Barbárie Bundi em ‘Kitanda’

Barbárie Bundi em ‘Kitanda’

Barbárie Bundi em ‘Kitanda’

by
2 2 people viewed this event.

A drag queen Barbárie Bundi abre a sua “Kitanda” na Varanda do Sesi Rio Vermelho em novembro. Depois de estrear no Pelourinho em setembro, o novo show da artista terá três apresentações gratuitas nos dias 19, 20 e 21 de novembro. Será o primeiro feriado de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, na Bahia, e o marco será celebrado com shows especiais pela artista.

Celebrando a cultura popular e a ancestralidade afro-brasileira, com um repertório de muitas autorais e algumas releituras, “Kitanda” aprofunda a pesquisa da afro drag sobre temas como ancestralidade, raça e interseccionalidade iniciada no seu trabalho anterior, o álbum “Aquátika”. No palco, Barbárie é acompanhada pelos músicos Heverton Diodé, na percussão, Marcelo Santana, nos arranjos e programações, e Lucas França, no violão. A direção musical é de Ziati Comazi.

“Depois da estreia no Pelourinho, agora chegamos ao Rio Vermelho, e em um mês tão representativo como novembro. A ideia é trazer a experiência do primeiro show, aprofundar nossas canções e reforçar esse encontro potente com o público. Será também um momento para celebrar artistas negros da cena drag queen, além de apresentar nossa Kitanda com afroempreendedores incríveis. ‘Kitanda’ acontece num momento especial, não só pelas novas canções, mas também por poder voltar a cantar ao vivo, com banda. O repertório é profundamente afetivo, construído a partir das minhas vivências e memórias, celebrando a terra e o afeto preto, agradecendo toda ancestralidade que me forma e me sustenta.

Além de show, “Kitanda” será também o novo álbum de Barbárie Bundi, que está em produção há dois anos e tem lançamento previsto para este mês nas plataformas digitais. Nele, a artista revisita histórias pessoais, voltando às canções do Candomblé, as memórias de sua avó, ao mesmo tempo em que explora beats eletrônicos.

AFROEMPREENDEDORISMO

A programação inclui ainda, no dia 21 de novembro, a “Kitanda da Barbárie” marcando o encerramento do projeto “Kiandas Ocupam o Centro”, que desde maio vem mobilizando a arte drag queen produzida por pessoas negras, pardas e indígenas de Salvador em atividades de ocupação de outros espaços LGBTQIAPN+ da cidade e com foco em novos públicos.

Fazendo jus ao nome do show, também como parte desse fomento à arte e empreendedorismo preto, a Barbárie Bundi convidará afroempreendedores parceiros para compor a sua Kitanda, expondo e comercializando produtos criativos no espaço. 

HOMENAGEM

Em uma ode à arte drag queen da Bahia, Barbárie Bundi reservou para o último dia da temporada, também no dia 21 de novembro, uma programação especial. No momento “Celebração Rainha AfroDrag”, a artista irá homenagear uma artista drag queen com a entrega de uma obra de arte assinada pelo artista plástico Vinicius Varjão.

Realizado pela DAN Território de Criação, O projeto “Kiandas Ocupam o Centro” foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Barbárie Bundi     

Criada pelo multiartista Thiago Romero, é uma Afro Drag Diaspórika Barbárie Bundi atua como cantora, performer, artista visual, diretora artística e figurinista. Há 12 anos, sua pesquisa se concentra nas artes pretas da diáspora, buscando ampliar as narrativas afirmativas LGBTQIAPN+. Seu trabalho busca o diálogo entre diferentes linguagens artísticas, incluindo arte drag, música afro-brasileira, artes visuais, performance, artes cênicas, ritualidades das religiões de matriz africana e a visualidade afrodiaspórica. Sua pesquisa artística tem sido norteada pelo conceito de Afro-Fabulação (Tavia Nyong’o) e nas expressões artísticas negras contemporâneas. Como últimos trabalhos lançados, disponíveis nas plataformas on-line, tem o EP “Aquátika” e o audiovisual “Dengo: carta ao amor preto”.

Serviço:

Show “Kitanda” – Barbárie Bundi
Data:
 19 a 21 de novembro (terça a quinta-feira)
Horário: 21h
Local: Varanda do Teatro Sesi Rio Vermelho (R. Borges dos Reis, 9 – Rio Vermelho)
Entrada Gratuita

To register for this event please visit the following URL:

 

Date And Time

19/11/2024 - 21:00

Share With Friends

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.