Em tempos que a maior fonte de informação das pessoas está nas redes sociais, muitos têm reclamado que ficam sem saber de shows que passam por Salvador. Não dá para esperar que o algoritmo vai deixar no colo de cada um o que elas esperam, é preciso se mexer minimamente e ir atrás das informações. Aqui no el Cabong, por exemplo, nos oferecemos uma agenda atualizada com festas e shows na cidade, basta clicar aqui e ir acompanhando. Mas também fazemos periodicamente esse apanhado com os destaques de cada mês, aqueles shows que vão rolar e se você estiver por aqui não deveria perder. Uma indicação filtrada do que de melhor vai acontecer na cidade. Em outubro, dentro desses shows imperdíveis, o destaque é o festival Sangue Novo, com diversos artistas que merecem sua atenção, de Maglore a Banda Uó, de Mariana Aydar a Marina Sena. O mês vai ter ainda o show de derrubar o queixo da Aguidavi do Jêje, além de a internacioal Maro, o capixaba Juliano Gauche, entre outros.
Anterior
Próximo
Manoel Cordeiro e Felipe Cordeiro – 3 de outubro
Teatro Sesc Senac Pelourinho
Fincar a bandeira e apresentar a música popular brasileira feita na Amazônia para o país. Estes são os desejos do ícone e mestre Manoel Cordeiro e de seu filho, Felipe. Juntos eles tem circulado o país mostrando seus trabalhos focados em guitarrada, lambada, carimbó e pop. Dançante, divertido e riquíssimo.
Tem todo mês e enquanto tiver estará aqui como show imperdível para se ver. Assistir ao vivo uma das grandes forças criativas da atual música baiana e brasileira é um privilégio. Em outubro, comemorando um ano do projeto, a orquestra revisita o próprio repertório produzido pelo maestro Letieres Leite.
Se o samba está tão em alta e alguns nomes são responsáveis por manter o gênero em evidência, Zeca Pagodinho é um dos responsáveis e merece toda referência. Ele está comemorando 40 anos de carreira com uma turnê especial revisitando sua obra, seus sucessos e uma obra cheia de clássicos.
Para quem gosta de rock contemporâneo, aberto, que dialoga com outros ambientes musicais, a banda Tangolo Mangos é uma das grandes referências do jovem rock brasileiro atual. Uma cena que pode não estar em evidência para todo mundo, mas com nomes como o deles mostra inventividade e um frescor que o gênero sempre pediu.
Teatro Sesc Casa do Comércio – Caminho das Árvores
Com uma trajetória consolidada com sete álbuns, diversas turnês e parcerias, a cantora, compositora e multiartista paulista volta a Salvador para apresentar um show intimista, que revisita sua obra, ao mesmo tempo, que abre espaço para canções inéditas de seu próximo álbum
Se você tiver que escolher um show no mês para assistir, não tenha dúvida que é o do Aguidavi do Jêje. Primeiro porque eles se apresentam muito pouco e é uma rara oportunidade. Segundo por ser uma dos mais inventivos grupos da atualidade, com uma música moderna e tradicional calcada na percussão
Maglore + Mariana Aydar + Academia da Berlinda – 18 de outubro
Trapiche Barnabé – Comércio
O Festival Sangue Novo promove uma noite de alto nível de música brasileira atual, com um combo que vai do pop rock consistente e melódico da Maglore, o passeio criativo entre MPB e forró de Mariana Aydar e a deliciosa mistura de sons latinos e nordestino da Academia da Berlinda.
Duas gerações recentes do mais puro pop brasileiro estarão presentes no Festival Sangue Novo. A revelação dos últimos anos, Marina Sena, com seu pop sensual, e o retorno da banda Uó, após seis anos, que mostra sua musicalidade divertida e dançante em contato direto com o tecnobrega paraense, A noite tem ainda show de Ajuliacosta e Hiran.
Artista inquieta e de personalidade marcante, Alice volta a Salvador para apresentar o show comemorativo dos dez anos de seu álbum mais marcante, ‘Rainha dos Raios’. A ideia não é apenas uma reapresentação do trabalho, mais uma nova edição de fato, com música inédita e toda uma performance especial para a ocasião.
Neojiba – 26 de outubro
Concha Acústica do Teatro Castro Alves
Assistir alguma das orquestra do Neojiba já vale muito a pena, mas imagine 500 integrantes reunindo numa mesma apresentação? Juntas, as principais orquestras e coros do projeto vão apresentar um repertório com duas das maiores obras da história: a icônica “Rhapsody in Blue”, de Gershwin, e 9ª Sinfonia de Beethoven, de quebra a “Rey’s Theme”, da saga “Star Wars”.
Não é apenas pela raridade de shows internacionais por aqui, que o show da multi-instrumentista, compositora e produtora musical portuguesa merece ser conferido. Na The Trio Tour, ela se apresenta em formato acústico, acompanhada de dois violonistas, com um repertório que mostra sua criativa mistura de folk, pop, jazz e world music,
Compositor de mão cheia, cantor de voz marcante, o capixaba Juliano Gauche aporta em Salvador para apresentar seu mais recente álbum, Tenho acordado Dentro dos Sonhos, mais um trabalho que mostra sua inventividade.
O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.
Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.