Grupo de Percussão da UFBA
A Sala do Coro do Teatro Castro Alves recebe no próximo dia 10 de setembro, às 20h, a “Mostra dos 60 anos do Grupo de Percussão da UFBA”, que celebra o aniversário do primeiro grupo de percussão do Brasil. As atrações desta noite histórica são grupos originados e coordenados por ex-alunos do Grupo de Percussão da UFBA : a Oficina de Sons, o Quinteto Afrosinfônico e a Transbatukada, além da presença artística dos alunos atuais, do coordenador e mestre, o professor doutor Jorge Sacramento e do atual coordenador, o professor doutor Aquim Sacramento.
O trabalho do Grupo de Percussão da UFBA é voltado para composições e arranjos que utilizam instrumentos como marimba, vibrafone, xilofone, tímpanos, caixa clara, bombo, tom-tons, pratos, triângulo, instrumentos vistos em um ambiente mais sinfônico. Mas o Grupo também se utiliza de instrumentos das tradições culturais, populares e identitárias afro-baianas, nordestinas e brasileiras, como pandeiro, zabumba, timbal, atabaque, conga, surdo, entre outros.
Grupo de Percussão da UFBA nasceu no ano em que o Brasil sofreu o golpe militar e sempre representou a resistência artística que manteve acesa a luz da esperança e da fé na construção de uma sociedade mais feliz. A celebração é um evento para toda a família, com classificação indicativa livre, especialmente voltado para profissionais, estudantes e professores de música, além de apreciadores desse enlace entre o erudito e o popular da música percussiva contemporânea, com um swing repleto de baianidade e temperos sonoros bem brasileiros. Os ingressos estão disponíveis pelo Sympla e na bilheteria do Teatro Castro Alves, com um valor de R$ 30,00 a inteira e R$ 15,00 a meia entrada.