ANtes que falem qulquer coisa, abaixo segue a coluna que sai às terças-feira no jornal A Tarde, escrita por este que vos escreve:
Radiohead por aqui?
A produção do Tim Festival está tentando fechar shows da banda inglesa Radiohead para a programação do festival deste ano. Como o evento deve esticar seus tentáculos para alguns shows em Salvador, não custa sonhar. É o quinto ano consecutivo que o festival tenta trazer o Radiohead para o Brasil. Em maio, o grupo dá início a uma nova turnê européia e finaliza os shows com apresentação no V Festival, em agosto.
É desse evento inglês que costuma sair alguns dos nomes que vêm se apresentar no Tim. A banda inglesa deve aproveitar a turnê para testar as músicas do novo disco. Em julho, o Radiohead aparece na trilha sonora de uma animação baseada em uma adaptação de “A Scanner Darkly”? de Philip K. Dick. A trilha inclui a banda tocando ao lado do diretor do filme, Richard Linklater, além de uma canção do vocalista Thom Yorke. O líder do grupo na verdade estaria preparando um primeiro disco solo
Curitiba Rock Festival
Em tempo de especulações, os boatos sobre o Curitiba Rock Festival começam a pipocar enquanto a produção não solta nenhuma informação. O festival que trouxe Pixies, Teenage Fanclub, Weezer e Mercury Rev em anos anteriores deve continuar com nomes internacionais relevantes. As especulações falam em Ian Brown [ex-líder do Stone Roses] como nome certo, além de Interpol, Morrissey, Depeche Mode, Cardigans, Dandy Warhols, Dinosaur Jr… É esperar as confirmações. O festival acontece nos dias 20 e 21 de maio.
Nada de Dub em Salvador
O coletivo Easy Star All Star está com turnê fechada no Brasil. E mais uma vez, Salvador, que era destino certo, ficou de fora. O grupo, que transformou o clássico “Dark Side of the Moon”?, do Pink Floyd, em versões dub, se apresenta lá no Brasil: Porto Alegre, Sampa, Rio e Belo Horizonte. Outro grupo que está com agenda de shows pelo Brasil é a Sham 69. A banda, que tem 30 anos de carreira e é uma das precursoras do street punk, se apresenta em junho em São Paulo.
Canto dos Malditos
Como já tínhamos adiantado aqui e a produtora da banda fez questão de negar, a banda baiana Canto dos Malditos na Terra do Nunca está com contrato assinado com a gravadora Warner. A produção do primeiro CD está a todo vapor, com a banda no Ri ode Janeiro, enfurnada em um estúdio sob o comando do guru do rock independente brazuca Carlos Eduardo Miranda, responsável por grandes descobertas no meio. O disco deve ficar pronto em abril.
Rock no interior
Conquista entra no mapa rocker baiano. A cidade integra a turnê Banda Antes, que foi adiada para maio e inclui bandas como a ótima Vanguart [MT], Zefirina Bomba [PB] e Faichecleres [PR]. A turnê passará por cidades nordestinas e vai até Belém, incluindo Conquista e Salvador. Outro evento é o Conquista Rock Festival, que será realizado em outubro. Antes, de 20 a 23 de abril, a cidade recebe o Point Rock dentro da Miconquista (a banda Ecos Falsos é a primeira confirmada) e um palco alternativo dentro do Festival de Inverno.