frigir dos ovos, minha opinião não vale um tostão furado. Só para mim ela tem importância.”

    Cara, vc está errado, ainda que seja para seu circulo de amigos, sua opinião vale sim!

    “TALENTOSA DE VERDADE, como Fábio Cascadura, Ronei Jorge e os Retrofoguetes (entre outras bandas daqui)? Será que isso é culpa minha tb?”

    Se eu fosse produtor ou dono de gravadora não contrataria nenhum dos três, pricipalmente o terceiro exemplo. Minha opinião somente. Nível baixo. Talvez o cascadura, volto atrás.

  28. ana,
    concordo plenamente contigo no absurdo de clientelismo do fazcultura. Só queria saber porque a indignação não se extende também para clientelismo do tipo claro que é rock, por exemplo.
    Michael,
    também não te conheço, mas queria deixar meu valiosissimo parecer de que vc é a cara da cena rock baiana. Parabéns.

  29. Ana… Eu já pensei em fazer um projeto uma vez e ao ver que realmente não era tão simples assim, pulei fora após pegar a ficha de inscrição. Também sei sobre a captação e a correria que é tentar conseguir isso. Sobre essa lista que você disse, a captação então só poderia ser feita com as empresas que estão nela? Se for assim, realmente se torna mais complicado. Mas ainda acho que, pra quem tem realmente um interesse e disposição pra correr atrás, não custa tentar.

  30. a cena baiana é gay tb é ?

    q nada marcinho libere seus instintos !

    curta a onda, esqueça a cena baiana rock, vamos jogar war ou detetive

  31. Sou de Natal, amigo pessoal do Luciano Matos, faço um festival ridículo e de dar gargalhadas chamada festival dosol, escuto (ou a equipe do festival) cds que recebo, pergunto em cada cidade como anda cada banda (para não botar banda de estúdio num palco de festival), não tenho preconceito com nada, já toquei cover para ganhar dinheiro, em salvador tem pelo menos 5 ou 6 bandas por ano para vir ao dosol (mas só consigo trazer uma ou duas) e não conheço esse cara, o tal márcio. Beleza márcio? Qual é tua banda mesmo? Você já veio ao meu festvial ára falar dele? você me conhece? SAbe o que eu faço?

    CARREGA A TUA CRUZ, QUE A MINHA É DE ISOPOR!

  32. É Eron…Logo que seu projeto recebe o ok vc recebe essa lista…Então, você fica preso àquelas empresas que só podem dar “x” por cento de patrocínio a depender do seu tamanho…é máfia mesmo…Fora que, já ví, planejamentos de agências de publicidade e diretores de marketing de empresas fecharem patrocínio pq querem “moral” para ganhar abadá no carnaval…o nível é esse…
    Márcio
    Não falei do Claro que é rock por que, realmente não sei como aconteceram as coisas lá…e geralmente, não critico ou parto para malhar coisas que não conheço…Entendo o que você critica, mas acho exagerado você julga “ataque desprovido de qualquer sentido de ética e imparcialidade proferido pelo jornalista” quando na nota do blog ele critica justamente esse clientelismo que você sabe que existe…É público e notório que a Meteora é apadrinhada…quando ao Claro…acho que ele não pode falar sem provas né? Como você fez falando dos festivais…

  33. foquinha

    vc é lindo !

    to te mandando o cd da los canos que chegou espero que vc goste

    ps: tocar no festival do sol foi FODA ! valeu por tudo !

  34. porra, sai pra trabalhar pela manha e a discussao multiplicou.
    a discussao ta boa… isso eh algo q a galera sempre cochicha, mas nunca tem coragem de discutir. e acho que o lance das mafias, seja com o governo, ou seja com a claro, ficou comprovada uma coisa: realmente tem q ter um padrinho. e nessa onda, realmente meteora nao deixa de ser uma vergonha maior do que a galera que participou do claro que eh rock. nao considero nem vergonha, pq se rolasse uma mafia pra mim, eu tbm tocaria. essa hipocrisia comigo nem rola. toco mesmo, com o sorriso aberto. agora, realmente eu me pego falando mal da atitude da meteora, e nunca falo mal da galera q participou do claro, sou ate amigo de todas as bandas, e adoro todas elas. mas realmente, a gente fala do obvio… complicado isso.

  35. marcio, acho q seu discurso é muito bobo. vc diz q nao tem anda pessoal com ninguem mas é sempre extremamente agressivo c/ os outros… e vc no inicio diz que cscadura e ronei sao “bandas boas que não tem culpa de pertencer a esse meio babaca” e depois diz que as mesmas tem “nivel baixo”!
    pô man, é uma coisa ou outra…

  36. quer dizer que eu me apropriei da cena de rock de salvador??

    que é isso? alguns de vcs exageram, mas gosto de saber que me dão essa relevância.

    como citei antes, o problema não está no canal, ter canal é bem bom, quem tem que aproveite o seu. o que irrita (emquanto consumidora dos “produtos”) é que isso seja vendido como o melhor sabão em pó.

    acerca da ética da liberalização fiscal é outra coisa que me irrita, no meio cultural como um todo, inclusive no cinema.
    mesmo já tido dois projetos aprovados em editais (e outros tantos recusados), eu acho que dinheiro de imposto deve ser sempre melhor utilizado.

    qto às bandas que eu “dou uma força” como foi salientado, são as bandas que ACHO têm que ser divulgadas mesmo. se meu blog acaba sendo um canal que destoa da mídia oficial, tenho mais é que comemorar, pq isso é um artifício que sempre curti: pluralização da comunicação.

    quem quiser comemore comigo.

  37. ah, é uma injustiça dizer que as bandas que eu gosto, de que comento lá no blog não são passíveis de críticas discordantes.

    por favor, falem do que sabem ou se informem melhor.

  38. fala miwky
    acabei de conhecer seu blog e ainda nao estou entendendo pq ele destoa da midia oficial. voce trabalha na tv bahia? pergunto pela gigantesca pluralidade cultural do blog. Não seria melhor, ou pelo menos mais autentico, dizer que tem um blog pra ajudar os amigos e ponto final? Pra terminar, acho que vou pedir pela 4ª vez pra que vc me arrume o material de ESTUDO pra que eu deixe de falar merda.

  39. Sr Foca, a unica coisa que vou concordar com voce é que seu festival é ridiculo. Ridiculo pela proposta, ridiculo pela hipocrisia e, como todos os outros festivas independentes, ridiculos pela falta de respeito com o sonho alheio. Mas como eu devo ser a unica pessoa que está achando essas barbaridades (que as atrações dos festivais é por pura indicação, que a mtv é puro jabá, que os jornalistas, da cena independente são parte da quadrilha) eu vou deixar que as outras pessoas julguem a idoneidade do seu e dos outros festivais chamados “independentes”. Pra terminar, gostaria de sugerir ao luciano que colocasse uma enquete “Voce conhece algum caso de banda que entrou na máfia?” So de comentario meu eu garanto uns 35 posts.

  40. parabens pela sua coragem marcio. tem a panelona de ivete e do axé e tem a panelinha furada indie tb. e outra merda q enche o saco é sempre falar das mesmas cascadura, roney jorge e retrofoguetes e agora formidavel familia musical. quando a coisa é bem maior e tem tanta banda a mais. meteora toca cover e todo mundo quer esculhambar e retrofoguetes tb é uma banda quase cover e fica todo mundo babando ovo. neguinho esculhamba meteora mas qdo ela convida uma banda da panelinha indie pra participar da arena 1, a banda indie da panelinha não tem coragem de dizer NÃO e vai correndo tirar uma boquinha. hipocrisia hipocrisia pura. eh isso aí marcio . vc está com razão. a panelinha indie é preconceituosa, anacéla, calhorda e traíra.

  41. Só um última coisa que esqueci de comentar. O retrofoguetes fez aqui em natal um dos mehores shows já vi na vida, o márcio acho a banda com “nível baixo”, deve achar (se é que conhece) tudo o que faço um merda mesmo, ele tem toda razão.

    Se o Morotó fosse americano , ele seria uma lenda do rock, tenho CERTEZA ABSOLUTA DISSO!

    ARRIBA HOMBRES, VIVA O RDB! 🙂

  42. Assim Bruno.
    Transcendendo o gostar e não gostar, o público, é o público a quem me referi quando falei a respeito da má fé. Ma fé dos “indies” que se acham puritanos, como bem disse Márcio, e tornam motivo de piadas Meteora e Super Fly, metaleiros e emos. Não estou defendendo nem Meteora, nem Super Fly, nem metaleiros e nem emos. Meteora e Super Fly são bandas ruins. Emo é um estilo aviadado, é rock adolescente sem testosterona que se finge de pesado. E metal, cheio de clichês, mas tem muita coisa boa. O que não suporto são os independentes fãs de Wander Wildner se considerarem a salvação do rock e posar de cool sem se darem conta que são tão cheio de clichê e lugar comum quanto. E nesse caso, os maiores clichês são a despretensão e o desleixo com a música. E, consequentemente, tornam-se, musicalmente falando, tão ruins quanto a axé, por exemplo, e seu público, tão tapado quanto os chicleteiros.
    Eu nunca disse que gostava de Honkers, dos 3 shows que fui não consegui entender nada, e eu não gosto de ver homem de cueca. As mp3 são legais, mas eu to em um esquema mais Angela Rô Rô e Bitches Brew ultimamente. Não é que tá no mesmo saco que Los Canos, pelo menos não a banda.
    Michael Picão, valeu pelos parabéns, de coração, mas desista, eu não gosto de ema.
    Mas Miwky, não destoa em nada da mídia oficial. Em Salvador, NADA destoa, e é esse o problema daqui, resumindo. Não é a toa que o melhor disco desse ano que todos comentam, o Bogary, se parece com tudo o que se faz mundo à fora. Para mim a única salvação são os músicos de Salvador. Como bem citou o cara acima, Morotó é um grande guitarrista, temos muitos guitarristas excelentes, mas bandas…

  43. cai nesse blogue de paraquedas, e além de nao concordar cmo marcio, nao concordo com vc tb eduardo. morei alguns anos em ssa, e moro hj em sao paulo. nunca vi os honkers ai em ssa, os vi aqui em 2006 na fun house e foi um dos mais espetaculares show de rock q pude ver… talvez vc os viu em dias ruins, mas a banda, integra e rock pra caralho, nao pode ser resumida a tao pouco…
    agora se vc ta gostando de angela rô rô eu ahco q vc nao devia realmente se meter numa discussoa sobre rock! e ano me venha com esse papo de q ela era muito mais rock q todos os roqueiros atuais e blablabla!
    passar bem…

  44. no auge dos paralamas, lulu santas, kid abelha foram perguntar a angela rôrô o q ela achava desses queridinhos do rock brasileiro da época e q são bem parecidos com esses indie emos de hoje e ela disse: esses caras são roqueiros nada. essa moçada não sabe nem apertar um MORRÃO.
    eh por aí e o mesmo acontece com essa panelinha indie de hoje de salvador. rôrô é mais rock´nroll q a maioria dos indie q se acham rock

  45. márcio e eduardo, por favor esclareçam quando o bbb (meu blog) está próximo à tv bahia. juro que ai não entendi.

    qto a material de estudo, sr. ednilson sacramento (só pra dar um bom exemplo) acabou de lançar um livro sobre o rock como cultura subterrânea dessa cidade e infelizmente, vai até o início da década de 90.

    fora isso, consuma os blogs linkados aqui e no meu blog tb (desde o início, são mais 4 anos, afinal!), leia jornais, revistas, teses de mestrado das faculdades de comunicação e produção cultural, veja clipes, ouça músicas, vá aos shows e pesquise na net.

    ah, temos uma lista de discussão do rock da cidade e que acabou por servir de agenda e boteco pros amigos (gente de banda, jornalistas, público de rock e outros produtores da cena), afinal é uma lista na ativa desde 1999 (salvo engano): subscribe-mercadao@yahoogroups.com

    vc vai se dar bem com esse volume todo à disposição. mesmo que seja material de que discorde, não deixa de ser produção que retrata a cena em diferentes tempos.

    qto ao conselho, dispenso. vá lá ler o blog e tudo o que ele tem “falado”. tanto das bandas de amigos qto as de pessoas que não conheço, mas que entraram em contato comigo ou de quem pesquisei material…

    adendo: ângela ro rô é fodaça!

