‘Get Lucky’ do Daft Punk e ‘Blurred Lines’ de Robin Thicke são os potentes hits que embalam o verão europeu em 2013.
Verão é tempo certo de surgirem hits dançantes, arrebatadores, que às vezes até enjoam de tanto que tocam. No Brasil temos os nossos, mas na Europa e Estados Unidos costumam surgir sucessos mundiais que se transformam em fenômenos pop de alta grandeza. Nem todo ano esses sucessos são de um nível que ultrapasse a moda passageira dos meses ensolarados, mas em alguns momentos são obras primorosas que marcam época e se tornam hits inesquecíveis pra sempre. Um hit instantâneo, com aquela alta dose pop, refrão pegajoso, melodia grudenta, arranjo irresistível e sempre com uma pegada para cima, dançante e quente, como o próprio verão. Aquelas músicas que você se pega cantando o dia todo, não saem da cabeça e você ouve uma, duas, três vezes repetidamente.
Nos últimos anos tivemos alguns destes hits que se tornaram marcos, mesclando o universo pop com eletrônica, rap e dando consistências às paradas de sucesso e às pistas de dança. Nos anos 2000, a sequência de sucessos inclui pérolas como ‘Clint Eastwood’, do Gorillaz (2001), ‘Can´t Get You Out of my Head’ de Kyle Minongue (2002), ‘Hey Ya’, do Outkast (2004), ‘Hung Up’, de Madonna (2005), ‘Crazy’, do Gnarls Barkley (2006), ‘Umbrella’, de Rihanna (2007), ‘Single Ladies’, de Beyoncé (2008), entre outras.
Neste verão de 2013, a coisa esquentou, já temos duas músicas candidatíssimas a estrondos do ano, que fecham todas essas características. São deliciosas e já estão entre as mais tocadas na Europa. Tava uma barbada quando o Daft Punk lançou seu novo disco, ‘Random Access Memories’, catapultado pelo hit instantâneo ‘Get Lucky’. Um tsunami, com a música ganhando infinitas versões e se tornando um sucesso arrebatador. Bateu a primeira posição em várias paradas de sucesso e ainda está entre as duas músicas mais tocadas na Europa e Estados Unidos. Com produção de Nile Rodgers, da antológica banda Chic, a música assume um lado pop ainda mais escancarado do duo francês e remete a disco dos anos 70/80. O vocal traz Pharrell Williams, rapper e produtor da dupla The Neptunes e integrante da banda N.E.R.D..
Mas eis que surge outro destes hits arrebatadores. ‘Blurred Lines’ de Robin Thicke também traz Pharrell Williams, mas aqui acompanhado de outro rapper, T.I. Robin Thicke é um cantor e compositor americano, que já fez músicas para Christina Aguilera, Mya, Brandy, Marc Antony e Jordan Knight. Já lançou sete discos, incluindo o novo, ‘Blurred Lines’. Também já havia emplacado outros sucessos, como ‘Lost Without You’, em 2007, mas agora com a nova música atinge um nível pop de dimensões inéditas, tanto em vendas quanto em qualidade. A música já vendeu oficialmente mais de 1 milhão de cópias no Reino Unido, a segunda a tingir tal marca. A outra? ‘Get Lucky’, do Daft Punk. ‘Blurred Lines’ também segue a risca todos aqueles elementos para se tornar hit marcante, nas rádios e paradas da Europa e, especialmente dos Estados Unidos, já é um sucesso avassalador. A música é uma delicia e o clipe certeiro.
Ouça e veja os clipes dos dois hits pop verão europeu 2013:
Tem a versão censurada do clipe, com as modelos mais à vontade: