Espalhados por diversas cidades do Brasil, Festivais como Mada, Vento, Coma, DoSol, Picnik, Circadélica, Sai da Rede, Meca, Paraíso do Rock, Breve e Locomotiva mostram a diversidade de nossa música.
Alguns dos principais festivais programados para o segundo semestre começaram a anunciar suas programações e atrações. O público de Brasília, Natal e cidades de São Paulo, Minas Gerais e Paraná já pode ir se agendando para ver alguns dos nomes essenciais da música brasileira atual, muitas novidades e até atrações internacionais.
Veja também:
– Segundo semestre na Bahia vai ser dos festivais de música.
Entre os festivais está o Vento, no litoral norte de São Paulo, que, depois de adiar a festa devido a greve dos caminhoneiros, mudou a data para setembro e confirmou nomes como Bixiga 70, Maglore, Letrux, Xênia França, Luedji Luna, Tim Bernardes, Nômade Orquestra e Tiê. A quarta edição do festival, que volta a acontecer na cidade de São Sebastião, está programado para 6 a 9 de setembro, aproveitando o feriado do Dia da Independência do Brasil.
A capital paulista recebe um festival em outros moldes. O Dia da Música se espalha por vários pontos de São Paulo promovendo em um só dia mais de 60 shows gratuitos. Em sua quarta edição, o festival está agendado para 30 de junho com atrações como Tiê, Rodrigo Ogi, Luiza Lian, Giovani Cidreira, BRVNKS, Kalouv, Toy Mashin (Argentina), Porcas Borboletas e Tatá Aeroplano. As apresentações acontecem em palcos tradicionais do circuito de música independente como Associação Cultural Cecília, Breve, Casa do Mancha, Galeria Olido, entre outros.
Fora da capital, o circuito paulista de festivais segue com diversos outros eventos. Em Sorocaba, será promovido o Circadélica, que nos dias 28 e 29 de julho, em dois palcos recebe nomes como Emicida, O Terno, Vanguart, Flora Matos, Fresno, Jaloo, Tropkilazz, entre outros. Ali pertinho, em Piracicaba, acontece poucos dias depois o Locomotiva, que tem o rock como destaque. Agendado para 18 e 19 de agosto, o evento recebe nomes como Boogarins, Camarones Orquestra Guitarrística, Alfonsina (Uruguai), Scalene, Rakta e Dead Fish.
O interior do Paraná também vai sediar um festival com pegada roqueira. O Paraíso do Rock, será realizado na cidade de Paraíso do Norte e na edição deste ano vai receber nomes como Forgotten Boys (SP), El Zombie (Argentina), Ultramen (RS), Siba (PE), Jonnata Doll e os Garotos Solventes (CE) nos dias 13 e 14 de julho.
Entre os festivais, o Breve, em Belo Horizonte (MG) é um dos que tem programação de maior apelo popular, com vários nomes de peso, mesclando nomes do mercado mais próximo do mainstream com artistas médios e novatos. Programado para os dias 25 e 26 de agosto, o evento terá shows de Caetano Veloso, Pabllo Vittar, Iza, Mano Brown, BaianaSystem, Rincon Sapiência, Letrux, Dônica, Tropiklazz, Djonga, Carne Doce, Young Lights e Teach me Tiger. Pertinho de BH, no Museu Inhotim, Brumadinho, será realizado mais uma vez o Meca, que este acontece nos dias 29 de junho e 1 de julho com Elza Soares, Cordel do Fogo Encantado, Alice Caymmi, Rubel, Letrux e Iconili.
Nos últimos anos, Brasília tem se notabilizado por grandes novos festivais. Enquanto o Porão do Rock, o mais tradicional da cidade, vem diminuindo e perdendo a força, novos eventos tem ganhado força e se consolidado. O de maior dimensão é o Festival Coma, programado este ano para acontecer entre os dias 10 e 12 de agosto. Boa parte das atrações já fora divulgadas e inclui veteranos como Elza Soares, Chico César, Maurício Pereira e Mundo Livre S/A e nomes de peso da atual geração, como Céu, Marcelo Jeneci, Vanguart, Maglore e Flora Matos. Completam o line up uma diversidade de nomes, que vão de ÀttoxxÁ a Supercombo, Xênia França a Apokalipo (Chile), Linn da Quebrada a Vitor Araújo.
