Não poderia ser diferente, os vídeos da semana são um interativo de um clássico de Bob Dylan, os clipes novos dos Pixies, do Queens of the Stone Age, e dos… Beatles (!). Sim, tem clipe novo de música gravada pelos Beatles há décadas. Peraí que a gente explica. Antes, lembrar como ainda se investe em clipe mundo afora. No el Cabong mensalmente divulgamos as produções de videoclipes do Brasil e da Bahia, sempre ressaltando como ainda é relevante esse tipo de produção, ainda mais com as pessoas buscando música através imagens e vídeos, como nunca antes nesse planeta. A novidade agora é o uso da interação.
Pois bem, há uns meses Bob Dylan soltou o clipe de uma música que ele havia gravado há 43 anos, mas nunca havia lançado. “Pretty Saro”, uma canção de folk inglês do século 18, iria fazer parte de Self Portrait, álbum de 1970, mas nenhuma das versões gravadas serviu e a música permaneceu no limbo. Agora finalmente saiu no box Another Self Portrait. Para promover a caixa, foi feito um videoclipe da música. Mas o velho Bob também resolveu adotar os vídeos interativos. E ele foi pegar uma música de quase 50 anos, e um de seus maiores clássicos, “Like a Rolling Stone”, para criar a o vídeo. Disponibilizado em seu site, o clipe é muito bom e interessante, permitindo que o internauta veja a música sendo cantada por personagens simulados de dezesseis diferentes canais de televisão. Você muda de canal e pode ver apresentadores de telejornais, personagens de seriados e de filmes, participantes de reality show, desenhos animados, jogadores de tênis cantando a música e até vendedores daqueles canais de venda de produtos, interpretados por atores e celebridades da cultura pop. Claro, tem um canal com o próprio Dylan, ainda novinho, cantando a música, que acaba soando como a única coisa real diante de tanta futilidade e artificialidade dos outros canais. No primeiro dia, o clipe já se tornou um fenômeno com um milhão de visitantes.
Pois agora, com o lançamento de On Air – Live at the BBC Vol. 2, novo álbum dos Beatles com gravações inéditas da BBC, 19 anos depois da primeira edição, o The Beatles Live at the BBC, de 1994, foi também apostando em um videoclipe que se deu novamente vida aos Beatles. O disco duplo traz 63 faixas exclusivas, incluindo 37 performances inéditas, além de 23 gravações com momentos descontraídos dos Beatles durante as gravações nos estúdios da Rádio BBC (British Broadcasting Corporation). Uma dessas música é “Words of Love”, composição de Buddy Holly que ganha um clipe que mescla imagens de arquivo da banda e fotos dos fãs no auge da Beatlemania com animações e efeitos visuais. A versão foi gravada em 16 de julho de 1963, no Paris Theatre da BBC, em Londres, e transmitida um mês depois, no show “Pop Goes the Beatles”. Mas já havia sido lançada em 1964 no álbum Beatles for Sale. O vídeo é o primeiro oficial dos Beatles desde “Real Love”, de 1996 do Anthology 2.
The Beatles – Words Of Love
Em setembro, súbita e surpreendentemente, o Pixies ressurgiu lançado na web um novo clipe e um Ep com quatro músicas. Sem Kim Deal, mas mostrando ainda ser relevante no universo pop, a banda engatou shows, anunciou turnê e segue mostrando estar na ativa definitivamente. Agora, a banda lança um novo clipe, da música “What Goes Boom”. Estranho, com sequências fixas num deserto, com câmeras se movimentando de maneira incômoda e um personagem, interpretado pelo guitarrista Joey Santiago, que aparece no meio do nada e, de repente, explode, numa referência ao título da canção.
Pixies – What Goes Boom
Outro clipe lançado essa semana foi o novo da banda Queens of the Stone Age. “The Vampyre of Time and Memory” chega em duas versões, uma normal e outra interativa, que pode ser vista neste site especialmente criado para divulgar o clipe. Retirado do sexto álbum de estúdio do grupo, …Like Clockwork, o trabalho foi produzido em parceira com o pessoal do The Creators Project.
Vídeo bônus da semana:
Bob Dylan – Pretty Saro