Para quem tem banda e reclama muito e faz pouco algumas boas dicas para tentar fazer com que o trabalho ande:
A Rádio pública Educadora FM promove no próximo dia 31 no Teatro do Irdeb (Federação) um encontro com músicos, produtores e profissionais ligados a música no estado. Será uma boa oportunidade ppara discutir idéias e o papel da Radio, neste caso uma rádio Pùblica que tem proposta na formação e na fomentação da cultura baiana. A Educadora vai também apresentar suas idéias e propostas para uma maior aproximação da Rádio com a cidade, o Estado e toda a sua produção Musical, num alinhamento de pensamento com a Secretária de Cultura e a Fundação Cultural. Vale também lembrar que é uma oportunidade para os artistas trazerem para a Rádio seu material.
Outra novidade muito boa que seria interessante artistas e bandas se ligarem é o edital de música da Fundação Cultural do Estado. Ao contrário da idéia do estado servir como uma gravadora, fazendo registros, prensando e até distribuindo discos, agora a proposta é diferente. O edital vai contemplar no mínimo 6 (seis) projetos de registro e gravação na área musical através de fonogramas (single, Ep e disco) e vídeos (clipes, documentários e registros áudio-visual), obrigatoriamente inéditos, que serão distribuídos pela Internet. Algo bem mais próximo da realidade atual e mais real para os cofres públicos. Os artistas vão poder fazer o registro, deposi os que quiserem, puderem ou se esforçarem vão poder gravar um disco em formato tradicional. O produto final, gravação e/ou registro digital, serão disponibilizadas gratuitamente para download (em formato digital compactado sob licença da Creative Commons a ser escolhida pelo autor da obra) no site da FUNCEB, onde cada artista premiado terá página própria em formato a ser confeccionado pela mesma instituição. O conteúdo poderá também ser disponibilizado em outras páginas da web, inclusive em lojas de venda de música online.
A idéia do edital é contemplar músicos, compositores e/ou intérpretes, – em trabalhos solo ou coletivo em qualquer gênero -, que “não estejam inseridos num circuito estável de registro, comercialização e difusão”. O edital reúne recursos de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais), com teto de R$ 10.000,00 (dez mil reais) por projeto. Veja mais informações.
5º Festival de Música Educadora FM
O bacana festival da Educadora FM divulgou as 50 músicas finalistas, entre elas estão bons nomes do rock-pop baiano. Estão lá Matiz, Vandex, Formidável Família Musical e o grupo Mirdad estão na lista.
Disco pela Petrobras
Enquanto uns insistem no antigo discurso que o rock é perseguido, outros se armam de bons produtores e ação. A banda Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta foi escolhida no programa de patrocínio da estatal para gravação de seu novo CD, o segundo da carreira.