Outro festival que vem ganhando destaque na capital federal é o Picnik, que chega a sua 4ª edição, agendada para os dias 23 e 24 de junho, na Torre de TV. As atrações também mesclam artistas mais conhecidos com boas novidades. Tulipa Ruiz, Anelis Assumpção e Curumin são as principais atrações. Completam a programação convidados de outros estados como Rakta, André Sampaio, Bike, Garotas Suecas, Papisa, Young Lights, Supervão, Mescalines e Marrakesh, além de artistas locais, como Joe Silhueta, Leo, Meu Amigo Tigre, Oxy, Cachimbó, Augusta e Palamar.
O Sai da Rede não acontece somente em Brasília, mas é por lá que começa sua edição 2018. O festival vai ocupar o CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil) da capital federal, recebendo Baco Exu do Blues, ÀttooxxÁ e Rincon Sapiência no dia 30 de junho, Muntchako, Luedji Luna e Almério no dia 1 de julho. Assim como em anos anteriores, o evento se estende pelos outros CCBBs (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte) em setembro com outras atrações.
Os dois festivais de Natal também começaram a mostrar o que vão apresentar neste ano. O Mada, programado para os dias 12 e 13 de outubro, na Arena das Dunas, tem maiores dimensões e aposta em grandes nomes. Para comemoração de seus 20 anos já anunciou artistas de peso como Nação Zumbi, BaianaSystem e Cordel do Fogo Encantado, além de Rincon Sapiência, Jade Baraldo, ÀttooxxÁ e Larissa Luz.
O DoSol foi pra praia em 2017, e em 2018 permanece por lá. Ampliando a programação diurna, o festival acontece no Beach Club e já esta com ingressos à venda. Os primeiros 10 nomes anunciados, de um total de 100, são Against Me! (EUA), Letrux, Carne Doce, Molho Negro, Luaz, Bratislava, Deb and the Mentals, E a Terra Nunca Pareceu Tão Distante, Bex e Potyguara Bardo. O DoSol está comemorando este ano 15 edições e vão realizar uma edição estendida, começando no dia 21 de outubro indo até 29 de novembro. A festa de abertura será no dia 21 de outubro no bairro da Ribeira, e nos dias 24 e 25 de novembro se concentram o maior número de artistas no Beach Club, na Via Costeira.
VEJA A PROGRAMAÇÃO DOS FESTIVAIS PELO BRASIL:
– Picnik
23 e 24 de junho
Brasília – DF
Tulipa Ruiz, Anelis Assumpção, Curumin, Rakta, André Sampaio, Bike, Garotas Suecas, Papisa, Young Lights, Supervão, Mescalines, Marrakesh, Joe Silhueta, Leo, Meu Amigo Tigre, Oxy, Cachimbó, Augusta e Palamar.
– MECA
Brumadinho – MG
29 de junho e 1 de julho
Elza Soares, Cordel do Fogo Encantado, Alice Caymmi, Rubel, Letrux e Iconili
– Dia da Música
30 de junho
São Paulo – SP
Rodrigo Ogi, Tiê, Tatá Aeroplano, Giovani Cidreira, BRVNKS, Kalouv, Toy Mashin (Argentina), Porcas Borboletas, Luiza Lian, Érica, Cinnamon Tapes, Souto MC, E a Terra Nunca Me Pareceu Tão Distante
– Sai da Rede
30 de junho e 1 de julho
Brasília – DF
30 de junho
Baco Exu do Blues, ÀttooxxÁ e Rincon Sapiência
01 de julho
Muntchako, Luedji Luna e Almério
– Paraíso do Rock
13 e 14 de julho
Paraíso do Norte – PR
Dia 13
Siba (PE), Jonnata Doll e os Garotos Solventes (CE), Retaliação (PR) e Cigarras (PR)
Dia 14
Forgotten Boys (SP), Stolen Byrds (PR), El Zombie (Argentina), Ultramen (RS)
– Festival Circadélica 2018
28 e 29 de julho de 2018
Sorocaba – SP
Dia 28 – Sábado:
Tropkillaz, Flora Matos, Fresno, Selvagen à Procura de Lei, Zander, Menores Atos, Paramethrik, Tagore, My Magical Glowing Lens, Jonnata Doll e os Garotos Solventes, Bike, Deb and the Mentals, Miêta e Fones
Dia 29 – Domingo:
Emicida, O Terno, Vanguart, Jaloo, A Banda Mais Bonita da Cidade, Zimbra, Benziê, Baleia, E a Terra Nunca me Pareceu tão Distante, Gorduratrans, Hierofante Púrpura, Kill Moves, Sky Down e Os Pontas
– Festival Coma
10 e 12 de agosto
Brasília – DF
festivalcoma.com.br
Elza Soares, Chico César, Maurício Pereira, Mundo Livre S/A, Céu, Marcelo Jeneci, Vanguart, Maglore, Flora Matos, ÀttoxxÁ, Supercombo, Xênia França, Apokalipo (Chile), Ana Muller, Linn da Quebrada, Vitor Araújo, Thabata Lorena, Menores Atos, Sr. Gonzales, Serenata Orquestra, Manchete Bomb, Plutão já foi Planeta, Pé de Cerrado, Jah Live, Gustavo Bertoni, Meu Amigo Tigre, Muntchako, Alarmes, Scatolove, A Engrenagem, Augusta, Aiure, Rosa Luz, Ops, Beto Mejia e Consuelo.