  46. tambem entrei de paraquedas nesta discussão, mas não estou entendendo a posição desse marcio.diz que não é ressentido e ataca a tudo e a todos.depois acusa todo mundo de ser vendido, menos ele é claro, alem de ser o unico que enxerga e diz as coisas.depois diz que não atacou ninguem, nem falou o que disse.é muito engraçado se comparar a panela indie com a mafia( o termo é sete mesmo) do axé.é no minino uma imbecilidade, coisa de menino amarelo criado com vô.e se todo mundo so quer se dar bem de qualquer maneira, porque alguns idiotas insistem em tocar rock autoral na terra do chiclete.quanto a eduardo cesar gostar de rô rô e depois vir cagar regra, é a velha historia, gosto nao se discute, se lamenta.

  47. nao disse q vc questionou integridade, apens inseri no texto sobre aintegridade da banda…
    conheço sim o trabalho da referida cantora, oq nao me diz muita coisa, mas cada um encara a vida da maneira que é mais adequada. mas pra vc oq é ser roqueiro? oq é se achar rock? aperta morrão? por favor…

  48. eduardo, vai dizer que o que eu faço lá no blog é igual ao que vc faz no ibahia rock?? tenha santa paciência, viu! a gente já discutiu tanto isso e eu já te mostrei as diferenças.

  49. Play Station não, de Superman: O Retorno. Li no Omelete que tem um fã que diz que rola uma sincronia de super homem com um álbum do Flaming Lips. Depois da suposta (porém fantástica) sincronia de Dark Side of the Moon com o Mágico de Oz, que mesmo que não tenha sido verdade é maravilhosamente bela, por se tratar de um filme lindo e um disco excelente, me aparece Flaming Lips como trilha de Superman, sem entrar no mérito da banda, que mal gosto para filmes esse fã indie tem, o que não me surpreende. Ao menos ele delirar com algo mais digerível.

  50. trilha de playstation eh bala, nem venha

    edu onde vamos comemorar seu aniversario hj ?

    playboy ? de cameron ?
    so eu e vc né ?

    =*** no seu c*zinho rosa

  51. André, eu não sei por que eu não sou rockeiro. Mas assim, não se trata apenas de apertar morrão não, quem conhece sabe o por que. E não to falando das polêmicas, mas da voz, das composições…
    Enfim, eu falei acima que meu argumento transcedia se as bandas eram boas ou ruins e ampliei as coisas. Volta lá e leia. Esqueça que voc6e gosta da Honkers e que eu não gosto, o que eu disse era outra coisa e em relação a outra coisa.

  52. por vc eu me depilo todo dudu, todinho !

    eu coloco um saco de papel na cara e pronto !

    se bem que vc tb nao eh muito gatinho nao viu ? esse seu rosto de rua de paralelepipado eh foda

  53. o pobrema eh q esses roqueirinho indie de salvador q se acham o suprassumo é tudo bom menino. bom menino. reclama reclama esculhamba com as outras bandas mas qdo arranja uma boquinha num canal do esquema esquece toda postura indie e cai de boca. marcio levantou toda essa hipocrisia de panelinha, conchavo, brodagem. por exemplo luciano matos vive em salvador com a cabeça em pernambuco. pra ele tudo de salvador é feito por gente rancorosa e q só sabe reclamar mas qdo a porcaria vem de pernambuco, paraíba piauí natal é tudo maravilha e de gente q tá batalhando. caralho tem tanta gente de salvador q tá batalhando até mais. tambem o lance de ficar só elogiando as bandas de sempre cascadura, roney, retrofoguetes, familia musical. eh só hype. outro dia fui num show de roney e nem tinha aquele bocadp de gente q ia pros show dele. acabou o hype? e o trabalho do cara q eh bom pra caralho? e porque esculhambar com meteora, bruno masi, diamba se a turma do rock é toda desunida e desorganizada? neguinho aqui acha wander wildner o máximo e ignora angela rôrô. acha aquela porcaria dos forgotten boys o máximo. eh só hype. marcio jogou duro a cena alternativa indie de salvador só tem menino amarelo

  54. É verdade, é verdade. Vamos todos pra Flashpoint pagar 40 paus nos cds da Meteora e do Bruno M. por que eles são realmente o maximo e tão aí batalhando legal e na honestidade. Cascadura? Bufa fria! Retro-o-que? Que nada, bom mesmo é um belo show da Diamba, que tem produção profissa. E muito provavelmente eles ainda sabem enrolar um morrão direito, que isso é o que importa. Música? Que merda é essa? Quem precisa disso? Talento? Isso serve pra quê? Limpar chão, né? O négócio é arrumar uma vaga no show de Ivetão e depois se lançar como banda de nu-metal. Ah, me batam uma abacatada aí, na moral… Essa discussão já perdeu completamente o sentido. Certo tá o Michael, que não levou essa merda aqui a sério nem por um segundo.

  55. fica na sua chico pq vc mesmo só vive babando as bandas da sua galerinha. qdo dead billies e retrofoguetes vão tocar com cheiro de amor ou cascadura e sangria toca convidadas pela meteora ou diamba ou lampironicos vc fica pianinho. deixa de hipocrisia. se essa bandas rock de salvador fossem fodonas mesmo iam dizer
    N Â O. a gente NÃO participa de armação. mas q nada. é só chamar q elas esquece discurso, esquece postura e dá até o rabo.

  56. Márcio, vou responder diretamente pra você. Olha, uma coisa que tenho é respeito, inclusive por quem discorda de mim. Você pode não gostar e não concordar com o que escrevo. Mas o que você está fazendo é muito mais grave. Já consultei um advogado para saber sobre as acusações que você está fazendo e que eu considero levianas e irresponsáveis. Até porqueeu sou um jornalista e isso tem a ver com minha vida profissional. Exijo respeito. Fale até mal de mim, mas não me ofenda. Eu não faço tráfico de influências nem nada parecido com isso e você deveria me respeitar. Se está frustrado com algo, não destile seu rancor em cima de mim, nem de quem você não sabe como trabalha. Se você está com algum problema fique com eles para si. Eu trabalho há anos em prol de ajudar as bandas e artistas alternativos, independente ou sei lá como chamem, inclusive gente de sua própria banda sabe disso. Eu não ganho muita coisa com isso, nem dinheiro, nem fama. Nem quero. Faço porque gosto, porque quero. Eu gosto muito de música, muito mesmo e meu objetivo foi sempre tentar abrir espaços para a música que acho interessante, longe do que só passa na TV e nas rádios. Já fiz de udo, organizei shows, festivais, fiz programas de rádio, ajudei a produzir bandas, fiz fanzines e hoje atuo em várias coisas? E você? Não precisa fazer nada. Ok. Você pode ser só público. Pode ter só sua banda. Mas respeite o trabalho. Eu não desrespeitei ninguém. Não tenho nada pessoalmente contra ninguém, não tenho inimigos, não faço nada contra ninguém. E não ofendi nem questionei a honestidade. Ainda bem que tenho muitos amigos, no rock inclusive. Se algumas pessoas não concordam, ok. Paciência, eu tento dar minha visão sobre o que acho. Até agora tento entender porque te doeu tanto eu ter falado de Meteora e Bruno Masi. Pra mim é absolutamente diferente o modo como eles trabalham e o restante do rock baiano. Bom ou não, ai é gosto pessoal e eu conquistei um espaço e respeito onde as pessoas acompanham minha opnião. Eu acompanho festivais há muitos anos, já fui em quase todos independentes que rolam no Brasil. Na maioria das vezes cobrindo e pagando passagem com meu dinheiro. Eu conheço de perto, acabei fazendo amizade com pessoas do meio. Acho que sei como funciona. Evidente que não são flores sempre, mas você não pode ser tão burro em achar que há uma conferência da máfia do rock independente brasileiro para definir que bandas vão ter vez e quais não vão ter. Você é muito desinformado e pior, faz questão de ser assim. Se informe sobre os festivais, procure saber mais. Você dizer que o Abril pro Rock não revelou nada, que não serve pra nada é burrice no mínimo. Mas é arrogância também. Eu não me acho mais sabedor que ninguém, mas eu vou atrás, eu posso dizer que conheço festivais. Existem jogos armados? Sim. Acho que o Claro que é Rock ainda está travado na garganta de muita gente. Mas tem vários pontos envolvidos. Eu nem estava aqui, estava inclusive no Abril Pro Rock, em Recife. Lá diziam que ia ganhar uma banda. Achavam que seria marmelada. Até a produtora da banda estava no júri e não ganhou. Existiram erros no evento? Sem dúvida. Eu concordo. Desde o início. Agora, quer fazer um festival faça. Em Recife, tinha gente que achava o Abril Pro Rock uma merda e fizeram um mais indie. Agora, não me venha com enganações. Se aproveitar da credibilidade de bandas. Sim, Você pode achar uma merda, mas elas são o rock local. A sua também é, inclusive. Cada uma conquistando seu espaço. Agora. Existem diferença entre elas. Umas agradam mais, outras menos. Umas fazem sons mais palatáveis, outras não. Umas tem bons músicos outras não. Ai cada um vai julgar. Essas bandas correm atrás. Umas de forma melhor do que outras. Se você tem alguém que gosta da banda e indica para tocar num evento legal, burrice de quem organiza o evento ir só pela indicação. Se a banda for ruim queima o evento dele. Eu não conheço quem faça isso nesse meio rock, pelo menos que eu saiba. Agora, pra mim é diferente de uma banda que ninguém ouviu falar que de repente assina com uma grande gravadora. Se descobre que o líder da banda é namorado de uma grande cantora. Ok. Até ai tudo bem, desde que eles façam uma música massa. Nada, a banda aparece tocando 90% de cover dos mais batidos, no mesmo esquema que qualquer banda de axé faz. Pior, se aproveita de uma lei de incentivo e de um baita patrocínio para se divulgar, se aproveitando das bandas que ralam há muito tempo. Tudo bem, você não vai mudar o pensamento. ok. Discorde de mim, mas exijo que me respeite. Não sei se você é ressentido, não te conheço, mas é exatamente o que parece. Engraçado é isso tudo justamente na semana que botei sua banda para tocar no programa de rock que faço. Ironia do destino.

  57. Vc não me conhece nem ao meu trabalho, Jurandir. Não respondo pelos atos da bandas dos meus amigos, eles tocam com quem eles quiserem e espero que se dêem muito bem, mesmo, não tem essa de hipocrisia, não. Só respondo por mim. Continuo achando Meteora uma bela merda e Retrofoguetes, Cascadura, Ronei e Sangria geniais. Se vc não consegue perceber isso, só lamento por vc. E se tocar uma vez na vida com a Meteora é se vender, então seus parâmetros estão completamente equivocados. E continuarei babando por essas bandas até o fim da vida, não por que sou amigo de quase todos eles, mas por que elas merecem. Tanto é assim, que já babei por outras bandas de pessoas que mal conheço, como a Pessoas Invisíveis e a Demoiselle. Gosto ainda da Los Canos, da Theatro, dos Honkers, da Cissa Guimarães, da Mirabolix e com certeza, vou gostar de muitas outras que ainda não conheço, por que a cena de Salvador é muito legal, sim. Não precisa ser meu amigo pra eu elogiar. Mas vcs que não têm nenhum comprometimento com o rock só querem saber de detonar, de jogar pra baixo o que temos de melhor, por pura frustração pessoal. Se não podem ajudar a construir uma cena sólida, pelo menos podiam não atrapalhar. Putz! Chega pra mim. Tá difícil isso aqui. Triste.

