Para quem dizia que na Bahia não haviam festivais, eles agora não param de acontecer. Depois de anunciarmos alguns e de outros já sendo realizados nas últimas semanas, como o Lado BA e o Coquetel Molotov, outros festivais soltam suas programações. Tem festival em Feira de Santana, o Feira Noise, em Juazeiro, o Umbuzada Sonora, festival de intercâmbio com bandas irlandesas, o Brasil Celtic Festival, e um novíssimo e bem interessantes em Salvador, o Brainstorm. Leia mais sobre eles abaixo e aguarde que outro estão por vir.
Já havíamos falado do Brainstorm, novo festival que aporta em Salvador. Apesar da ideia inicial apontar para bandas de fora do estado se apresentando ao lado de locais, o festival reduziu as pretensões iniciais e nessa primeira edição aposta apenas em nomes baianos. Não deixou de ser muito interessante da mesma forma. A proposta é movimentar a cidade em um só dia, mas em vários lugares ao mesmo tempo. Algo parecido com o que acontece em festivais como o CMJ e o SXSW, uma maratona de shows e eventos espalhados por vários espaços. Aqui, no entanto, será tudo num mesmo dia, 10 de novembro. Mais com um valor único, 30 reais, você entra em qualquer uma das casas e ainda pode utilizar o transporte disponibilizado pelo festival. O Brainstorm vai reunir alguns dos principais nomes da música baiana contemporânea, como Cascadura, Baiana System, Maglore, O Círculo, Retrofoguetes, entre outras, em algumas das casas mais importantes da capital baiana: Groove Bar (Barra), Portela Café (Rio Vermelho), Bohemia (Barra), Farol Music Bar (Rio Vermelho) e B-23 (Itaigara). É um bom teste para saber se Salvador possui público para vários eventos ao mesmo tempo.
Confira a programação:
Brainstorm Festival
10 de novembro
Salvador – BA
Dia 10 de novembro (quinta-feira)
Groove Bar (Barra)
– Cascadura
– Percussivo Mundo Novo
– Capitão Parafina & Os Haoles
Portela Café (Rio Vermelho)
– O Círculo
– Maglore
– Vendo 147
Bohemia (Barra)
– Pirigulino Babilake
– Ênio e a Maloca
– Clube de Patifes
Farol Music Bar (Rio Vermelho)
– Retrofoguetes
– Café com blues
– Theatro de Seraphin
B-23 (Itaigara)
– BaianaSystem
– Messias
– Acord
Antes do Brainstorm acontece o Brasil Celtic Festival, evento que foca no intercâmbio cultural entre o Brasil e a Irlanda. Depois do Coquetel Molotov, o festival é mais um que traz shows internacionais para Salvador, com bandas ainda mais desconhecidas, mas interessantes. Espalhado por espaços diversos do Pelourinho, o festival tem as bandas irlandesas Bipolar Empire e Mako como principais atrações. A Bipolar Empire vem sendo considerada um dos destaques do rock irlandês, com um rock- folk, com guitarras bem colocadas, vocais emotivos e meio épicos em alguns momentos, canções com fortes dosagens pop. Às vezes aparecem com baladas semi-acústicas, em outras conseguem soar meio indie ou até com pegada funk. A sonoridade em geral remete a bandas dos anos 80, como um U2 daquele período. Os bons momentos do CD de estreia, ‘Feel That You Own It’, produzido por Pat McCartthy (R.E.M., U2) e Lance Hogan (U2 e Sinead O’Connor), deixam curiosidade de como a banda rende ao vivo. A outra banda, Mako, já foi indicada ao Grammy e traz uma sonoridade que mescla alt rock e indie. Um dos destaques do grupo é o vocal de Declan O’Shea, que alterna suavidade com uma certa agressividade e que remete a voz de David Bowie, Annie Lenox, Richard Butler (Psychedelic Furs) e Brett Anderson (Suede). Ás duas bandas de rock, se soma uma dupla de música irlandesa tradicional, Séan Gravey e Joe Thoma, e o cartel brasileiro, que inclui quatro atrações, duas delas baianas, Magary e Armandinho. De fora do estado se apresentam a banda Água Negra (ex Blackwater Celtic trio), que mistura a música tradicional irlandesa com música popular brasileira, e a Medulla, uma das revelações do rock carioca. Há ainda grupos de dança completando a grade.
