
Samba comendo no Centro – Bucha de Terno em homenagem a Batatinha e Gal do Beco
O coletivo É Samba da Bahia! , referência na valorização do samba como patrimônio imaterial da Bahia, lança o projeto “Samba comendo no Centro” (@sambacomendonocentro). A iniciativa propõe uma introdução na tradição do samba baiano, por meio de ações de memória, formação e difusão cultural, que ocorrerão durante o mês de maio de 2025 em espaços históricos do centro de Salvador.
As rodas de samba acontecerão em três domingos de maio de 2025, conduzidas pelo trio Bucha de Terno (@abuchadeterno), através do seu projeto Rodas de Sambas da Bahia (@rodadesambasdabahia e apresentadas pelo Mestre de Cerimônia Sr. Clarindo Silva (Mestre Calá).
A proposta visa homenagear mestres do samba, vivos e in memoriam, que formam um Retrato Fiel da Bahia, contribuindo significativamente para a construção cultural e identitária do estado. Nesta primeira edição, o projeto oferece uma programação planejada, gratuita e aberta ao público.
RODAS DE SAMBA EM TRÊS DOMINGOS DE MAIO
Três grandes rodas de samba contarão o centro histórico de Salvador, celebrando seis nomes fundamentais da cultura baiana. Os encontros serão contínuos pelo grupo Bucha de Terno (@abuchadeterno), através do projeto Rodas de Sambas da Bahia (@rodadesambasdabahia), e terão como mestre de cerimônia o ilustre Clarindo Silva (Mestre Calá):
- 04 de maio – 17h – Cantina da Lua (Pelourinho)
Roda: “Alô Bahia”
Homenageados: Claudete Macedo (in memoriam), Guiga de Ogum e Noel Rosa - 18 de maio – 16h – Bar Batatinha (Centro Histórico)
Roda: “Eu vou chegar sambando”
Homenageados: Batatinha (in memoriam) e Gal do Beco - 25 de maio – 17h – Bar do Neuzão (Centro Histórico)
Roda: “O meu galho é na Bahia”
Homenageados: Riachão (in memoriam) e Paulinho do Reco
Cada encontro contará com música ao vivo, depoimentos e o calor da comunidade sambista em celebrações à ancestralidade, à resistência e à alegria do samba da Bahia.
Serviço
O quê: Projeto “Samba comendo no Centro” – Rodas de samba, oficinas e homenagens a mestres do samba baiano
Quando: Domingos – dias 4, 18 e 25 de maio de 2025, e sábado – 24 de maio (oficinas)
Onde: Cantina da Lua, Batatinha Bar, Bar do Neuzão e Casa do Benin – Centro Histórico de Salvador
Quanto: Gratuito (acesso por ordem de chegada)
Realização: Coletivo É Samba da Bahia