O Portishead, um dos nomes mais aclamados e cultuados da música nos anos 1990, voltou aos palcos na última segunda-feira (2 de maio) para seu primeiro show ao vivo em sete anos. A apresentação fez parte de um show beneficente do War Child UK para a Ucrânia. Num show curto de cerca de trinta minutos, na O2 Academy em Bristol, a banda apresentou apenas 5 músicas, “Mysterons”, “Magic Doors”, “Wandering Star”, “The Rip” e “Roads”, três do clássico álbum Dummy (1994) e duas do Third (2008), primeiro e último álbum do grupo.
Com os membros originais no palco, Beth Gibbons, Adrian Utley e Geoff Barrow, o Postishead fez uma apresentação para um público de 1600 pessoas mostrando a razão da devoção ao grupo.
Desde a abertura com a clássica “Mysterons”, Gibbons mostrou que sua voz quase não mudou desde os anos 90 e continua inebriante, o que foi reafirmado nas músicas seguintes.
A última apresentação do Portishead havia sido no Festival de Benicàssim em julho de 2015. Após o show em Bristol a agradeceu ao público no twitter: “Obrigado a todos que estavam envolvidos esta noite para torná-lo [um] show muito especial. Público, tripulação, bandas e organizadores. Também obrigado a todos que pagaram pela transmissão ou doaram.”
Além do Portishead, a noite teve ainda a excelente Idles como headliner e também contou com performances de pessoas como Billy Nomates, Willie J Healey, Katy J Pearson e Heavy Lungs.