  58. recife? comadre fulozinha, boa bosta e apoiada pelo esquemão do governo. mundo livre mala demais e fred zero quatro tá ligado a politicalha do esquema. quer saber mais? essa merda de mangue beat foi legal com chico science mas depois virou q nem axé. toda banda de recife tem de ser meio maracatu pra fazer parte do esquemão. essa merda q se transformou o mangue beat tirou e roubou o ROLL do ROCK brasileiro. agora é só indie tristinho alternativo emo e folclore. fudeu man

  59. Juarndir? Você conehce Volver? Mellotrons? Rádio de Outono? Parafusa? Badminton? Vamoz? São bandas de Recife, nenhum delas usa percussão. Todas são bem bacanas. Munco Livre, Nação Zumbi e tantas outras também são. Uma não exclui outra. Para uma dar certo não precisa anular a outra. Agora me diz. Você conhece o que de Recife?

  60. rapaz eh incrivel como hj ser gay nao eh mais novidade
    eu venho aqui q assumo que sou viado e ninguem da a minima ! q porra !!!!

    esqueçam ! nao sou mais gay nao !!!!

  61. Noticia: Foi cancelado o evento Arena Rock, que aconteceria neste final de semana, com as bandas O Círculo, Meteora e Gonorréia, no Jardim doa Namorados.

  62. Eu queria explicação pra duas coisas, pode ser?

    “Agora, pra mim é diferente de uma banda que ninguém ouviu falar que de repente assina com uma grande gravadora.”

    E a Canto dos Malditos, maior jabá do século, pior banda do rock nacional da história, é o que?

    “Se descobre que o líder da banda é namorado de uma grande cantora”

    Ué, e a Sangria? Apareceu em todos os lugares, arrumou show em todos os lugares porque Pitty namora com alguém da banda, sem contar que é a segunda pior banda da história do rock, um monte de velho pensando que é guri, a mesma coisa de Durval Lelys.

    A verdade é que vocês protegem os amigos, e só falam mal dos ‘inimigos’

  63. Márcio, eu já sabia que você parecia ser idiota pelo que você disse antes, MAS AGORA TENHO CERTEZA!

    Faça uma banda alterna/gritadona e destile seu rancor e sua fúria nela e deixa de tá falando besteira por aí que pega mau man! Funciona mais.

    O meu festvial é ridículo para você e excelente para um monte de gente, CUIDA DO TEU FURICO QUE O MEU TÁ AQUI LIMPINHO MEU BOM!

    Aí em salvador tem gente bem mais relevante que você para dar opinião sobre meu trabalho. Quando você tiver alguma relevâcia eu te dou ouvidos! Forte abraço man, seja feliz e muito sucesso para sua banda, com ou sem festivais.

    PS: Ainda não sei qual é sua banda, nessas alturas do campeonato, pouco importa né?

  64. õ seu foca não vem dar pitaco aqui não. seu festivalzinho é uma boa merda e o q ele traz de verdade? vc manda release pro jornais do sul q divulga e tal mas é cheio dessas banda fulêra do nordeste. vem pra salvador pra vc ver o q é dificuldade man. falar de longe é facil. vai pra ponta negra andar de buggy nas dunas com o todo feio fred 04 vai

  65. Eu queria explicação pra duas coisas, pode ser?

    Agora, pra mim é diferente de uma banda que ninguém ouviu falar que de repente assina com uma grande gravadora.

    E a Canto dos Malditos, maior jabá do século, pior banda do rock nacional da história, é o que?

    Se descobre que o líder da banda é namorado de uma grande cantora

    Ué, e a Sangria? Apareceu em todos os lugares, arrumou show em todos os lugares porque Pitty namora com alguém da banda, sem contar que é a segunda pior banda da história do rock, um monte de velho pensando que é guri, a mesma coisa de Durval Lelys.

    A verdade é que vocês protegem os amigos, e só falam mal dos ‘inimigos’

  66. Essa mensagem é pra você luciano. Me desculpe for usar o termo “máfia”, o termo “traficante”, enfim..não foi literal. Na verdade não tenho absolutamente nenhuma razão pra destilar algum ódio que não sei qual é em cima de você ou de outras pessoas que nem conheço. Pelo contrário, todas as vezes que a minha banda mandou material pra você, ou então pediu divulgação no jornal, etc, foi atendida. A questão não é essa cara, não é pessoal, sinceramente. Apenas levantei a lebre de uma contradição óbvia no seu discurso. Nào acho correto você usar um peso pra detonar a meteora (coisa que vc faz permanentemente), enquanto faz vistas grossas pra outras. Velho, isso não é ataque pessoal não, e nem é só eu que penso assim. Agora, se você quiser levar pro lado pessoal, realmente é uma pena, mas não fico nem um pouco intimidado, até porque em hora nenhuma nesta discussão toda eu citei o seu nome ou o nome de ninguém como isso ou aquilo. Dei minha opinão perante as algumas coisas, e só! Usei palavras fortes, usei sim! E para ficar muito claro o que eu penso, aqui estão minhas opiniões listadas:

    – Festival independente é uma estrutura viciada e cheia de hipocrisia.

    – Não entendo porque a meteora é uma bandinha sem escrupulo porque tem uma produtora grande do carnaval, enquanto tantas bandas ditas independentes já foram protagonizadoras de escandalos muito piores (não estou criticando banda nenhuma, e se fosse com a minha faria o mesmo. Sem dúvida)

    – Acho que o nível do cena independente de Salvador é muito baixo.Posso?

    – Acho que a cena independente, inclusive você, deveria ter uma postura mais coerente.

    De resto, fiquei indignado com a miwky mandando o carinha “parar de falar merda” só porque ele deu a opinião dele. Mas essa postura arrogante é costume por aqui. Não soltei palavrão pra nenhuma pessoa aqui, falei o que penso do blog (realmente acho tendencioso e sem sentido), e o resto foi resposta aos ataques que vcs me fizeram. Afinal, o rapaz cheio de ódio e rancor é quem??rs.

    Sinceramente, Nào entendo porque uma discussão franca entre opiniões opostas provoca tanta ofensa. Cara, com toda sinceridade eu acho super bacana discutir aqui. Penso que vc deveria pensar o mesmo, afinal não é todo blog que tem 90 comentários…enfim, isso tudo é andar pra frente, é resistir a essa inercia toda. E se você não quer nada disso, beleza, atitude arrogante mas completamente legítima!!!

    QUE FIQUE CLARO, NÃO ESTOU FALANDO DE PESSOAS, ESTOU FALANDO O QUE EU PENSO EM RELAÇÃO A CENA INDEPENDENTE, FESTIVAIS, TOM DE REPORTAGENS, POSTURAS, ETC.

    Como já escrevi para o chico, qualquer dia desses agente toma uma cerveja e vcs tentam me provar que tudo que falo aqui é só fruto do meu desconhecimento e da minha gigantesca raiva das bandas baianas que estouraram!!!hehe…por outro lado vou tentar convencer vcs de que a postura que assumem é muito arrogante e elitista, pra não dizer preconceituosa (essa foi minha impressão quando li a matéria).

    Obs: Miwky, eu posso quase te garantir que vc não conhece mais banda daqui do que eu. Só não garanto porque não quer dar uma de tirador de onda. Respeito sim a sua opinião, aliás, vc que não respeitou a opinião do amigo quando mandou ele parar de falar merda!! E a brincadeira da TV bahia foi só uma provocação minha, deixa pra lá. (discussões envolvem provocações)

    Ah…pro carinha do festival..hehehehehehe…foi mal, é um delírio meu achar que festivais são mafiados.(olha eu falando mafiado de novo)

  67. Falou em processo, o cu piscou e o tom mudou… Recalque de um integrante de uma banda que nem mal as pessoas se davam ao trabalho de falar. Cara, volte pra sua vidinha e deixe o rock continuar mafiado, sujo e demagogo.

    E parabéns, você sozinho está conseguindo a popularidade que sua banda nunca teve. Pena que pra se tornar persona non grata.

  68. Márcio, eu acho importante termos uma discussão, não quero popularidade, mas quero que as coisas melhorem e sejam discutidas. Como falei não me incomodo com críticas, mas leia suas palavras:
    “velho, você faz tráfico de influência sim!, isso é o nome do que vc faz. Essa é a regra do jogo, eu sei, e não estou aqui te chamando de canalha ou outra coisa não, só continuo perguntando qual o crédito que vc e essa meia-duzia de proprietários do rock limpo e talentoso tem para criticar a meteora, bruno masi, sei lá quem mais…”
    Você fez uma acusação séria. Deveria ter cuidado com isso. Quanto ao resto, vamos discutir.
    Velho, quando falo de uma banda eu raramente cobro muito se ela esta no início, outra característica minha é de não perder muito tempo com o que considero ruim (reforçando, o que eu considero, porque sempre será de acordo com gosto pessoal o critério para se falar de música pop que engloba tudo isso), ainda mais se é uam banda nova. Agora, eu exijo muito mais se uma banda aparece com uam gravadora, com uma estrutura por trás, com clipes na MTV saindo absolutamente do nada. E a Meteora se encaixa nisso. Ai vou ver o show deles, sou apresentado ao vocalista, que me parece bem simpático. A que se resume o show? Covers de vários sucesso recentes do rock. Ok, era apenas um show. Vou para outro e outro e a mesma coisa. Bom, eles não querem se encaixar entre as bandas que ralam para construir um projeto próprio, se eles próprios não acreditam na própria música, quem vai acreditar? Compararam a CMTN. Eu recebei ep demo da banda muito antes deles tocarem no Claro, sabia do curto porém real histórico da banda em shows pelo carente circuito de bare sda cidade. A banda não teve um padrinho, teve sim pessoas influentes que amaram o som dos caras e sugeriram que se gravassem. Se deram bem. Acho a banda verdíssima e se eu fosse dono de gravador anão lançava um disco deles agora, até porque acho que tem gente melhor e com um trabalho mai spronto sem contrato por ai. Mas eu não sou e as gravadora snão agem assim. Mas vou ver o show dos meninos e o que vejo? Uma banda mais madura, mais pronta e apresentando o próprio trabalho, encarando um público maio e apostando nas próprias músicas.
    Mas vamos também discutir os tópicos que você destacou, Márcio. Porque eu quero sim discutir e fazer com que as coisa smelhorem, mas não acho que são com acusações que isso caminha.
    * “Festival independente é uma estrutura viciada e cheia de hipocrisia.”
    Eu queria saber com que argumentos você pode dizer isso. ALém do que, tem que saber separar, eventos de empresas, como o Claro que É Rock e os festivais indepedentes. Estes fstivais, aliás, criaram uma associaçção para que empresas não se aproveitem do mercado independente para posar dequem aposta neles e faturar em cima. Mas vamos lá, quero que explique porque é viciada e cheia de hipocrisia. Vou inclusive procurar a spessoa sdos festivais e faze rpequenas entrevistas levantando essa suqestões e boto aqui no blog.
    * “Não entendo porque a meteora é uma bandinha sem escrupulo porque tem uma produtora grande do carnaval, enquanto tantas bandas ditas independentes já foram protagonizadoras de escandalos muito piores (não estou criticando banda nenhuma, e se fosse com a minha faria o mesmo. Sem dúvida)”
    Mais uma vez você está acusando no achismo. Explica essses escândalos piores ai, por favor. Garanto procurar as bandas para elas darem suas versões de suas acusações. Eu queria entender fazer o mesmo o que. Olha, eu não tenho banda, eu suo contra o método que a indústria funciona, para mim o “vilão” da história para mim não são as bandas, seus músicos, mas produtores e empresários que atuam como sanguessugas e se aproveitam de bandas. Mais uma vez tomando como exemplo a Meteora, a banda está passível de críticas quando atua de forma não ilegal (Jaba ainda não é crime), mas atua ai sim de uam forma viciada da indústria, de querer empurrar goela abaixo um produto armado para o sucesso. Aind abem que o momento histórico é outro. Eu critiquei recentemente os produtores baianos de rock pela falta de profissinalismo, que isso era um dos fatore spara as coisas não andarem. Critiquei também o fato que aqui tem muita gente que reclama e pouco faz, teve gente que me atacou por causa disso.
    * “Acho que o nível do cena independente de Salvador é muito baixo.Posso?”
    Bom, eu discordo e pelo que tenho visto nos fetsivais, pelos jrnais e revistas especializadas isso não é verdade. Bandas baianas de todos os estilos vêm se destacando no cenário independente nacional. Você falou que não lê meu blog, mas se lesse ia saber disso. Mas ai a questão com certeza é gosto e pelo que sei, pessoas como você e Eduardo não gostam de nada feito aqui, acham tudo uma porcaria. Eu respeito, mas discordo.
    * “Acho que a cena independente, inclusive você, deveria ter uma postura mais coerente.”
    Bom, eu tento ser coerente. Antes de tudo, não me alio a uam cena. Da seguinte forma, não sou cúmplice do que os outros fazem. Meu papel não é de criar música, assinar com empresários, assinar para fazer shows etc. Tenho uma visão sim, muito otimista de que devagar as coisas estão melhorando. Agora, minha coerência é que eu sempre critiquei jabá e armações. Isso pode ser subjetivo em muitos momentos, mas em outros aparece de forma mais clara. Como já expliquei anteriormente. Eu não acho que bandas como Ronei, Retrofoguetes, Los Canos, The Honkers, Cascadura, entre outras, atuem da forma como critico, se mantendo com jabá, criando projetos farsescos para se promover. Acho que elas tem cada uma a seu modo e agradando a gostos diversos ou não, apresentam seus trabalhos próprios. Não tô falando que agrade a todos, não. Mas você nem ninuém pode negar que elas possuem um histórico e trabalham para apresentar o próprio trabalho. ENtendo pare de críticas que você faz, só acho que está errando o foco, a mira e o tom.

