Na noite da última quinta (8), em São Paulo, foram anunciados os artistas selecionados do edital Natura Musical 2016, escolhidos em editais nacional (1,8 milhão) e regionais (Bahia e Pará, R$ 1 milhão; Rio Grande do Sul, R$ 800 mil) por meio das Leis Rouanet e do Audiovisual, além dos governos estaduais.
No edital Bahia foram seis os contemplados. Entre eles, nomes consagrados como o cantador Xangai, que fará um disco ao vivo que também será registado na web, e Mateus Aleluia, que supervisionará o relançamento de parte da discografia de Os Tincoãs, clássico grupo baiano dos anos 1970, além de lançamento de um livro sobre a história do grupo.
Nomes conhecidos do cenário alternativo local, como o cantor baiano radicado no Rio de Janeiro Lucas Santtana, e a banda de hip hop de Ilhéus O Quadro, também estão entre os selecionados para lançarem novos discos pelo Natura Musical.
Completam a lista do edital Natura Musical Bahia Livia Mattos, acordeonista de trabalhos com artistas como Chico César, que lança seu primeiro disco autoral, e a cantora paulista Talita Avelino, atualmente radicada em Salvador.
A Bahia ainda marca presença no edital nacional, com o primeiro trabalho solo da cantora baiana Xênia França, que atualmente mora em São Paulo e integra a banda Aláfia (que se apresentou recentemente em Salvador no Festival Radioca).
Abaixo, veja a lista completa dos editais nacionais, baiano, gaúcho e paraense do edital Natura Musical 2016:
Edital Nacional
Anelis Assumpção
Hermeto Pascoal e Big Band
Johnny Hooker
Nina Becker
Paulo Miklos
Xênia França
Edital Nacional – Voto Popular
Rubel
Sofia Freire
Edital Bahia
Livia Mattos
Talita Avelino
Lucas Santtana
Mateus Aleluia: “Nós Os Tincoãs”
OQuadro
Xangai
Edital Rio Grande do Sul
Dingo Bells
Dom La Nena
Quinteto Persch: “Chiquinho & Radamés”
Renato Borghetti e Yamandu Costa
Edital Pará
Arthur Nogueira
Lucas Estrela
Luê
Os Reis do Eletro
Paulo André Barata
Pio Lobato
Strobo