Outra nova banda baiana vai ganhar uma divulgação de uma grande gravadora. A Cof Damu assinou com a Som Livre, braço fonográfico da Rede Globo. O contrato prevê o lançamento de um disco por um selo da mepresa, o Som Livre Apresenta, que já lançou este ano os músicos Jonas Sá e Mariano San Roman e a banda Tom Bloch. O disco da Cof Damu, primeiro da banda, deve ser lançado ainda no primeiro trimestre de 2008.
O mais bacana é a proposta do projeto da Som Livre, que realmente vem se destacando por tirar o foco somente nas trilhas de novela e ampliando seu leque para artistas brasileiros de todos os níveis. Bom lembrar que relançaram discos clássicos de seu acervo, além de lançar matrial de nomes consagrados da MPB e nomes importantes, mas não tão badalados, fora coletâneas. No seu site a Som Livre fala que seu objetivo nesse projeto com artistas novos é “contribuir para a formação e renovação da cultura brasileira e, por isso, nasce com a missão de dar oportunidade a artistas que possam oxigenar o cenário musical. A preocupação inicial é apenas cultural, ainda que a empresa também vá implementar um novo modelo de negócios”.
Brasil no exterior
A banda de Brasília Supergalo foi convidada para se apresentar no festival Headshrinker, que acontece em duas cidade da Alemanha agora no finalzinho do ano. O grupo vai aproveitar a viagem para fazer uma turnê de mais de duas semanas pela Europa se apresentando em outras cidade e países. Várias outras bandas brasileiras devem aportar na gringolândia em 2008. O badalado South by Southwest (SXSW) convidou uma dezena de bandas brasileiras para se aprsentar no evento em 2008. Entre elas estão MQN, Lucy and the Popsonics, Pata de Elefante, Montage, Vamoz, Elma, Debate, Satanique Samba Trio e Pexbaa. Até o momento a MQN é a única que consegui não só confirmar a particpação, mas estender a presença nos Estados Unidos com mais uma semana de shows.
Gringos no Brasil
Já começaram a anotar, né? Mas a lista continua crescendo. Entre os confirmados e cogitados estão My Chemical Romance (fevereiro), Interpol (março), Iron Maiden (março), Bob Dylan (março), Rage Against the Machine (março/ abril) com Deftones e Cypress Hill, Ozzy Osbourne e Korn (abril), Queens of the Stone Age (?), Radiohead (?)…
Los Hermanos de volta?
Ainda acho improvável, mas deu na coluna do colega Bruno Nogueira que os Los Hermanos voltam no primeiro semestre de 2008.
Calendário de festivais para 2008
A ABRAFIN – Associação Brasileira de Festivais Independentes, divulgou .
Para o próximo ano, a ABRAFIN planejou reuniões gerais ao longo do calendário de festivais brasileiros em cidades diferentes, sendo a primeira delas no Recife, durante o Abril Pro Rock, a segunda em agosto, no Festival Calango em Cuiabá e a terceira em dezembro, no Rio de Janeiro, durante o festival Evidente. Reuniões regionais entre os produtores também estão previstas em março e maio, no Campeonato Mineiro de Surf e no Festival Casarão, respectivamente.
No calendário de festivais independentes em 2008, temos mudanças de datas de realização com relação a alguns eventos, sobretudo nos festivais que ocorrem no Nordeste. Confira as datas e já aproveite para se programar:
CALENDÁRIO DE FESTIVAIS – ABRAFIN – 2008
HUMAITÁ PRA PEIXE – Rio de Janeiro – 04 a 31 de Janeiro
REC-BEAT – Recife – 02 a 05 de fevereiro
CAMPEONATO MINEIRO DE SURF – Belo Horizonte – 19 a 22 de março
ABRIL PRO ROCK – Recife – 11 a 13 de abril
ELETRONIKA – Belo Horizonte – 15 a 18 de maio
CASARÃO – Porto velho – 16 a 18 de maio
BANANADA – Goiânia – 23 a 25 de maio
PORÃO DO ROCK – Brasília – 30 e 31 de maio
PORTO MUSICAL – 1ª semana de junho
BOOM BAHIA – 12 e 13 de julho
FESTIVAL DOSOL – Natal – 11 a 13 de julho
FEIRA DA MÚSICA – Fortaleza – 13 a 16 de agosto
CALANGO – Cuiabá – 15 a 17 de agosto
JAMBOLADA – Uberlândia – 12 a 14 de setembro
MADA – Natal – 4ª semana de setembro
DEMO SUL – Londrina – 18 e 19 de outubro
GOIÂNIA NOISE – Goiânia – 4ª semana de novembro
FESTIVAL EVIDENTE – Rio de Janeiro – 2ª semana de dezembro
Humaitá pra Peixe
O primeiro festival de 2008 já solta sua programação mostrando que o ano promete muito. O apoio da Petrobras e a consolidação do mercado de porte médio ajudam numa escalação bem bacana do festival. Confiram:
SHOWS (sexta, sábado e domingo) às 19hs
04 – Raphael Gemal / Roberta Sá
05 – Do Amor / Vanguart
06 – Cabeza de Panda / Maquinado
11 – Silvia Machete / João Brasil
12 – Manacá / Frank Jorge
13 – Darvin / Strike
18 – Superguidis / Érika Martins & Telecats
19 – Songoro Cosongo / Z’Africa Brasil
20 – Macaco Bong / Jay Vaquer
25 – Oswaldo G. Pereira / Fino Coletivo
26 – Moyseis Marques / Diogo Nogueira
27 – Show surpresa!!!
TALK SHOWS (segundas)
07 – Toni Garrido + David Moraes
14 – Moreno Veloso + Kassin + Domenico
21 – Mar’tnália + Paulinho Moska
28 – Rodrigo Maranhão + Pedro Luis