  69. Luciano, eu não acho que tudo em Salvador é uma porcaria. Ao contrário do cara acima, acho Sangria não só uma boa banda, mas necessária à Salvador, assim como tara_code, que nunca mais vi. Entrevistei a Sangria, Mauro foi lacônico e malvado, e ainda sim achei ótima a entrevista, pois ele se posicionou com uma certa indiferença a esta cidade, e acho que a Sangria é boa porque ainda pode causar muito constrangimento, com seu peso e raiva. Já disse, aqui mesmo nesta discussão o quanto admiro músicos de Salvador, principalmente guitarristas, que são muitos, como Morotó, Edinho, Peu, Gilberto Monte, Martin… reconheço a qualidade de bandas como retrofoguetes, ronei jorge, e reconheço também sua atuação, Luciano no Dez, na cena, e o seu blog que elogiei acima, apesar de discordar em muitos pontos que você aborda, o que é normal. Eu adoro Salvador, mas é uma cidade estragada em muitos aspectos, e acho que o rock aqui deveria ter um papel mais relevante.

  70. E Jurandir… Nação Zumbi, Mombojó, Mundo Livre, Devotos, Eddie, não se parecem em nada e me fazem sentir uma certa inveja de Recife, e ao mesmo tempo aquele orgulho nordestino. Todas essas na minha opinião fazem música sofisticada, e sem se preocupar em ser sofisticado, fazem apenas bem feito, com dedicação, e com muito mais OUZADIA, do que se faz em Salvador.

  71. fiz parte da banda b side lab e acho q foi falada muita coisa errada aqui mas marcio teve a coragem de colocar o dedo na ferida. a maioria das coisas q ele falou acontece mesmo. as panelinha, as amizade, os esquemas. falar mal de meteora, bruno masi é sopa no mel agora falar mal de los canos, canto dos malditos q é uma banda horrorosa fica luciano e outro cheio de desculpa. meteora é uma banda cover e é do esquema pelo axé? retrofoguetes tb é cover e toca musica de axé e como é banda da panelinha ninguem critica. essa briguinha de um contra outro é ridícula. perdi a vontade de ir a show pq é tudo igual, as mesmas pessoas da panela da banda q toca. os blogs e site não tem nada interessante parece coisa de adolescente como o de luciano ou é só agenda como o de miwki. não tem idéia é a mesma coisa sempre. acho q salvador só vai mudar pra melhor qdo outra turma chegar pq pelo q tá aí, já era.

  72. Opa, bom que as coisas repetidas 1000 vezes viram verdades. O Claro q é rock era mafia mesmo? é oficial isso? bala! E pra todos esses roqueiros revoltados, escutem o CD novo da banda TIMBALADA “Alegria Original” isso sim é rock!

  73. Olá gente. Vejam só, já que existe um grande grupo de insatisfeitos do rock, inclusive com comunidade no orkut e tudo mais, pq não agrupar e organizar todos esses inúmeros insatisfeitos e ORGANIZAR UM FESTIVAL, UM SELO, ou algo do tipo, para movimentar a propria música, a arte feita por vocês mesmos, e nas suas opiniões, superiores as demais que eventualmente estão em destaque. Sei que organizar um festival não é nada fácil, tenho certeza, mas impossível não é não. Reclamar é muito mais fácil do que organizar, fazer movimentar. Saí todo mundo ganhando com isso, mais eventos, bandas diferentes, mais diversidade. Seria melhor vermos mais ação e menos crítica, essa conversa de que crítica ajuda pode até ter lado de verdade, mas ação ajuda muito mais. Só não vale dizer que se organizar o festival vai dar merda, não vai ter público, que salvador é burra, as pessoas são burras, pq usar isso como justificativa para não fazer, é no mínimo, conivência e covardia, e se achar superior as demais pessoas que habitam a capital baiana, e isso é muito feio, narcisismo da pior categoria. Faz o festival ai, faz selo, monta as bandas novas ai, faz mais e fala menos. Sinceramente não sei em que planeta vocês vivem, falar que o abril pro rock é uma merda, que o festival do sol é uma merda, vocês estão loucos. Garanto que tem gente aqui que nem nunca foi nesses festivais ou visitou as cidades em que eles se realizam, e ficam daqui falando que é uma merda. Que coisa maluca, tá doido, em que planeta vocês vivem??

  74. Poxa, meu comentario sumiu. Então o Claro que é rock era mafia mesmo? é oficial? bala, eu nao sabia! Sugestão para o nome do festival que gilberto deu a ideia.
    “FESTIVAL CLARO QUE RLECAMAR È ROCK”

  75. Então luciano, me desculpe pelo termo “traficante de influênica”, desculpa de verdade. Foi arrogante da minha parte usar um termo desse, e venho aqui para te pedir desculpa. De resto, depois de 90 comentários vc resolveu responder as minhas críticas em vez de ficar me colocando como um ressentido, etc, etc. Valeu pelo respeito também. No mais, meu “achismo” realmente não tem provas cabais (foto, gravação grampeada, etc) e tudo é fruto da minha percepção e suposição psicopata mesmo.
    Fica assim então, desculpa pelo excesso que cometi, mas não retiro uma opinião. Acho vocês arrogantes (profissionalmente falando, por favor) e preconceituosos.
    Ah…nunca pensei que iria ficar servindo de representante defensor da meteora, bruno masi, pitty e cia, rsrsrsrsrs…talvez eu tenha a mesma opinião que você (acho que tenho), mas realmente fiquei achando bastante incoerente a sua posição. E posso te garantir que essa opinião não é só minha mesmo!

    E VOCÊ TAMBÉM DEVERIA TER UM POUCO MAIS DE CUIDADO, AFINAL, CHAMAR A BANDA DOS OUTROS DE ” BANDA BAIANA ARMAÇÃO DA VEZ” TALVEZ SEJA TÃO AGRESSIVO QUANTO ACUSAR ALGUÉM DE FAZER PARTE DE UMA PANELINHA QUE ABRE ESCRIÇÃO PARA FESTIVAIS E COLOCA BANDA QUE NEM SE QUER MANDOU MATERIAL!!! (Outra loucura da minha mente insana)

    Como sugestão, vc deveria ter colocado ” FESTIVAL ARMAÇÃO DA VEZ” .

    Cara, imagino que vc deva estar chateado e tal, mas tenha certeza que a reciproca não é verdadeira. Realmente respeito a sua opinião (apesar de na grane maioria das vezes achar tendenciosa e hipócrita), respeito o seu público (apesar de na grande maioria das vezes achar arrogante, preconceituoso e ignorante), e, por fim, respeito seu trabalho sim!(apesar de achar esse meio sujo , tirado a puritano e alternativo, quando na verdade é simplesmente podre).

    PErguntas finais:
    – Se o arena 1 convidasse todas as bandas que compôem a “nata” indie, você estaria criticando a máfia da meteora e “isenção de impostos”?? Imaginemos essa grade:
    Meteora
    retrofoguetes
    cascadura
    ronei

    Seria diferente? Mesmo que a intenção da meteora e do arena fosse somente a auto-promoção?

    – A diferença entre a CMTN e a meteora foi que uma te mandou material e outra não. Tem mais alguma diferença?

    Espero que vc tenha entendido minha intenção. Pra terminar, não tenho absolutamente nada contra banda nenhum, algumas eu gostoe até tenho o disco (cascadura), outras eu respeito muitíssimo pela batalha, etc (ronei) e outras eu não gosto. Só isso. Inclusive, esse meio sem credibilidade acaba por constrangir e prejudicar essa bandas, eu acho.

  76. Estou acompanhando de longe essa polemica toda e só vou comentar aqui porque o nome da banda está sendo usado para ataques pessoais as questões levantadas por marcio, que está aqui defendendo um ponto de vista dele (que eu respeito e concordo em muitas coisa). Eu nao vejo ele dizer em momento algum “em nome do plane of mine, eu acho isso ou aquilo”

    thiago
    “Recalque de um integrante de uma banda que nem mal as pessoas se davam ao trabalho de falar.”

    Não generalize sobre aquilo que VOCÊ desconhece.

    “E parabéns, você sozinho está conseguindo a popularidade que sua banda nunca teve.”

    Até concordo com você pq pra mim banda popular é U2. Mas antes de você falar sobre o que vc DESCONHECE faça uma pesquisa no google e veja o que a gente já fez por ai.

    Não vim aqui agredir ninguem, so vim deixar claro que voces devem dirigir suas críticas ou sugestões pra marcio e deixem PLANE OF MINE fora disso.

    por favor vamos aprender a separar as coisa,

    obrigado

  77. Esse Arena 1… Marcio, na boa, Meteora, se não é armação é o que?

    Bons tempos em que eu ia pro Novo Tempo assistir lisergia e Os Herege, saia de lá travado! E que nego entrava no Idearuim pela janela de cima. Essa galera da Meteora não sabe nem que isso existiu em Salvador. Quando Fábio Molejo começou escutando Link Park e Green Day não devia nem saber o que era Úteros em Fúria. Por isso que eu acho que essa molecada tem que escutar Black Sabbath pra perder o cabaço logo.

