As Ganhadeiras de Itapuã
Com uma trajetória artística marcada por prêmios e participações em grandes eventos nacionais e internacionais, o grupo As Ganhadeiras de Itapuã já é um ícone da cultura afro-brasileira, e suas apresentações em espaços da CAIXA Cultural serão uma oportunidade única de ampliar o alcance desse legado. Elas se apresentam neste sábado (21) e domingo (22), às 17 horas, no Espaço da Caixa Cultural em Salvador.
Iniciando uma turnê que rodará pelas outras unidades da CAIXA Cultural, o grupo As Ganhadeiras de Itapuã apresenta uma trajetória artística marcada por prêmios e participações em grandes eventos nacionais e internacionais, já podendo ser considerado um ícone da cultura afro-brasileira.
O projeto também visa fomentar a troca cultural entre diferentes regiões do Brasil, levando a potência da herança cultural de Salvador a outras capitais, em um esforço de preservação, valorização e difusão do patrimônio imaterial afro-brasileiro.
Além do impacto artístico, a turnê contribui para o fortalecimento das identidades afro-brasileiras, promovendo o reconhecimento da diversidade cultural do país e incentivando o público a refletir sobre a importância histórica das mulheres negras na construção da sociedade brasileira.
O Grupo, nascido no tradicional bairro de Itapuã, carrega consigo uma rica herança cultural que remonta às ganhadeiras, mulheres negras que, historicamente, trabalhavam vendendo alimentos e lavando roupas nas margens da lagoa do Abaeté. Essa mulheres, além de sustentarem as famílias, forma fundamentais na preservação e difusão das tradições afro-brasileiras.
As Ganhadeiras de Itapuã
21 e 22 de dezembro, 17 horas
CAIXA Cultural Salvador – Centro