A vida é assim
Dezenas, centenas, milhares de bandas surgem a cada ano em qualquer cidade do mundo tentando um lugar ao sol no badalado showbusiness. O sol, no entanto, não brilha, nem vai brilhar para todos e não é só o talento que conta. Talento, sorte e trabalho, muito trabalho. Uns encaram, persistem e conseguem, outros não. O futuro nunca é muito certo, resta construir para ver até onde vai. Fazer rock na Bahia já foi mais fácil, mas nunca foi o melhor lugar para isso. Assim mesmo daqui já surgiram nomes consagrados como Raul Seixas, Camisa de Vênus e Pitty, para falar dos mais famosos. Todo esse papo é para dizer que é batalhando mesmo, é pulando obstáculos que se chega a algum lugar. Se aqui rock e muito do mundo que o cerca ainda é visto de forma marginal, é justamente isso que faz do cenário rock baiano algo tão resistente e com tanta personalidade. Mesmo que o discurso radical de rock contra tudo já soe muito ultrapassado. O rock baiano já viveu momentos mais complicados e hoje, aos poucos, vai se tornando mais profissional. Com êxitos ali, decepções acolá, grandes avanços e enormes retrocessos. E assim o rock baiano segue. Assim recebemos a notícia do fim de mais uma boa banda, promissora e que vinha conquistando espaço aqui e fora do estado. A Automata anunciou seu fim no momento que se preparava para shows em festivais e para lançamentos de clipes. Uma pequena derrota para o rock local. No Festival DoSol, em Natal, quem substitui a banda é a Los Canos.
Andando para frente
Por outro lado, vários avanços. A Cascudura, por exemplo, que há mais de dez anos roda no mercado está para lançar seu quarto disco, “Bogary”. O CD já está na fábrica e sairá encartado na Revista OutraCoisa, como já foi falado aqui. O lançamento está previsto para o final de julho ou início de agosto.O mesmo disco sairá também pela nova gravadora Terapia Records, que tem entre seus artistas a Fresno, Matanza, Cachorro Grande. entre outros. Outra banda dando passos largos é a ZecaCuryDamm, que planeja turnê pelo sudeste do país em agosto, incialmente com shows em São Paulo, Rio e Belo Horizonte. Do universo do Metal, a Plexus vai lançar seu novo disco, “Lifecycles”, neste sábado. O melhor é que estará totalmente disponível na Internet no site da banda (plexusband.com.br), tanto o áudio quanto o encarte em alta resolução. As músicas estarão em MP3, mas também no formato WAV para quem quiser uma cópia idêntica ao original. A Sangria também segue sua trajetória em busca de melhores horizontes. O grupo está com o clipe de “Acerto de Contas” na programação da MTV e já gravou também sua participação no programa MTV Banda Antes, que deve ir ao ar em julho.
Na estrada
Por falar em Sangria, eles são os representantes locais na etapa de Salvador da MTV Banda Antes na Estrada, que acontece no Rock in Rio Café dia 29 de julho com as bandas Rock Rocket (SP), Faichecleres (PR), Zefirina Bomba (PB), Vanguart (MT), Daniel Belleza & os Corações em Fúria (SP) e Ecos Falsos (SP). A turnê vai levar essas bandas para várias cidades nordestinas, incluindo na Bahia, além de Salvador, Vitória da Conquista no dia 30.
Selo novo
Outra boa nova no universo independente baiano é o lançamento este mês de mais um selo. Trata-se de Maquinário, que deve ter como primeiro lançamento o novo disco da banda Lampirônicos no começo de 2007. O disco já está sendo produzido. No comando do selo o vocalista da Lampirônicos, Vince de Mira.