  78. Eu vi. Em suprema agonia, tentei arrancar meus próprios olhos depois, mas fui contido por amigos, que amarraram minhas mãos. Ainda tentei usar os dedos dos pés, mas também tive-os amarrados. Depois disso, entrei em coma. Acordei 10 dias depois, numa cama de hospital. Recuperei a memória aos poucos e depois de muita terapia e remédios, voltei à vida e aos afazeres normais.

  79. Eduardo,
    Como eu disse cara, minha opinião é muito parecida com a sua e a do luciano, e a do chico, e a de muita gente aqui no que diz respeito ao arena 1, a meteora, etc. Só acho injusto criticar tanto umas bandas porque elas tem canal. Que hipocrisia enorme man!!! A banda tem uma produtora, fez um projeto, tem dinheiro por trás, chamou quem quis e ponto final. É valoroso o festival? Eu também acho que não!! A banda merece crítica?? Acho que merece sim, mas sejamos coerentes e vamos ser críticos com todas, não?. Outra saída é não criticaer ninguém, pode até ser (acho chatíssimo isso, mas tem gente que prefere não se expor na opinião nunca, fazer o que?). Por exemplo, eu não vejo nenhum de vcs falando que a CMTN é a nova “armação”, porque? Qual a diferença man?? Eu sinceramente não consigo entender. É porque uma toca cover e a outra não?? Não acho que isso justifique o canal de uma ser “desonesto”e da outra ser “oportuno”. Não acho justo se usar dois pesos e duas medidas, só isso!!! Volto a pedir desculpas a todo mundo pelo minha “vontade de aparecer”, “pelo ressentimento”, enfim…por tudo mais, mas eu não vou concordar com essa postura de panela, digo panela porque nem se quer representa a totalidade da cena independente de salvador. Gente, pelo amor de Deus!!!! De ontem pra hoje foi gente entrando no meu msn e perguntando se eu era parente de Fábio molejo…haehaehaehae…ou por outro lado se eu briguei com luciano matos. Não briguei com ninguém, nunca vi esse fábio na vida, apenas disse, digo e continuarei dizendo quantas vezes tiver afim: esse meio representado por uma panelinha é extremamente preconceituoso e sem critério. Novamente peço desculpa.
    Quem quiser discutir calorosamente e com paixão os vícios desta cena independente como um todo, é um tema que gosto de discutir e discutirei sem parar.

    Não estou mirando em ninguém, apesar de ter me referido a um comentário do luciano no blog dele (ele é uma pessoa muito influente e cuja opinião tem peso no meio, isso é um fato), o foco da minha crítica é a forma desigual como um pequeno grupo enxerga toda a cena independente de salvador, e, por fim, quanto ao tom…bem…esse eu errei mesmo, talvez no calor de ver 3 pessoas escaldando um cara que fez uma leve crítica branca ao texto do jornalista. Mas minha opinião é essa.
    Abraço pra todos.

    Obs: Eugeniusz escreveu que a banda não tem nada com isso, e é verdade. Apesar de muita gente aqui achar que meu estimulo é raiva e rancor, ou então parentesco…hehehe.

  80. Mas Márcio, a CMTN é armação por que? Meteora todos sabem o que a alavancou, e mais do que isso, que eles não são bons músicos. Eu não gosto de CMTN, Luciano disse que no show eles amadureceram, é uma possibilidadem mas sinceramente, não posso afirmar que seja armação, embora aquele clipe tosco concorrendo no VMB sem nenhum sentido tenha sido uma coisa muito muito muito feia (jaba?).

  81. Qualquer coisa, um guardanapo de lanchonete ou um pedaço de saco de papel (de pão) resolvem a situação, Curynauta! O que não pode é ficar de cara no meio dessa confusão. Fyah!!!!

  82. Cury me chame rsrsrsr
    Michael que coisa heins rsrsrs
    Penna eu te amo
    Gil sou sua fã
    Foca, eu naum te conheço mas adoraria ter ido no do Sol.
    Luciano vc é foda!

    “… Deixe de uma vez o seu cabelo crescer, largue essa mania, dê o braço a torcer, abra essa cabeça e comece a entender que Deus está mais contente porque finalmente já tem muita gente sabendo do rock and roll, comendo rock and roll, bebendo rock and roll e você ainda duvida que existe uma vida melhor quando a gente entende o rock and roll. Pare de pensar que só você é que é, pare de dizer “não sei se é homem ou se é mulher”, pare de pegar aquele amigo pelo pé e pare pra ver e ouvir e cantar e dançar e viver e morrer só sabendo do rock and roll, comendo rock and roll, bebendo rock and roll e você ainda duvida que existe uma vida melhor quando a gente entende… yeah, yeah yeah! … (E você ainda duvida? Rita Lee)

    essa música é linda :p

  83. tbm discordo em falar que a cmtn eh armacao… conheco a galera da banda e sei o quanto eles ralaram pra chegar onde chegaram. agora, que existe jabá, todo mundo sabe, e acho que a propria galera da banda sabe isso. vcs acham o q? que daniela mercury nao tem jabá? vc acha q los hermanos nao tem jabá? vc acha que iron maiden nao tem jabá? o q vcs acham da mtv? que vc liga praquele numero do disk mtv e q eles fazem as contas diariamente? me poupem. a mtv é o maior jabá de todos, po. super tendenciosa. as vezes, ate ridicula, como aquele lance do “desligue a tv e vá ler um livro”, maior hipocrisia do universo. mas eles nao tem culpa do jabá. como já falaram ai em cima (e nao lembro quem foi), jabá é uma coisa antiga, viciosa… bom de quem tem, ter a warner pra indicar o clip pra escolha da audiencia. isso nao desmerece o trabalho deles, pq todo mundo faz isso. peixe grande, até. os artistas se estapeam pra conseguir musica sua em novela das 8. ou vc acha q eles suportam ter q ir pra faustao, gugu, ana maria braga, essas coisas? troca de favores. a musica toca na novela nova de manoel carlos, eh trilha sonora de helena, mas vc tem q aguentar o mala do faustao. aguentar a bicha do gugu. é assim, e acho muito dificil mudarem. alias, acho quase impossivel. a internet ajudou bastante a divulgar bandas sem jabá, mas de jeito nenhum, a acabar o jabá. eh mais ou menos isso que luciano reclamou com razao do “empurrar goela abaixo seu produto”. isso eles fazem e vao fazer sempre, seja com sandy e jr, com los hermanos, com daniela mercury ou com canto dos malditos.

  84. ou Ted… assim, eu concordo com tudo, mas vc acha realmente que se eles naum tivessem um pouquinho de talento a warner pagaria o jabá ai q vc diz que paga? galera abre os olhos … Outra música pq amar é mais musical

    … Olha a minha cara de quem gosta de você, cuspo na tua foto, faço cena de tv pra ver que ainda assim você gosta de mim . Olha minha cara de quem gosta de você, faço mil promessas e ainda faço você crer e perceber tudo que te devora, que dessa vida não se leva nada não, me estrago na lama do drama e me traz solução. na na na na na na na na na na na na na na. … Olha a minha cara de quem gosta de você, rolo na tua cama, finjo ser, faço drama e nessa lama só pra ver você gozar em mim. … (olha a minha cara – cmtn)

  85. 1. Viva Emmerson Nogueira
    2. Desde quando ser “bom músico” tem haver com toda a discursão?! Se fosse por isso, a maioria das bandas citadas estariam fora de discursão. Música hoje em dia é o CONJUNTO. Se fosse por isso, a tal da Cansei de Ser Sexy (que eu acho uma porcaria) não estaria onde estão, pois pra mim, nenhum deles ali é bom no que faz.
    3. O outro falou que “conhece” todos da banda e sabe da história deles. Como se conhecece todos da meteora também e soubesse da vida de cada um. E da Super Fly idem.
    Você só sabe o que a mídia publica. No entanto, fica engolindo tudo o que os jornalistas “vomitam” pra você.
    4. Pelo visto, tem muita gente que nem curte o trampo da Meteora (eu sou um deles), mas que está totalmente contra tudo que é falado contra eles.
    5. “bom de quem tem, ter a warner pra indicar o clip pra escolha da audiencia. isso nao desmerece o trabalho deles, pq todo mundo faz isso.”
    – Então quer dizer que ter uma Ivete Sangalo pra ajudar não seria bom?! Só porque ela é do ramo do axé?

    Enfim…só enxergo contradição em tudo o que vocês falam.

    O ted falou uma coisa certa. “Pra tudo, é preciso jabá.” Mtv, rádios, tv…

    Então, estão TODOS num mesmo barco.
    Quem quiser ir longe, um dia tem que deixar de ser “independente” e entrar num esquema desses.
    Pra jornalista é fácil dizer que ser independente é ter dignidade, e bla bla bla.
    Mas, todo músico quer chegar no topo um dia. Ter uma estrutura de banda grande, uma gravadora e ganhar muito dinheiro.
    A não ser que queira ter uma bandinha por hobby.
    Quem toca quer além do reconhecimento musical, ter grana e um dia poder se sustentar com aquilo que gosta.
    Se a Meteora está tocando, fazendo o som deles, é porque gostam de fazer isso. Se é bom ou ruim, cabe a cada um ter sua opinião. Acho muito desnecessária essa perseguição ao Bruno Masi e a Meteora.
    Cada um aposta no que quer e investe no que quer.

  86. só se for daqui a 1h Michael rsrsr

    oi, André, tudo bem? Sou fã sim, só não tenho minha carteirinha ainda rsrsr Sou fã de Beatles e Beach Boys tb e de Rolling Stones e Cascadura aaaa de Rita Lee e vc?
    Amanhã tem Vendo 147 no Irish viu, naum esqueçam turminha 🙂

  87. Ivan, eu concordo em gênero, número e grau com você, porém a liberdade de expressão existe e toda e qualquer pessoa q faz algum trabalho público tem q estar preparado pra tudo.

  88. márcio, mandei o cara parar de falar merda pq o desconhecimento do que ele citou era evidente e refutarei sempre que isso ficar claro, seja lá quem esteja dizendo.

    agora, vc não me conhece não deveria falar de mim ou sobre o meu trabalho. achismo é muita mediocridade. não se insufle com o discurso dos outros. aliás, quem são esses outros que partilham da mesma opinião que vc? será que eles existem mesmo ou é mais uma brincadeira (provocação, que seja) de sua parte?

    ah, e o meu nº do all star da humildade é 35.

    sinceramente, a questão não é “medição de pau”, é espalhar coisas ao vento sem fundamento. recomendo luz e não há caminho melhor que o ESTUDO pra isso.

    qto às provocações, só provoque-me se puder sustentar, pq eu sou séria e como foram duas pessoas insinuando a mesma parada mais do que normal as esxplicações. mais dois e já é formação de quadrilha.

    e só a título de identificação, vc é o cara da plane of mine que usa kilt??

  89. Sendo chato…
    Ivan, não é “discursão”, é discussão. “discursão” é um discurso grande.
    Só uma coisa, não existem apenas os dois extremos. Pode-se ser independente e viver dessa forma. Se você não conhece nada assim, é porque é desinformado (ou não…).

  90. O problema não é ter Ivete Sangalo ajudando. Se não me engano Sarajane deu uma força pra Uteros em Fúria, e a Úteros era rock até a medula! Meteora é rock de menina.

