Festival tem entrada gratuita e acontece entre os dias 14 e 15 de outubro, em Vitória da Conquista
O mês de outubro promete movimentar o calendário de festivais no interior da Bahia. Depois do Paisagem Sonora anunciar sua programação completa, nesta terça-feira (26) foi a vez do Festival Suíça Bahiana (FSB), de Vitória da Conquista, divulgar as atrações de sua nona edição, com nomes como Rachel Reis, Maglore, Retrofoguetes e Dona Iracema.
Um dos festivais mais interessantes do estado, o Suíça Bahiana acontece entre os dias 14 e 15 de outubro, na Concha Acústica do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente pelo Sympla, com a doação de um quilo de alimento não perecível na entrada do evento.
Reconhecido pela curadoria diversa e atenta ao cenário contemporâneo, neste ano o FSB apresenta uma programação com nomes de destaque da música baiana e foco na produção do interior, além de uma atração internacional latino-americana. Uma das marcas desta edição é a realização de encontros nos shows, com artistas recebendo convidados. Outra novidade é que, pela primeira vez, o festival terá intérpretes de Libras em todas as apresentações musicais, reforçando o seu compromisso com a inclusão, diversidade e acessibilidade para a música.
Mais voltado para o rock, o primeiro dia de festival tem show da banda Maglore, apresentando a turnê do disco ‘V’, e os encontros de Retrofoguetes com Nancy Viégas, Dona Iracema com Nem Tosco Todo e Hotel Mambembe com Ítalo Silva.
Recentemente indicada ao Grammy Latino pelo álbum ‘Meu Esquema’, a cantora e compositora Rachel Reis faz sua estreia no festival no domingo (15). No mesmo dia, também se apresentam o projeto argentino Duo Finlândia, com participação de Gabriela Mello, o rapper Supremo, que recebe Eulá, e o grupo Africania, convidando Lerry.
Confira a programação completa do Festival Suíça Bahiana 2023:
14/10 (Sábado)
- Maglore
- Retrofoguetes convida Nancy Viégas
- Dona Iracema convida Nem Tosco Todo
- Hotel Mambembe convida Ítalo Silva
15/10 (Domingo)
- Rachel Reis
- Duo Finlândia convida Gabriela Mello
- Supremo convida Eulá
- Africania convida Lerry
Em comparação com edições anteriores do Suíça Bahiana, no entanto, a programação deste ano é mais compacta, por conta de dificuldades financeiras enfrentadas pelo festival. “Tem sido um ano muito difícil, vide os cancelamentos do Feira Noise, Festival de Lençóis, Jazz no Capão, e tantos outros eventos importantes”, afirma Gilmar Dantas, curador do festival.
Por outro lado, Gilmar pontua que a própria realização do evento e a escolha por um line-up diverso e representativo demonstram o compromisso do festival com a comunidade e o cenário artístico conquistenses. “Fazer acontecer já é um ato heróico. Mas ainda assim conseguimos montar uma programação bem diversa, com rock, música instrumental, hip hop, eletrônica e pop, que serão interpretados por artistas LGBTQIAPN+, PCDs e tendo ainda uma mulher negra como atração principal. Essa edição será um testemunho da resiliência da nossa cultura e da nossa comunidade, celebrando a diversidade que nos torna únicos”, afirma o curador.
Graças à sua inclusão no calendário oficial de eventos de Vitória da Conquista, o FSB de 2023 será gratuito pelo segundo ano consecutivo. A retirada dos ingressos solidários deve ser feita através da plataforma Sympla, com entrada mediante doação de 1 quilo de alimento não perecível na entrada do evento. Para os fãs do FSB, também estão disponíveis opções de ingresso com direito a camisa e copo do festival, com valores entre R$10 e R$65.
SERVIÇO
Festival Suíça Bahiana | Vitória da Conquista (BA)
Data: 14 e 15 de outubro de 2023
Horário: 14h
Local: Concha Acústica do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima
Entrada: Gratuita/1kg de alimento
Ingressos: https://www.sympla.com.br/festival-suica-bahiana-2023__2178438
Siga o Festival Suíça Bahiana