Confira a programação:
Brasil Celtic Festival
21 e 22 de outubro
Salvador – BA
Dia 21 de outubro (sexta-feira)
Teatro do Sesc – Pelourinho
– Água Negra
– The Tappers
– Tran Chan
Largo Quincas Berro D’água – Pelourinho
– Séan Gravey e Joe Thoma
– Armandinho
Praça Tereza Batista – Pelourinho
– Bipolar Empire
– Magary Lord
Dia 22 de outubro (sábado)
Largo Quincas Berro D’água – Pelourinho
– Séan Gravey e Joe Thoma
– Armandinho
– Água Negra
Praça Pedro Archanjo
– Mako
– Medulla
O interior do estado não fica de fora na lista de festival. Há algum tempo cidade do interior vem se destacando com festivais bem produzidos e com boa programação. Falamos disso aqui, se referindo ao Suiça Baiana, e agora voltamos com dois outros festivais. O Feira Noise chega a sua terceira edição e esse ano caprichou, se consolidando como um dos eventos com melhor programação e se estendendo durante quase um mês. O festival este ano, além de muita música, vai oferecer uma série de atividades que inclui apresentações musicais, espetáculos de dança, palestras, oficinas e exibições de filmes. Programado para acontecer entre 28 de outubro e 25 de novembro, o Feira Noise reúne entre os dias 28 de outubro e 25 de novembro atrações locais e do interior do estado mesclados com nomes mais badalados de Salvador e de fora do estado, além de uma atração internacional, a banda de rockabilly argentina Los Wolfmen. O foco principal são bandas de rock em suas diversas vertentes, mas há também nomes ligados ao rap e outros estilos.
Confira a programação:
Feira Noise
De 28 de outubro a 25 de novembro
Feira de Santana – BA
Dia 28 de outubro (sexta)
San Domingo
– Mc Rashid (SP)
– Calafrio (FSA)
– Efeito zumbi (FSA)
– Versu2 (SSA)
– Talma e Gadelha (RN)
– Madame Saatan (PA)
Dia 01 de novembro (terça)
Botekin Tematic Bar
– Gloom (GO)
– Canastra (RJ)
– Clube de Patifes (BA)
– Hillbilly Rawhide (PR)
Dia 04 de novembro (sexta)
Arena Night – Teatro de Arena do Amélio Amorim
– Trônica (SSA)
– Insuportável Hebert e sua Inigualável Banda (FSA)
– Monograma (MG)
– Nevilton (PR)
– Suinga (SSA)
– Casa de Vento (FSA)
Dia 05 de novembro (sábado)
Arena Show – Teatro de Arena do Amélio Amorim
– Soulstripper (SP)
– Vandaluz (MG)
– Heróis de Aluguel
– Mamutes (SE)
– Mutuca Bacana (RJ)
– Babi Jaques e os Sicilianos (PE)
– Escola Publica (Cachoeira)
– Quarteto de Cinco (SSA)
– Magdalene and the Rock and roll explosion (FSA)
– LP & Os Compactos (FSA)
Dia 06 de novembro (domingo)
Arena Metal – Teatro de Arena do Amélio Amorim
– HeadHunter DC (SSA)
– MetalWar (FSA)
– Violência Suburbana (FSA)
– Cama de Jornal (Vitória da Conquista)
– Keter (SSA)
– Thrunda (CE)
Dia 25 de novembro (sexta)
San Domingo
– Los Wolfmen (Argentina)
– INI Caixa de Macaco (SP)
– Pastel de Miolos
– Ideorama (SSA)
– Arte Fatos
– DJ Big Bross (SSA)
Outro festival que dá um passo adiante no interior é o Umbuzada Sonora, em Juazeiro. Programado para os dias 11 e 12 de novembro, o evento tem menos atrações que os outros, mas reúne alguns nomes de peso nesse circuito independente (ou como quer que queiram chamar). Entre os destaques as bandas pernambucanas Mundo Livre S/A e Eddie e a paraibana Cabruêra.
Confira a programação:
Festival Umbuzada Sonora
11 e 12 de novembro
Juazeiro – BA
Dia 11 de novembro (sexta)
– Mateus XV
– Rukha
– Eddie
– O Círculo
– Os Barcos
Dia 12 de novembro (sábado)
– Cabelo de Serpente
– Matingueiros
– Mundo Livre S/A
– Cabruêra
– Manzuá