Coletânea

Opções de Carnaval
Para quem não gosta do Carnaval tradicional, há boas opções em vários cantos do Brasil para se curtir a festa ouvindo uma música que não seja exatamente carnavalesca. Em Salvador, o Palco do Rock acontece em sua 13ª edição reunindo 38 bandas em 4 dias (17 a 20/02) de evento. Entre as bandas escaladas estão locais e sete visitantes: Playground (SP), Maldita (RJ), Delinqüentes (PA), Dead Nomads (PB), Jolly Joker (PA), Levant (CE) e Projeto 50 (PB). Também por aqui o Palco Transamérica vai levar a Ondina bandas como O Círculo, Diamba e Adão Negro, entre outros. Pelo Brasil afora outros eventos agitam o Carnaval. Em Curitiba, de 17 a 19 de fevereiro, rola o Psycho Carnival, um festival de Psychobilly que vai reunir nomes como Kães Vadius, Ovos Presley, Los Diaños, entre outros. Num sítio no interior de Santa Catarina está programado o Festival Psicodália de Carnaval, com nomes diversos do rock psicodélico brasileiro, com Sérgio Dias (dos Mutantes) como atração principal. No Ceará, a opção é para quem gosta de Jazz e Blues, com as cidades de Fortaleza e Guaramiranga recebendo atrações diversas no Festival de Jazz & Blues. Em Recife, acontece o já tradicional Rec Beat, que este ano reúne nomes como Tom Zé, Z´África Brasil, Bonde do Rolê, Vanguart, Montage, Mr. Catra, Curumin, Macaco Bong, Isca de Polícia, Digitaria, entre outros.

Movimentação
As bandas Brinde e Los Canos já estão com seus novos CDs em mãos. O grupo de Rap Império Negro também acaba de lançar trabalho novo, é o segundo disco deles. A Matiz estréia com um EP de seis músicas (formato já clássico o rock local) e um vídeo-clipe. Quem também lançou clipe foi Vandex, com “Erasmo de Rotterdam (O Musical)”. A Vestido Preto de Valentina prepara o single visual em DVD “Ruídos”, que será lançado em março com uma espécie de clipes de suas novas músicas. O trabalho sai pelo próprio selo do grupo, o novo Ted Bunny Records. Já a banda de Metal Malefactor é a principal atração da quinta edição do Killing the Carnival, festival que acontece em Recife no próximo dia sábado. Novidades também na Lou que finalmente acerta com a nova vocalista, agora a cantora Dany Nascimento.

Dez anos sem Chico
Há uma década o músico Chico Science faleceu tragicamente num acidente de carro. Morto no auge da carreira, ele deixou dois discos e uma impressionante capacidade e criatividade para mesclar sons e idéias sem ficar preso a guetos e preconceitos. Responsável pelo Mangue Beat e por dar um novo tempero a música brasileira, ainda hoje ele influencia o que é feito no país, para o bem e para o mal. Um grande nome da música pop nacional que deveria ser ouvido muito mais, não só pela música, mas também pelas idéias que apresentava.

Wilson e Martin juntos
Brian Wilson está tentando convencer o produtor dos Beatles, George Martin, a produzir um novo projeto com o Beach Boys. A idéia de Wilson é que Martin faça com antigas gravações dos Beach Boys um trabalho de reedição parecido com o que ele fez com o material dos Beatles no álbum “Love”. Seria em encontro antológico.

Vem por ai
Anota ai, nas próximas semanas Salvador recebe shows da Supergalo, Moptop, Vanguart, Mombojó e Nação Zumbi. Ah! E Chico Buarque.

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.