  91. vamos fazer então assim miwky. Eu sou maluco e fico falando merda igual ao cara que vc mandou estudar, blza? Agora, se um dia agente pudesse debater toda essa questão, seria ótimo e muito divertido, dessa maneira poderiamos discutir e ter um caloroso conflito entre todos os meus “achismos” e todo seu ESTUDO. E pra ficar tudo certinho, ninguém, absolutamente ninguém mesmo, pensa igual a mim. Tudo aqui é opinião só minha.

    Deixa isso pra lá, toca sua vida que eu toco a minha, na boa…já deu o que tinha que dar. Fique claro, nada é pessoal de verdade.

    Abraço

  92. Em meus anos mais juvenis e vulneráveis, meu pai me deu um conseho que jamais esqueci:
    – sempre que você tiver vontade de criticar alguém – disse-me ele – lembre-se de que criatura alguma neste mundo teve as vantagens que você desfrutou…

  93. duas coisas, acho que nao ficou claro em meu discurso

    primeiro, mary, vc me entendeu errado. EM MOMENTO ALGUM eu falei q a galera da canto NAO tem talento, o que eh isso… eu sou ate alguem duvidoso pra falar o q acho deles, pq sou amigo de todos (que eh inclusive o centro das discussoes daqui). mas como ja citei outras vezes, e alguem ate falou, esse lance de talento eh uma faca de dois gumes. dando um bom exemplo, os punks sao, desprovidos de talento, mas por isso ser uma atitude punk. nao entendam errado de novo o que eu falei. nao to falando q eles nao prestam, apenas que o lema eh “do it yourself”, era um lance de protesto que vem dos anos 70 e da birra dos punks com os progressivos, como pink floyd e outros. o proprio sid vicious nao sabia nem o que era um dó maior, ou um ré menor. aprendeu a tocar no lema do it yourself. nao era um cara “talentoso” nos padroes musicais, mas sem duvidas, foi um dos maiores nomes do punk da historia. talvez o termo “talentoso” ou “falta de talento” esteja sendo colocado de forma errada. mas como diz a propria musica da los canos, “pra vc jovem metal, a tecnica eh muito importante, mas para nós da los canos, o que importa eh a poesia” ( ou algo assim). entao, nesse pensamento, eu nunca vou comparar as guitarras de helinho e danilo com as de morotó, por exemplo. eu acho que eles sao competentes no que fazem, tem o feeling pra saber qual eh a area deles e qual nao eh. isso sim, eh um talento. se vc nao pode ser um pelé, nao quer dizer q nao pode ser famoso. seja um apodi, sabendo de suas limitacoes. e acho que o povo da canto sabe ate onde vai, sim.
    outra coisa: a warner paga jabá independente se tem talento ou nao. ela paga, como ja cansamos de dizer aqui, por ser um ciclo vicioso. entao, nao importa se eh pra maria rita, pro rappa, ou pra canto. ela paga pq sabe q eh assim q funciona. ou vc acha q pq o disk mtv acabou? alias, pq nao passa mais clip na mtv? ninguem tava pagando, ou querendo pagar. eh assim, independente de ser com fulano ou cicrano.

    acho que ivan tbm me entendeu errado. eu falei do pessoal da canto pq conheco eles, acompanhei um pouco do inicio deles. entao por isso que falei que conhecia so eles. eu nao costumo falar do que nao conheco.
    e eu falei “bom de quem tem a warner pra pagar” justamente pra corroborar com essa opiniao, de “bom de quem tem ivete”. nao acho demerito nenhum ser ela, pq eh do axe. inclusive isso que falaram de sara jane foi uma lembranca sensacional. eu lembro de ter ouvido isso, apesar de nunca se confirmar ou nao. e vc acha que eu penso q isso eh ruim? que nada, cara. isso eh bom, sim. a unica coisa q eu acho errado, eh usar o dinheiro publico pra ajudar a quem nao precisa. sinceramente, essa galera ta com o cu cheio de dinheiro, nao precisa de ajuda do governo federal. acho massa a petrobras patrocinar um disco do cascadura, trazer um ben harper pro brasil… agora, ajudar a gente que realmente nao precisa, eh foda. eh meu unico ponto negativo do jabá. na verdade, o ideal seria nao existir o jabá, mas acho dificil. sinceramente, espero que pessoas que tenham bandas, nao vivam nessa ilusao. eu tenho uma, sei do talento dos meus companheiros, do meu talento, e sei que, apesar de tudo, é muito dificil. é um caso a cada milhao. nao precisa so ter talento. precisa ter muita sorte tbm, carisma, um monte de coisa. foi como alguem falou: cada um aposta e investe no que quer. se a sony quiser investir em joazinho maneta cantando arrocha, o problema eh dela. se empurra goela abaixo, problema dela. tem muita coisa considerada “boa” que foi empurrada goela abaixo.

  94. e que fique claro que quando eu falo de gente com o cu cheio de dinheiro q nao necessita de ajuda publica eh ivete sangalo, carlinhos brown, asa de aguia… e nao da meteora. o link eh q provavelmente quem conseguiu o lance foi ivete.

  95. não ia ted…

    não sou assim…

    foi uma coisa a título de identificação mesmo.

    fora o vocalista que naturalmente chama atenção, o menino do kilt é o segundo…

    fora que ele é uma graça, mas se não é o márcio, paciência… não tenho mais elemento pra identificar na rua.

    não pertenço a esta pele que quis me imputar, ok?

    e jabá é feio pq é dinheiro sujo em concessão pública, no caso de tv e rádio, que tem lá o seu papel com a sociedade e compromisso ético, raramente cumpridos.

    tipo, é como se alguém me pagasse (sou funcionária pública) pra agilizar o documento de uma empresa ou para favorecê-la de alguma forma, pq isso é tratar sem isonomia, abusar do meu cargo entre outras coisitas.

  96. hehehehehe….fala alfredo,
    milhares de dólares nós pagamos, inclusive o pagamento foi em moeda estrangeira porque optamos pelo fuso horário da Austrália. Assim acabamos fechando o jabá dos horários mais disputados:
    – 15:30 (horário de sidney)
    – 14;25 (fuso de Bali)

    Não é por acaso que estamos estourados em Auckland.hehehehehe.
    Falando nisso, queria deixar muito claro que as portas nunca foram fechadas pra minha banda, nem na MTV, nem em lugar nenhum, pelo contrário, sempre fomos muito bem tratados por TODOS os membros dos meios de comunicação. Isso não faz com que eu não ache que existe parcialidade e preconceito.

    Obs: não falei mal de jabá de ninguém aqui, já escrevi lá em cima que se pudesse até adiantava o meu…hehehe…quem veio esculhambar o poder de produção e canal dos outros (no caso a meteora) foram os indies puritanos. Minha indignação aqui porque fica parecendo que esses indies underground são uma legião de querubins, puros, incapazes de se beneficaiar de uma oportunidade…pelo amor de Deus.
    Quanto a mim, não sou nada puro, e acredito que crítica tem que ser linar a todos. Se a meteora é um banda “armação”, CMTN também é. Se o arena 1 é um festival “maqueado” de independente, o claro que é rock também foi. Essa é minha opini”ao. Esse é meu achismo isento de estudo.

  97. Ué o pessoal do Plane of Mine perdeu a lingua? vamo lá , quanto foi a parada? tenho banda de rock e tambem quero passar clipe na MTV, abra o jogo man.

  98. E mais alfredo,
    já que vc tocou no assunto do clipe…é muito bom falar dele, até porque fiquei triste sim com o fato da CMTN ter entrado na concorrência do VMB tendo lançado seu clipe uma semana antes da indicação…hehehehehe….engraçado que não vi uma citação a esse fato, apesar de todos saberem que se trata de uma questão de gravadora, interesses, etc…
    Não fico contra não, se a gravadora fosse da minha banda o beneficiado seria eu, mas porque a panelinha não falou da “indicação armação da vez” ?
    Cara, eu sei que dentro da MTV muita gente curtiu nosso clipe, muita gente mesmo…sabe porque nunca passou em horário de gente que trabalha, sabe porque não entrou no VMB??? Eu não sei. Eu só acho coisas (pelo jeito acho sozinho)
    Repito que incoerência, preconceito, elitismo, etc, são o fruto da minha crítica. Esses são os ingredientes de um gueto fechado a tudo que não lhe pertence.
    Acho sim que deve meter o cacete na meteora, mas não fiquem com cara de tacho quando os beneficiados forem amigos seus…é isso.

    Continuo dizendo: respeito demais todos aqui e não estou dirigindo ofensa a pessoa de ninguém, é só uma discussão de idéias!!

    Abraço

  99. aproveitando que o negocio ta legal aqui, vou convidar vcs amigos pra ver um monte de banda ruim. hj, no irish pub da barra, tem machina, vendo 147, zeferina bomba (PB) e the honkers.
    e amanhã na boomerangue tem pessoas invisíveis, vinil 69 e cascadura

    Ricardão e Gil, vcs são os maiores sabios que conheço!
    bjs!

  100. depois de 130 posts, só faltava eu ser acusado de perder a lingua…hehehehe….

    Bem, não pagamos um real. Na verdade, o gasto total do clipe não ultrapassou 200 reais (pergunte a renato gaiarsa e rodrigo luna). Que fique muito claro que não pagamos nada exclusivamente por falta de dinheiro…hehehehe…porque se ivete fosse coligada ou a warner tivesse por trás, estariamos lá no VMB. Hipocrisia não é minha praia.
    Quanto ao fato de pessoas terem gostado do clipe (inclusive vários que sempre torceram o nariz pra banda), quanto ao fato do clipe ter ganho credibilidade apesar de ter sido nosso, quanto ao fato dele ter ganho o festival de gramado, nada disso é culpa minha. Salvo se vc achar que pagamos jabá em gramado…hehehehe…
    Como já escrevi lá em cima, o que eu faço não precisa do crivo de almas tão artísticas.

  101. Marcio veja o quanto contraditorio é o seu discurso,Vc se queixa de panelinhas, mas admite que nunca teve as portas fechadas em meios de comunicações. Sua banda eu conheci atraves da MTV, vi o otimo clipe varias vezes, mas pelo que estou entendendo não teve jabá. Quanto a vc querer ganhar o VMB, é outra questão, cem milhões de bandas tambem se acham injustiçadas.

  102. O.K. Marcio, ao contrario do que Ted afirma sem a menor base, nem tudo é jaba. Ai eu entro no inicio da discussão, a panelinha indie é BEM diferente da mafia do axé.É diferente o pesado esquema por detras do Meteora, da incipiente panelinha do Cascadura, Ronei, e por exmplo do Plane of Mine.Quem vê relação entre uma coisa e outra é sem noção.A precaria cena independente baiana é antes de tudo uma ação entre amigos.Na grande maioria das vezes so os amigos falam e vão para os shows das bandas “indies”. Ninguem ganha porra nenhuma com isso em 99% das vezes.Chega a ser heroico de tão ingenuo.Quem compara isto com os esquemas dos blocos tem que levar surra de cansanção.E a Bahia, infelizmente é a terra do esquemão e do jaba.Mas agente continua perseguindo um sonho, ate o banco cobrar as contas e chegar o notificação de despejo poa aluguel atrasado.

  103. mas alfredo, vc acha dificil ter um clip na mtv? nao eh nao. eh facil, ate. eu mesmo me lembro de ter visto o sensacional clip da plane of mine (excepcional trabalho da banda, e de renato e luna – o clip nao deve em nada pra nenhum clip nacional de artistas consagrados), umas 4 hs da manha. pode ate ter passado uma vez ou outra num horario “nobre”. ja o clip da canto, q apesar de toda pompa e producao profissional, eh um clip simples, sem nada demais, a banda tocando e soh… entrou no disk. entrou no vmb. velho, todo mundo sabe q o disk eh jabá.

