O Carnaval de Salvador é marcado pelas novidades, mas também mantém algumas tradições que permanecem fundamentais e imperdíveis. Uma delas é o Trio elétrico Armandinho, Dodô & Osmar, com os Irmãos Macêdo. Clássicos imortais da festa, guitarra baiana no comando e um público tranquilo seguindo o trio para comemorar os 100 anos de Osmar Macêdo, criador do trio elétrico ao lado de Dodô.
Em 2023, quem quiser acompanhar o trio, sempre sem cordas, terá algumas opções. Primeiro no Furdunço (veja programação), o pré-carnaval no domingo, dia 12. No carnaval mesmo serão cinco dias. Dia 16, quinta-feira, na Festa de Momo, com o carro Fobica no Campo Grande. A partir do sábado, o trio sai com o famoso Fobicão, dia 18, sábado, no Circuito Osmar/ Campo Grande. No domingo (19), segunda (20) e terça (21) eles batem ponto no circuito Dodô, da Barra até Ondina.
Clássicos históricos
Comandado inicialmente pelos inventores do trio elétrico e da guitarra baiana, Dodô e Osmar Macedo, que levaram a inovação para as ruas há mais de 70 anos. Em 1973, a banda passou a ser denominada de Armandinho, Dodô e Osmar, com o filho prodígio assumindo destaque. Hoje é a banda de Trio Elétrica mais antiga da história, mantendo a formação dos quatro irmãos de seu Osmar, Armandinho Macêdo (Guitarra Baiana), Betinho Macêdo (Baixo), Aroldo Macêdo (Guitarra Baiana) e André Macêdo (Vocal).
A trajetória do trio e dos irmãos Macêdo seguiu baseada em um repertório de frevos e marchinhas trieletrificados que rendeu muitos frutos. Entre eles estão uma discografia de mais de 15 álbuns e apresentações em turnês pela Europa, EUA, Canadá e México. Uma delas é a apresentação história no Montreux Jazz Festival na Suíça.
O repertório dos irmãos continua reunindo as músicas imortalizadas por eles como “Pombo Correio”, “Vida Boa”, “Chão da Praça”, “Frevo do Trio Elétrico”, “Viva Dodô & Osmar”, “Zanzibar” e “Chame Gente”. No Carnaval 2023, a banda mantém os próprios clássicos e inclui outros da música universal, como “Bolero”, de Maurice Ravel, “Smooth”, de Carlos Santana e “Brasileirinho”, de Waldir Azevedo, em versões trieletrizadas.
Confira a agenda dos Irmãos Macêdo no Carnaval 2023:
12.fev – Domingo
Furdunço – Ondina Barra (trio sem cordas)
16.fev – Quinta-feira
Festa de Momo – Circuito Osmar/ Campo Grande (trio sem cordas)
18.fev – Sábado
Fobicão – Circuito Osmar/ Campo Grande (trio sem cordas)
19.fev – Domingo
Fobicão – Circuito Dodô/ Barra (trio sem cordas)
20.fev – Segunda-feira
Fobicão – Circuito Dodô/ Barra (trio sem cordas)
21.fev – Terça-feira
Fobicão – Circuito Dodô/ Barra (trio sem cordas)