Baile do Farol – AfroBeach & Edu Casanova e Beatriz Sena & Cadência Afro Latina
A Bahia é o estado mais africano do Brasil com sua música, religiosidade e tradições. Ancestralidade esculpida nas suas ruas, ladeiras, igrejas, festas populares, movimentos de rua, blocos afros e afoxés. Tudo isto culmina na sua grande festa: O Carnaval. Aqui, nasceu o AFROBEACH! “Afro” de movimento africanizado, dança de rua e “Beach” de praia, litoral brasileiro, verão e carnaval. Uma ideia do cantor, compositor e produtor musical Edu Casanova que, no intuito de fortalecer os movimentos de dança de rua e unir estas duas paixões brasileiras que é a dança afro e a música baiana, criou a companhia AFROBEACH. Músicas elaboradas pelos maiores compositores da novíssima safra baiana a sonoridade dos tambores ganha reforço com os beats dos DJs e a poesia faladas nas ruas da Bahia, refletindo sobre amores, religiosidade e alegria, música para levantar o astral e balançar o corpo.
BEATRIZ SENA E A CADÊNCIA AFRO LATINA
A música instrumental afro-brasileira e latina carrega em si a ancestralidade e as histórias de resistência das comunidades negras e indígenas, que enfrentaram séculos de opressão e marginalização. Esses sons e ritmos, como o samba, o candomblé, a bossa nova e a música caribenha, não são apenas expressões artísticas, são veículos de memória e identidade. Ao valorizar e promover essa música, a sociedade reconhece e honra as contribuições fundamentais dessas culturas para a construção de uma identidade plural e inclusiva.
Beatriz Sena, musicista e percussionista de Cachoeira, iniciou sua carreira musical aos 9 anos integrando a Filarmônica Minerva como clarinetista. Expandiu-se como percussionista em projetos como Yakurinxirê e tocou em orquestras e festivais, como o Festival da Virada com Claudia Leitte. Em 2023, aos 19 anos, venceu o reality TIMBROWN, sendo nomeada a percussionista mais completa da Bahia. Atua com artistas como Rachel Reis, Sued Nunes, MC Tha e Mário Soares.
Serviço:
Baile do Farol no Projeto Tamar
Sábado, 28 de janeiro, às 19h30
Abertura dos portões: 19 horas
Fundação Projeto Tamar – Praia do Forte – Av. do Farol, S/N , Mata de São João
Ingressos entre R$ 40,00 e R$ 80,00
Vendas: Sympla e na Bilheteria do Projeto Tamar – Praia do Forte