  104. e entenda o tudo. “tudo” no caso, sao os meios de comunicacao que importam. eu nao to falando da radio 89,3 de xique-xique. se vc quiser, tenho um tio que é dono de uma radio AM aqui em ilheus, posso te indicar aqui, pagar o jabá pra ele tocar minha banda, ou até a sua, se vc me mandar o material. alias, posso botar o rock baiano todo… um especial e as porra. mas me diz, quem vai ouvir?

    “tudo” aqui são os meios influentes. disk mtv, programas q nem existem mais como supernova, radiola, pulso… novela das 8, malhacao, programa do ratinho, show do leao lobo… vc pode achar todos acima uma bosta, mas sao esses os meios que influenciam.

  105. Ted,não tive o prazer de conhecer vossa excelencia. o problema é que vc fala sem base sim. sua ingenuidade é comovente.é claro que as gravadoras tem poder e exerce este poder de varias formas, que variam do jaba( o mais rasteiro e utilizado na Bahia pelo axé) as trocas de favores( mais sutis e de dificil rastreamento, porque se utiliza inclusive de “brodagem’). e a brodagem é a moeda corrente do rock independente, seja por qual seja o interesse por detras, que podem inclusive ser dos mais sinceros, alguem pode realmente gostar do som da banda.vc mesmo viu o clipe do Plane of Mine e outars bandas que passam sem jaba emradios rock(não tem na bahia) e na MTV, exemplos:Rock Rockets, Vanguart, ect. qualquer banda, por mais alternativa que seja, tem sua panela, e o boca a boca funciona em muitos casos(ludov, forgotten boys,e até o cascadura).e , de novo, deixe de ser infantil, querendo achar que a mafia do axé é o mesmo da panela indie, são coisas diferentes, vc deve saber deixo, portanto para de falar besteira.

  106. Então alfredo,
    Como disse lá em cima, existe diferença em duas coisas entre os amiguinhos indies altruistas e os tubarões sem coração do axé: Falta de dinheiro e competência empresarial. No mais, sempre fomos muito bem tratados pelo meio do axé, e outra, não chamei ninguém da panela cult de mal educado. Chamei de tendenciosos e elitistas.

    A tendênica está no que te falei, CMTN e Meteora. Quer outro exemplo, a meteora é a caco de telha são a “armação da vez” por conta do arena. Isso quer dizer que todo evento com apoio do faz cultura que foi projetado para alavancar uma banda local é uma “armação”??? Eu não acho. Mas se vcs acham, tudo bem, sejam coerentes e a partir de hoje critiquem todos os eventos que tiverem como intenção de fundo promover uma banda local!!

  107. “Chega a ser heroico de tão ingenuo”

    Essa frase resume tudo….hehehehe…meu deus…são bandas de canto gregoriano e eu não sabia!!! Vítimas do sistema!!! Nossa mãe…a máquina de matar capitalista do axé não escolhe suas vítimas, todas elas excluidas nos guetos, indefesas…meu deus…

    Cara, sinto te informar, papai noel não existe. E esse grupo de amigos ingênuos podem virar a bola da vez do jaba da MTV e multishow de hoje pra amanhã. Nessa hora que lhes faltam as palavras!!

    Abraço

  108. eu achava o projeto arena 1 massa, eu chorei com o cascadura, me esbaldei no camarim e a galera da produção foi super compreensiva com minha saia que voava, desculpa mas naum li tudo q foi dito ai cima naum, mas Ted, eu acho q sou inocente, mas realmente naum entendo pq a warner gastaria tanto pra promovoer algo sem talenta, enfim, eu naum quero entrar nessa conversa maluca naum. e digo mais, nem tudo é jabá na mtv, se o disk eh, eu naum sei, nunca vi a prestação de contas da mtv, eu só tenho uma coisa a falar, uma pena q o projeto arena acabou, por mim os esquemas corruptos enchia de rock a cidade, muito melhor q promover o arrocha, triste pensar assim, mas enfim, podemos votar nulo nas proximas eleições ou no vereador roqueiro. e eu gostaria de reforçar o convite de Bruno, hj eh dia de Irish, podiamos todos reservar uma mesa de sinuca e terminar essa discussão lá rsrsr
    um beijo a todos, e continuem ouvindo beatles, cascadura e mutantes e consumam os festivais da panela, só ganhamos com isso, acredite. E mais, comprem o disco da los canos tb, tá lindo :~~

  109. não sou eu que vejo armação em tudo.se puder leia com mais atenção.estou afirmando que são coisas diferentes a mafia do axé e a panela indie.uma garota chamada ana explicou nesta discussão muito bem como funciona o faz cultura.acompanhei amigos que ja tiveram projetos lá.só conseguiram aprovar quando tinha “apelo” baiano, ou seja coisas que remetem a propaganda oficial, e que estavam apadrinhados.projetos que fogem a estas caracteristicas, por melhor que sejam, é melhor nem passar na porta.vc quer comparar isto com botar a banda dos brothers pra tocar num muquifo no rio vermelho? em que terra vcs estão?não é a mesma coisa.vc sabe disto muito bem, tenho certeza.então, cade o paralelo com a mafia do axé? qual o profissionalismo que resiste a isto?é obvio que o axé tem bons profissionais trabalhando, mas não significa que no rock não existam.tente obter apoio oficial pro proximo show do Plane of mine, ganhador de premios em Gramado.Acho dificil vc conseguir.agora etica e respeito tem que haver em tudo, no rock , no axé e na valsa.

  110. A discussão tinha ganhado um rumo legal e se perdeu de novo. Eu cansei porque não dá para manter a discussão mais. Eu acho válido que se converse, mas muitas vezes pela internet não dá, porque há má interpetações entre outras coisas. É imortante que a gente saiba dos históricos das coisas, do rock na Bahia, da Axé Music, das rádios, do jabá, da MTV… e de como funciona. às vezes tem muito achismo e pouco argumento. A MTV tem jabá sim, Faustão também, mas existem meios que não tem. Existem veículos que não trabalham assim. Márcio, Meteora não foi “acusada” de armação pelo Arena 1, mas qual o histórico da banda? Eu ainda estou procurando saber. A CMTN pelo menos teve um histórico, curto, mas teve. Claro que eu critico Jabá, sempre questiono isso no blog, na minha coluna etc. Acho o grande mal da música hoje. E eu não pagaria, eu não aceitaria. Ma snão posso defender o tal rock independente baiano, não sei quem faria ou nao. Eu não sou advogado de ninguém. Sò que defendo o trabalho, a criação dessas pessoas, que não tem maior espaço por causa de ações como o jabá. Sou contra monocultura. Acho qu eo Axé até tem que exister, ter seu espaço, fiz uma monogrfaia sobre a Axé Music, saco um pouco do riscado também, mas não aceito monocultura, não aceito investimento em uma coisa só. Hoje o mundo do axé esta em crise e começando a quer faturar em cima do rock, da música pop, se vacilar, são eles que vão levar os louros e a grana.

  111. marcio, ~vc ta equivocado.conheço varias pessoas que trabalham no rock que tem pricipios e não aceitam qualquer proposta, alguns batalhando ha muitos anos, sem ganahr quase nada por isso.pelo visto vc não tem exemplos como estes proximo a vc.claro que ninguem deve trabalhar de graça, mas existem pessoas que não fazem TUDO por dinheiro, existem limites, pelo menos para algumas pessoas.se não for seu caso, lamento.

  112. alfredo, eu iria encerrar minha participacao aqui, depois que vc me chamou de ingenuo comovente, falando besteira. ai vc fala pra eu deixar de ser infantil (ohh) comparando a mafia do axe com a mafia indie, que sao coisas DIFERENTES.
    ai vc me larga na sua ultima frase um:
    “agora etica e respeito tem que haver em tudo, no rock , no axé e na valsa.” ALFREDO, 2007, http://www.nemo.com.br/elcabong, pg 151, ed. Abril.
    juro que queria entender… vc foi contraditório só pra eu te sacanear, né?

  113. Queria lembrar que os comentarios são moderados, eu não aceito anonimo nem codinomes inventados para esconer a identidade. Não aceito também baizaria e xingamentos. Uma pessoa sabe muito bem porque estou escrevendo isso. Não é censura, mas se quisesse baixaria eu mesmo promoveria isso. ok?

  114. mary, vou tentar explicar de um jeito ludico. vamos dizer que a warner eh o pai de uma familia. a canto, o rappa, e maria rita, sao seus filhos, certo? entao.. vamos dizer que algum desses tenha uma coisa, sei la… uma doenca. vamos dizer q uma dessas tenha sindrome de down. vc vai deixar de colocar seu filho na escola por causa disso? vamos dizer q a outra, seja super dotada… um fenomeno da natureza… vc tbm vai deixar de botar ele na escola por causa disso? nao, todos os 3 filhos entram do mesmo jeito, na mesma escola. por ai.

  115. E tem mais Márcio…
    Tem “meios” do axé que chegam a ser vergonhosos…Ivete manda Netinho tocar no Festival, se Netinho não tocar ela não toca…
    Aí Nação Zumbi é convidada para tocar no palco tendências…não aceita, é obvio… pq tem publico e nivel para tocar no principal, tocou nos principais eventos do pais e alguns pelo mundo afora…
    Agora colocamos na balança, sem levar em consideração o gosto musical, quem está mais em evidência????
    Mas o escolhido é Netinho…pq o cartel do axé quer assim…
    Eu já conversei muito com Luciano, inclusive sobre essa questão “profissionalizante” que para mim faltava no rock…mas aí debatemos, debatemos e eu mudei de opinião…
    Não falta “competência empresarial” (não queria usar o exemplo de sua banda mas não consigo, hihihihi) vocês tem um puta material, dvd super produzido…isso é competência…No Festival de Verão (que não é da “máfia” indie né?), Você acha que eles colocariam vocÊs no palco tendências? Entre a Plane e Bruno Masi que foi da Superfly, foi produzido por Daniela e vendeu a alma para Rick Bonadio (Vai de retro!), quem toca?
    Mesmo com toda competência da sua banda…sacou?
    Agora esse papo aqui tá legal!
    Debater é preciso!

  116. Agora eu virei advogado da cena axé…hehehehe…vê só. Acho o debate super interessante mesmo. Até me arrependo – de verdade – de ter usado termos ofensivos em demasia, mas também discussão sem calor é um saco. Outra, não retiro nada!
    Fica difícil responder a Ana por uma coisa, responder ao alfredo por outra coisa que chego a achar graça, enfim…tenho que trabalhar..heheheheheeh…mas enfim, discordo completamente de vcs em muitas e muitas coisas.

    Enfim,
    Meu msn é marcioribeiro78@hotmail.com

    quem quiser trocar idéia, vai ser um enorme prazer de verdade. No mais…cansei ..heheheheehehehehehehehehehehehe…160 comentários…haehaehaehae

  117. Luciano, eu tenho interesse em ler essa sua monografia sobre a axé, é possível? Tenho interesse em ler, até mesmo, o novo livro que vai sair sobre a axé, com o prefácio do “HOMEM”.

  118. Discussão interessante, mas vcs deviam deixar a cena baiana de fora disso.

    Hype tá em todo lugar, muitas vezes a serviço de bandas de gosto bastante duvidoso (CSS e Bonde do Rolê, pra citar 2 exemplos não-baianos atuais). Hype é o primo pobre do jabá, que tá aí desde os tempos do meu bisavô.

