Os shows de maio que você não deve perder em Salvador, do rock a MPB
Otto, Cascadura, Alcione, Juliana Linhares, Chico César, Lazzo, Facada, Laila Garin, DiMelo e Hoovaranas são alguns dos shows de destaque de maio na capital baiana.
Ainda há quem diga que não há nada pra fazer em Salvador e se apega a uma falsa premissa para não aproveitar a programação musical da cidade. Mesmo maio sendo um mês chuvoso, sem datas festivas e grandes apelos comemorativos (com exceção do dia do trabalhador), a programação de shows segue diversa, rica e atendendo gostos diversos.
A princípio sem um motivo específico, este mês de maio vai ser especial para o rock, com muitos e interessantes shows de gêneros diversos. Bandas como Cascadura, Facada, Surra e Hoovaravas se apresentam em espaços diversos da cidade e estão em nossos destaques do mês, mas há também outras apresentações que merecem atenção, como o encontro de nomes da cena local no evento Garage Sound System no comecinho do mês, os shows da banda paraibana Noturna Régia, o aniversário de Guga Canibal, com bandas locais e presença ilustre de Clemente (Inocentes), o lançamento do novo álbum da banda Colibri, o Metal Union com bandas baianas mais pesadas, ou uma noite mais punk hardcore com as bandas Água (SP), Lasso, Detrito Humano e Cobra de Coleira, entre tantos outros shows. E dizem que não existe mais rock.
Diversidade
Além do rock, a programação tem, claro, muitas outras opções, como importantes artistas baianos que sempre merecem menção, como Roberto Mendes, Lazzo e Vicente Barreto. Tem ainda a volta de DiMelo para Salvador, show de Laila Garin cantando Elis Regina, a banda de reggae Ponto de Equilíbrio comemorando 25 anos, a Osba celebrando o centenário de Mãe Stella num concerto especial, o encontro de monstros do forró Flávio José, Dorgival Dantas e Adelmário Coelho, além da passagem pela cidade de veteranos como Alcione e Odair José.
O projeto Brasil Nordeste – Festival de Economia Popular e Solidária merece citação à parte, já que é um dos principais eventos de maio na cidade, recebendo artistas e expressões culturais diversas, mas que tem como destaques os shows de Otto, Juliana Linhares e Chico César. É de graça e os ingressos já estão disponíveis.
Além dos shows que destacamos abaixo, importante ficar sintonizado com a agenda de shows que atualizamos diariamente, muitas coisas são confirmadas durante o mês. Vale uma atenção especial à programação da Casa da Mãe, do Teatro Gamboa, das praças do Pelourinho e de eventos como o Tranquilo Salvador, que sempre podem surpreender.
Anterior
Próximo
Roberto Mendes
02 de maio Teatro Sesc Casa do Comércio – Pituba
Trafegando pela musicalidade de seu Recôncavo Baiano, o bardo santamarense tem na manga algumas possibilidades de shows que varia de acordo com sua vontade e necessidade. Neste show, ‘Cantos de Labor’, ele celebra a semana do trabalhador com canções de domínio público, além de composições clássicas e inéditas.
4 de maio Cine Teatro Solar Boa Vista – Engenho Velho de Brotas
A OSBA já vem realizando concertos especiais que promovem diálogo entre a música popular e a erudita, mas o concerto “Odé Nfè”, que celebra o centenário de Mãe Stella de Oxóssi, promete ser ainda mais marcante. A apresentação terá repertório único e participações da soprano Irma Ferreira e de alabês de terreiros de candomblé.
04 de maio Espaço Cultural da Barroquinha – Centro
A voz sempre marcante de Lazzo passeia por diversos ambientes e gêneros, mas nesse show ele foca na obra do grande Luiz Melodia, trazendo vários de seus sucessos reinterpretados de modo particular e com novos arranjos.
07 de maio Centro de Convenções Salvador – Boca do Rio
Ele é o mais constante e criativo nome da MPB de sua geração, com uma quantidade respeitável de discos e de sucessos, trafegando por ambientes diversos da música brasileira, do frevo ao reggae, do samba ao forró, sempre com criatividade e personalidade.
