
Claudia Cunha em ‘Pássaro do Brasil’
“Pássaro do Brasil” dá nome ao show que Claudia Cunha leva ao palco principal do Teatro SESC Casa do Comércio, no dia 26 de abril de 2025. O título se inspira na canção “Canário do Brasil” de Joyce Moreno, que traduz a imagem do pássaro na garganta de quem canta, e essa associação bem comum que se faz entre cantores e passarinhos.
Desde menina nessa sina de canária, no interior de um Brasil culturalmente rico, Claudia vem de uma infância em que grande parte das experiências sociais e íntimas são cantando, seja solitária ou coletivamente. Quando o canto se tornou um chamado incontornável para viver da voz profissionalmente, a cidade grande passou a ser seu lugar de morada. Em Salvador, seu primeiro e elogiado álbum “Responde a Roda” foi concebido e lançado. Neste novo show, canções inéditas e releituras farão parte do roteiro, que pretende lançar as bases para a gravação do seu segundo álbum.
Claudia Cunha divide o palco com Felipe Guedes (violão e guitarra), Ícaro Santiago (teclados) e Rafael Santana (percuteria). A direção musical é de Ruan de Souza.
Claudia Cunha
Uma das principais artistas da cena musical de Salvador, Claudia reside e desenvolve sua carreira musical na Bahia desde 1996. Formada em Música pela Universidade Federal da Bahia, é dona de um canto afiado e cheio de sutilezas. Suas apresentações têm sido levadas aos importantes teatros e projetos artísticos da capital e interior (Domingo no TCA, Festival de Lençóis, Música no Parque, Música no Porto, Conexão Vivo, FLICA, Circuito Cultural Banco do Brasil, MPB Petrobrás, Toque Brasileiro, etc), além de dividir o palco com consagrados nomes da MPB como João Bosco, Gilberto Gil, Moraes Moreira, Geraldo Azevedo, Paulinho Boca, Xangai e outros. Seu primeiro CD ‘Responde à Roda’ é resultado do Prêmio Braskem de Música e foi lançado nacionalmente gravadora Biscoito Fino. Esse trabalho lhe rendeu indicação ao Prêmio da Música Brasileira como Melhor Cantora (Categoria Regional) e a circulação por várias capitais em projetos e espaços importantes do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belém, etc. Seu percurso elogiado como intérprete lhe rendeu ainda os três prêmios mais destacados da área musical da Bahia: Prêmio Braskem Cultura e Arte (Música); Troféu Caymmi e o X e V Festival de Música da Educadora FM (ambos como Melhor Intérprete).
Em 2014, Claudia participou ativamente das celebrações em homenagem ao Centenário de Caymmi com o show “Caymmi é 100”; como cantora e atriz do musical “Caymmi: do rádio para o mundo”, e como integrante da comissão julgadora do Prêmio Caymmi de Música. Tem estado em cartaz com o show “Solar”, dedicado à Gal Costa, desde 2012. Participou ainda dos shows “Três por Acaso”, ao lado de Capinan e Gereba; “Duas&Dois” ao lado de Ana Mametto, Alexandre Leão e Yacoce Simões (com direção de Andrezão Simões); e “Três na Folia” com Manuela Rodrigues e Sandra Simões. Em 2016 esteve na Cidade do México realizando dois shows em celebração ao Centenário do Samba. Em 2017, ano de comemoração dos 50 anos do Tropicalismo, ao lado de Alexandre Leão e Moreno Veloso, abriu a programação do Carnaval do Pelô recebendo como convidados Gilberto Gil, Caetano Veloso e Capinan.. Em 2023, foi a artista convidada da OSBA (Orquestra Sinfônica da Bahia) no Baile Concerto em homenagem a Gal Costa, realizado na Concha Acústica do TCA. No carnaval de 2024, participou ao lado de Marcia Short e Ana Mametto, do Trio do Balancê, em homenagem à Gal. E em julho, participou de intercâmbio musical com artistas do Samba Résille em Toulouse/FRANÇA, realizando shows na cidade.
Serviço:
Claudia Cunha em ‘Pássaro do Brasil’
Dia 26 de abril de 2025, sábado, 20 horas
Teatro SESC Casa do Comércio – Av. Tancredo Neves,1109 – Caminho das Árvores
Ingressos: R$ 10,00 e R$ 20,00
Vendas: Sympla