– Locomotiva Festival
18 e 19 de agosto
Piracicaba – SP
18 de agosto
O Terno, Dead Fish, Alfonsina (Uruguai), Deb and the Mentals, Camarones Orquestra Guitarrística, Ema Stoned, Catavento, Bamba EFX, Raça, Dolphin Kids, Stolen Byrds, John Filme, Vruumm, Spiral Guru, Yamasasi, Hate Moss, Namaha
19 de agosto
Boogarins, Scalene, Rakta, Odradek + SLVDR, E a Terra Nunca me Pareceu tão Distante, Menores Atos, Muñoz, NDK, Sick, Six Kicks, Laranja Oliva, Cabral, Zona 96, Rio Grande Blues, King in the Belly, Cabeça Chata
– Breve
25 e 26 de agosto
Belo Horizonte – MG
Sábado, 25/8
Pabllo Vittar, Iza, Mano Brown, Tropkillaz, Djonga, Carne Doce, Young Lights
Domingo, 26/8
Caetano Veloso Moreno Veloso Zeca Veloso Tom Veloso, BaianaSystem, Rincon Sapiência, Dônica, Teach Me Tiger
Coala Festival
1 e 2 de setembro
Memorial da América Latina – São Paulo – SP
Sábado, 1/9
Academia da Berlinda part. Lula Lira, ÀTTØØXXÁ, Baco Exu do Blues, Francisco, el Hombre, Gilberto Gil, Xênia França
Domingo, dia 2/9
Ilú Obá de Min convida Elza Soares e Juçara Marçal, Johnny Hooker, Luedji Luna, Mano Brown, Milton Nascimento part. Criolo, Rubel
– Festival Vento
6 a 9 de setembro
São Sebastião – SP
Luiza Lian, Ekena, Luisa e Os Alquimistas, Radiola Serra Alta, Garotas Suecas, Andreia Dias, Fingerfingerr, Alaíde Negão, Doralyce, O Novíssimo Edgar, Bia Ferreira, Ferve, Chico Correa, Xemalami, The Monkeys THC, Lauro Pirata e Two Bigs
– Mada
12 e 13 de outubro
Natal – RN
Dia 12
Nação Zumbi, Cordel do Fogo Encantado, ÀttooxxÁ e Jade Baraldo
Dia 13
BaianaSystem, Rincon Sapiência, Larissa Luz
– DoSol
24 e 25 de novembro
Natal – RN
– Dia 24 – Sábado
Edgar (SP), Acruviana (RN), Sinta A Liga CREW (PB), Bex (RN), Bratislava (SP), Potyguara Bardo (RN), E a terra nunca me pareceu tão distante (SP), Skarimbó (RN), Androide Sem Par (RN), Branda(GO), Baleia (RJ), Orquestra Greiosa (RN), Soul Rebel (RN), Nação Zambêracatu (RN), Céu (SP), Hurtmold (SP), Metá Metá (SP), Radiola Serra Alta (PE), Luísa e os Alquimistas (RN), Talma e Gadelha (RN), Joe Silhueta (DF)⠀⠀⠀
– Dia 25 – Domingo
⠀⠀
Rodrigo Alarcon (SP), PENSE (MG), Joseph Little Drop (RN), Letrux (RJ), Carne Doce (GO), Huey (SP), Molho Negro (PA), Luaz (RN), Canto dos Malditos (BA), Damn Youth (CE), Plutão já foi Planeta (RN), Camarones Orquestra Guitarrística (RN), Merdada (ES/CE)⠀