Para um desavisado, o nome pode não remeter a alguém conhecido, mas todo brasileiro já cantou alguma música desse baiano de Conceição de Coité. É dele sucessos marcantes com Alceu Valença, além de parcerias com Paulo César Pinheiro e Tom Zé. Com mais de 50 anos de carreira, ele apresenta um show com clássicos da MPB e canções de seu último álbum.
09 de maio Centro de Convenções Salvador – Boca do Rio
Dois dos melhores nomes da música contemporânea nordestina num mesmo dia. O Brasil Nordeste – Festival de Economia Popular e Solidária recebe o pernambucano celebrando os 15 anos do álbum ‘Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos’ e a energia da cantora e compositora potiguar, um dos grandes nomes da música brasileira atual.
9 e 10 de maio Teatro Sesc Casa do Comércio – Pituba
A atriz e cantora Laila Garin faz uma emocionante homenagem aos 80 anos de Elis Regina, num show onde apresenta um repertório com grandes sucessos de uma das maiores intérpretes da música brasileira.
Se o clima de São João começa a tomar conta da cidade, esse encontro de três dos nomes mais fortes do forró na atualidade é das pedidas mais certeiras. O trio apresenta os diversos sucessos que embalam há anos os festejos juninos pelo Nordeste.
Uma das melhores bandas de grindcore do planeta retorna a Salvador após 15 anos. Direto de Fortaleza, a banda apresenta sua música extrema, rápida, visceral e caótica. A noite ainda tem os grupos baianos Aphorism e Limítrofe.
Os shows da Cascadura são bem esporádicos, mas tem virado uma tradição desde que a banda anunciou a parada. Quando o líder Fábio vem ao Brasil, a banda se reúne e promove shows catárticos e memoráveis com os hits que embalaram gerações roqueiras. Este mês tem mais uma oportunidade.
O papo aqui é metal/hardcore, com atitude contestadora, músicas rápidas e brutais, letras politizadas fortes e diretas e shows explosivos e enérgicos. O trio santista tem incendiado a cena independente. Com mais de dez anos de carreira, já circularam a Europa duas vezes e apresentam seu mais novo disco, ‘Falha Crítica’.
23 de maio Concha Acústica do Teatro Castro Alves– Centro
Se o reggae brasileiro segue forte e com um ávido público seguidor, bandas como os cariocas da Ponto de Equilíbrio estão entre os responsáveis. O grupo está comemorando 25 anos com uma turnê especial, onde apresenta os principais sucessos, mas também novidades e músicas inéditas.
24 de maio Casa de Castro Alves – Santo Antônio Além do Carmo
Depois de mais de 10 anos de sua última vinda a Salvador, o cantor e compositor pernambucano de black music DiMelo volta para apresentar suas novas composições. Acompanhado por uma formada por artistas da cena alternativa soteropolitana, ele mostra também sua obra marcante construída em mais de 50 anos de carreira musical.
25 de maio Concha Acústica do Teatro Castro Alves– Centro
Ela vai do samba à música romântica com a mesma sofisticação. Aos 77 anos de idade e com mais de 50 de carreira, Alcione se firmou como uma das mais importantes vozes da música brasileira. Intérprete extremamente versátil, a Marrom apresenta seus sucessos que marcam gerações.
Mestre das canções, com vários hits marcantes; rei do chamado brega romântico, com letras certeiras que falam de amor e exclusão; extremamente popular, com mais de 80 milhões de discos vendidos, Odair José completa 50 anos de carreira com um show atual e emocionante.
31 de maio Discodelia Pub & Records – Rio Vermelho
Se os velhos roqueiros ainda se apegam apenas ao sons antigos estão perdendo. As boas novidades continuam surgindo e esse power trio do Paraná é um ótimo exemplo. Bastante jovens, mas já com destreza, eles fazem um rock atual, instrumental que passeia por psicodelia, math-rock, shoegaze, jazz e música brasileira.
O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.
Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.