    Se vc quer chamar isso de panelinha, que seja, onde que não tem panelinha, principalmente na música?

    O “erro” de Luciano foi emitir uma opinião polêmica num blog bastante frequentado; em qualquer lugar com qualquer banda haveria reações semelhantes.

    O publico baiano é muito ingrato com a cena local, se acostumou a ser assim.

  119. Olha só. Vou voltar ao tema Jabá, para ficar mais claro e para esclarecer. Eu havia dito que a MTV tem jabá. Primeira coisa, eu não tenho provas disso. Nem quanto a Faustão, ou rádios. É uma coisa que todo mundo comenta e pouco se tem prova, mas todo mundo sabe que existe. Há um tempinho essa discussão vem ocorrendo pela midia, produtores ja assumiram, gente como Tutinha da Jovem Pan ja assumiu que existe. Mas ninguem foi punido, de fato. A MTV de Salvador se sentiu ofendida com meu comentário. Recebi um mail do representante deles pedindo retratação. Em momento algum eu falei que a MTV local recebia jabá. Ou que as bandas daqui pagavam para ser tocadas. Eu pelo menos não falei isso e nunca ouvi falar disso por aqui. Quanto a MTV nacional, é bom deixar claro que existem várias formas de jabá. Infelizmente não tenho provas para afirmar que gravadoras coloquem dinheiro em espécie lá, mas existem vários tipos e formas de se fazer parcerias ou seja lá como chamem. Eles alegam que existem sim acordos comerciais. São promoções de todo tipo em troca de veiculação, entre outras coisas. Eles não consideram isso como jabá, dizem que possuem filtros e que não lá nao funciona pagando e tocando qualquer coisa. Acredito nisso, sim, até porque senão teriamos que ouvir qualquer tipo de merda lá e não é quaquer tipo que rola por la. Existem merdas, mas um tipo específico de merda. Eles dizem que esses acordos não é jaá, isso gera outra discussão. Eu considero qualquer troca comercial que influa na programação e que não comunique ao público como feita como tal. É uma longa e boa discussão que deveria ser mais realizada. A MTV alega que não há compra direta de espaço, mas há disfarces para se fazer isso. Cabe a vocês também analisarem o que é isso. Marketing promocional, como alguns alegam, jabá como afirma outros. Existe também o jabá d efato, gente qu epaga X para seu artista tocar y vezes. Isso existe aos montes. O que a MTV alega é que há diferença enter as duas ações, concordo até. Mas ambas não são eticamente recomendáveis e não são honestas com o público. Existe uma lei sobre jabá que sempre comento na coluna e aqui, existe também um movimento contra o jabá. É foda, porque é dificíl provar e todo mundo sabe que é o grande mal da indústria, das rádios e das TVs. AO mesmo tempo [e como elas se sustentam. Queria que as emissoras e as TVs e quem mais ganhe concessão pública do estado (ou seja nós) prestasse esclarecimento também de como as coisas funcionam. De como é feito medição dos mais ouvidos, de como algo que ninguém nunca ouviu mas é de uma grande gravadora ganha espaço e outras coisas sem gravadoras tão grandes não ganham. Se exigem que se prove o jabá, que mostrem como funcionam, porque a atuação tem sido suspeita. E não se pode alegar que são instituições privadas e fazem o que querem. Elas se baseiam em concessões públicas, devem sim satisfação.

  120. Ana, concordo em muitas coisas com você, mas esse seu exemplo não é uma exclusividade do axé. Por exemplo, sabe qual foi uma das exigências de Axl Rose para tocar no último Rock in Rio no Brasil? Que eles trouxessem Queens of the Stone Age. Pra você ver: até o Queens, uma das bandas mais sensacionais do rock atual (na minha modesta opinião), precisa do velho jabá, na forma da “brodagem” que já foi mencionada.

    Quanto à Meteora… eu acho, e a história comprova, que é muito difícil uma banda de baile chegar ao mainstream. Se nem eles se interessam pelo seu trabalho autoral, uma vez que não tocam as músicas ao vivo, por que é que os outros vão se interessar?

    A Canto, por mais que falem, é uma banda que, tocando músicas de identidade própria, conquistou uma boa base de fãs aqui em Salvador. E, com certeza, foi essa identidade própria também que chamou a atenção de pessoas influentes, inclusive Miranda. Mas se a sua identidade é tocar covers, seja de Beatles, seja de Cazuza, seja de Linkin Park… por que uma grande gravadora e ou um público nacional procurando bandas novas vão se interessar por você? Só conheço uma exceção a essa regra: Émerson Nogueira.

    A falha da Meteora (ou da Superfly, ou de tantas outras) foi abordar o grande público de rock da mesma maneira que se aborda público de estilos como o Axé. E isso eu nunca vi dar certo.

  121. pois é, na questão do cmtn eu, chico e cláudio escória falamos nos blogs. eu e cláudio (pelo que lembro) falamos da forçação de barra que era a banda ter um clipe indicado a revelação na mtv, absolutamente do nada.

    eu lembro de ter falado muito do show horrível que a banda fez no festival claro que é rock e de seguidos outros shows igualmente detestáveis da banda em casas de show da cidade. os vi, querendo fazer melhor avaliação (e não ser boazinha, admitir na “panelinha” que claro, não me incluo).

    falei disso lá no blog (noutros tb) e na lista de discussão que havia citado como fonte de pesquisa. tá lá, tudo registrado e nunca vai soar como oportunismo, pq a data é muitíssimo anterior a desta discussão.

    outro dia quiseram me pegar de porrada pq falei de um show cansativo de ronei jorge, aliás, banda que adoro, que indiquei pra melhor show e banda do ano de 2005 na premiação do bahia rock independente.

    é triste ter que ficar me explicando, mas é mesmo uma merda ler gente proferir discursos inflamados por entidades abstratas (?), essa coisa viciada.

    tá todo mundo no mesmo barco, quando penso que o vento tá soprando a favor, vêm algumas pessoas e fazem questão de fazer uns furarinhos.

    qto à jabá, as tvs emitem uma espécie de boletim pras agências de publicidade auferirem de qtas vezes a propaganda de seus clientes foi veiculada.

    se for fazer lance semelhante e comparar qual artista é mais veiculado, pra mim fica mais que claro o lance de acordo comercial interferindo no conteúdo.
    ou vcs vão dizer que toca/se veicula o que o povo quer? não se enganem com a suposta escolha da audiência e voto do público. não tenho nada contra lucro de ninguém, mas se faltar ética, enfiarem a mão no meu bolso, o lance muda de figura.

    puritanismos à parte, a discussão de colocar a bancarrota da cena sempre à cargo só do público é cômoda e parcial. uma banda independente não tem um padrinho às costas então deve fazer todo o trabalho sujo (entenda que o termo aqui é o esforço de somar fatores além do talento da banda): esforço de marketing mesmo, tb se é a idéia da banda chegar a um público maior, fazer questão de que sua arte fale alto e pra o maior nº de gente.

    e público se conquista.

  122. miwky, o lance do ronei jorge foi pra mim… pode falar, nao me importo na gente discutir o assunto. o q eu discuti com vc no seu blog foi que eu ouvi inumeras opinioes sobre o show (pq eu queria ter ido e nao deu), e todo mundo falou q foi otimo. e vc tratou o show de uma forma que eu nao acho correto, que foi falar da falta de profissionalismo deles. se vc falasse: “olha, o show de ronei foi uma bosta”, eu nem perderia tempo comentando la e gerando a confusao. mas falar que foi falta de profissionalismo foi foda.
    quanto ao rock in rio, impressionante.. eu lembrei disso e iria comentar aqui, mas rick foi mais rapido. eu ia falar isso, ate o rock in rio eh um grande jabá. so pra lembrar, na edicao de 2001, bandas como o los hermanos, que estavam começando, mas que ja tinham um publico bom, e até mesmo a penelópe, que era uma banda estabilizada na cena, tocou no palco 2, enquanto O SURTO (alguem lembra dessa coisa horripilante??) tocou no palco principal, na noite do red hot. e nao venha me dizer q eles estavam estourados na epoca, pq nao tavam. eles tinha uma musica ( a pessima “a cera”), e só. o los hermanos, só tinha “anna julia”, “primavera” e “quem sabe”, um megahit e dois hits do primeiro cd. me diz, nao tem jabá?? e quanto a mtv… eu vou me calar. estou espantado com isso que luciano falou.

  123. ted, não se sinta perseguido. a história daquele show de rjlb voltou à baila só pra ilustrar que eu sou imparcial. que ao contrário de como me destacaram aqui, sei falar do que vejo.
    para mim aquela discussão está encerrada. ronei jorge fez um show ruim e só disse pq foi ruim. aliás, todo mundo tem dia que é ruim, normal, bola adiante.

  124. eu tbm ja vi um show deles ruim, assim como ja vi shows ruins de bandas que adoro, bandas nacionais e tudo. mas o lance da falta de profissionalismo que eu achei um absurdo, so isso.

  125. Ricardo, uma correção:
    O Queens tocar no Rock in Rio 3 foi uma EXIGÊNCIA do Foo Fighters… Vc sabe, Dave Grohl é brother dos caras, até tocou bateria no cd seguinte lançado pelos Queens ao Festival…
    E por falar em Canto e Ronei Jorge, sexta tem show dos RJ&LB com participação da Andrea.
    ps: Ted, que história é essa de ‘warner como um pai com filho de sindrome de down que vai botar ele na escola’. Velho, pare de ver a novela das oito e vá jogar playstation que vc ganha mais! hehe.

  126. lucas, se fosse exigencia, eles deveriam tocar no mesmo dia, mas o qotsa tocou na noite do metal. ou seja, nem na noite do foo fighters, nem na do guns and roses.
    vcs jornalistas deveriam parar de achismo e dar uma informação 100% segura… e nao me diga q isso é uam informaçao 100% segura pq o qotsa sempre negou q tocou no festival de verao por indicação. a nao ser q vc tenha conseguido essa informaçao por ser amigo pessoal de dave grohl ou algo do tipo…

  127. uhauihauhauiaa
    eh bom quando, nesse exato momento, ta rolando um campeonato de winning eleven aqui em casa, e o sr. lucas cunha acabou de tomar 4×3 deste que vos fala. vai, otáro!!

  128. Rapaz, cheguei tarde no papo , mas queria falar uma coisa: o Jurandir veio falar sobre farça no cenário rock pernambucano. Rapaz, morei um tempo lá, e conheço muita gente do cenário local, e posso lhe falar que a Bahia devia ter o estado de Pernambuco como exemplo de cenário rock. Não somente por bandas boas, como por uma estrutura muito mais organizada e sem fofocas. Voltei pra Bahia e vi muita coisa boa por aqui, bandas que merecem estar no cenário nacional em breve, mas para que issom aconhteça, é necessário a união de todos. Devemos ter mais Luciano Mattos e Jan Balanco por aqui, gente que faz trabalho sério, a fim de levar quem merece pra onde deve estar. Luciano, concordo com o que você diz no post. [ ]’s!

  129. Onda Perfeita by Felipe Dylon

    Demorou!
    Voou pelo vento
    nosso filme já começou

    Vou sair
    atrás do meu sonho
    viajar eu presciso encontrar

    A onda perfeita
    estrela cadente
    mergulho do sol no mar

    Eeu e você
    bateu, amor
    a onda chegou
    deixa a onda molhar

    Eu e você
    bateu, amor
    deixa a onda te levar

    Demorou.
    Voou pelo vento
    nosso filme já começou

    Céu azul
    luar infinito
    vou buscar, eu presciso encontrar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.