
Festival LGBTQIAPN+ de Arte e Cultura – Aila Menezes, Maira Menezes e outros
O Pelourinho será palco, neste sábado (17), de um festival que celebra a cultura LGBTQIAPN+ por meio da arte, da música e de ações sociais. A iniciativa integra a política da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) de valorização da diversidade e de ocupação dos largos do Centro Histórico com programações inclusivas e representativas. A data escolhida marca o Dia Internacional de Combate à LGBTQIAPNfobia, reforçando o caráter simbólico e político do evento.
Com programação gratuita e aberta ao público, o Festival LGBTQIAPN+ de Arte e Cultura vai ocupar os largos Pedro Archanjo, Quincas Berro D’Água e Tereza Batista, das 10h à meia-noite. Shows musicais, performances artísticas, oficinas, desfiles e ações sociais fazem parte da grade do evento, que tem como objetivo promover a visibilidade da comunidade LGBTQIAPN+ e reconhecer sua contribuição para a cultura baiana.
Promovido pela SecultBA em parceria com a cantora Aila Menezes e a Central de Eventos, o festival espera reunir cerca de três mil pessoas ao longo do dia, entre moradores locais, turistas e integrantes da comunidade LGBTQIAPN+.
Além das atrações culturais, o público poderá contar com ações de saúde e acolhimento, como distribuição de preservativos, realização de exames e a “Consulta do Nome” – iniciativa que oferece orientação jurídica e valorização da identidade de pessoas trans e travestis.
Entre os destaques da programação estão os shows de Maira Menezes, com o espetáculo Mai Diversa(Mente), e de Aila Menezes, que apresenta o Baile de Todas as Cores. O evento também contará com apresentações do coletivo Afrobapho, do grupo Samba Ohana e do DJ Pretin. O encerramento será com o Palco das Estrelas, um grande show em homenagem às pioneiras da cena drag baiana.
De acordo com o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Bruno Monteiro, o festival vai além da celebração: “O Festival LGBTQIAPN+ reforça o compromisso do Governo do Estado com a diversidade, o respeito e a inclusão. A cultura é uma ferramenta poderosa de transformação social, e este festival é uma manifestação concreta do nosso apoio à luta por igualdade de direitos e contra qualquer forma de discriminação”, afirmou.
Para além do festival, o Pelourinho recebe, semanalmente, apresentações culturais apoiadas pela SecultBA que promovem a diversidade LGBTQIAPN+ e fortalecem o papel dos largos como espaços de convivência, arte e resistência. Nos próximos dias, por exemplo, os largos vão receber os shows de Lui (23/05), com o projeto “Paraíso do Lui”; Paulilo Paredão, DJ DMT e DJ Cris, com o “Baile do Vale” (24/05); Sambaiana, com o “Samba na Praça” (24/05); e DJ Prettin D’Kingo, com o projeto “Orgulho e Raízes” (25/05).
PROGRAMAÇÃO – 17 DE MAIO DE 2025
Largo Pedro Archanjo
15h – Paulilo Paredão
Primeiro paredão LGBTQIAPN+ da Bahia, projeto periférico que mistura música, oficinas e arte urbana como ferramenta de resistência e inclusão.
16h – Samba Ohana
Grupo formado por mulheres negras e LGBTQIAPN+ que resgatam o samba de raiz com energia e representatividade.
17h – Show de Drags (Palco das Estrelas)
Espetáculo com performances de música, dança e comédia de drags como Mary Jane Beck, Valerie O’Hara, Becca Baroni, Duda Baronni, Tereza Skyper e Spadina Bank. Homenagem às pioneiras da cena drag baiana.
18h – Chocolate Batidão
Projeto musical dançante com estética vibrante e letras envolventes, trazendo hits como “Toca DJ” e performances especiais.
Largo Quincas Berro D’Água
18h – Mai Diversa(Mente)
Cantora, compositora e bailarina, a artista Maira Menezes une música, dança e teatro em um show cosmopolita com ritmos globais e raízes baianas.
19h – Evelyn e Coletivo Afrobapho
Performance artística e política de um coletivo que une arte, antirracismo e identidade LGBTQIA+ periférica com forte impacto visual e narrativo.
20h – DJ Pretin
DJ e produtor com carreira internacional, conhecido pela fusão de gêneros como afrobeats, brasilidades e indie em sets envolventes.
21h – Aila Menezes e o Baile de Todas as Cores
Encerrando a noite, Aila apresenta seu baile que celebra a diversidade com música, dança e presença cênica, reunindo convidados da cena LGBTQIAPN+ para um show de cor, som e orgulho.