Sempre falamos aqui como a produção de videoclipes continua se tornando uma das principais apostas de artista para divulgar sua música. Em tempos que imagem se tornou fundamental, o clipe apresenta não só a música em si, mas todo um conceito por trás de cada obra e de cada artista. As produções estão se ficando cada vez mais caprichadas e se aproximando de pequenos filmes. Não é nem novidade fazer clipes como cinema, mas com as facilidades das tecnologias e o poder que as produções podem alcançar na internet, essa lógica não fica restrita apenas a grande nomes da música pop.

ScreenHunter_01-Mar.-19-10.35

Prova disso aparece na compilação de clipes deste mês, que traz entre outros duas músicas novas do rapper paulista Criolo. Prévias do novo disco do cantor, as músicas “Duas de Cinco” e “Cóccix-ência” aparecem agora juntas num interessante videoclipe em formato de curta metragem dirigido por Dênis Cisma. Não são apenas imagens contribuindo para a difusão da música, mais que isso, é um pequeno filme com as músicas servindo como personagens e fio condutor. Tendo como referência o filme “Distrito 9”, de Neil Blomkamp, o resultado é uma ficção científica bem produzida e interessante, que mostra a favela do futuro. Uma aposta de como pode ser o cotidiano de um bairro periférico de São Paulo daqui a 30 anos, que, mesmo com tecnologia dos drones, hologramas, reconhecimento facial e impressoras 3D, convive com a violência como a grande tônica da realidade.

No Ceará, entre nomes de uma nova cena do cinema autoral local, alguns estão utilizando a produção de videoclipes como caminho para sua obra. Um dos principais nomes desta cena é o de Uirá dos Reis, um dos diretores de “Doce Amianto”, que estreou ano passado. Ele assina o segundo clipe do cantor e compositor também cearense TucA, “Canção Ao Ceará”, do disco Curioso, lançado ano passado. A produção, que também pode ser vista abaixo na leva de clipes deste mês, aposta em cores saturadas e experimentalismo, seguindo o mesmo tratamento estético de “Doce Amianto” e do coletivo Alumbramento.

Para valorizar essa produção como expressão artística, desde o ano passado é realizado o Music Video Festival (m-v-f-), prêmio que trata da produção de videoclipes. O objetivo é dar a verdadeira importância e influência dos clipes como expressão criativa, tecnológica, cultural e mercadológica. A votação para os melhores clipes do M-V-F- Aawards 2014 termina hoje (dia 27 de março). O público pode escolher entre dez opções e escolher os melhores nas categorias Melhor Videoclipe Nacional e Internacional. O resultado será divulgado na cerimônia de premiação, no próximo dia 30. (Para votar clique aqui).

Nesta segunda edição do prêmio, entre os brasileiros concorrem videoclipes que já foram publicados aqui no el Cabong em postagens anteriores, confira alguns aqui, aqui ou aqui. Como falamos lá no começo da aproximação de cinema e clipes, algo muito comum no exterior, aqui também podemos ver importantes cineastas se debruçando em clipes. É o caso de Heitor Dhalia, diretor de “O Cheiro do Ralo”, ” À Deriva” e “Serra Pelada”, que é responsável por um dos candidatos do m-v-f-, o clipe “MOON”, de Thiago Pethit. Veja abaixo todos os indicados a melhor videoclipe nacional e em seguida assista a 50 clipes recentes da música brasileira, que vão desde artistas desconhecidos e clipes toscos, até altas produções e nomes como Criolo, Céu, Vanguart, Gang do Eletro, Marcelo D2, Boogarins, Anelis Assumpção, Alceu Valença, Bidê ou Balde, Black Drawing Chalks e Móveis Coloniais de Acaju.

melhor videoclipe nacional

Thiago Pethit – MOON
SILVA – Imergir
INKY – Baião
Aldo – The City is Waiting
Fernanda Takai – You And Me And My Bright Blue Sky
Grandphone Vancouver – Lovely Days
Emicida – Crisântemo
Siba – Preparando o Salto
Desampa – Love?
Tatá Aeroplano – Te Desejo Te Refuto (veja abaixo neste mesmo post)

Criolo – Duas de Cinco + Cóccix-ência

Céu – Amor de Antigos

Amor de Antigos – Céu from Enoá on Vimeo.

Vanguart – Meu Sol

Gang do Eletro – Galera da Laje (Part. MC Dede)

Marcelo D2 – Você Diz Que O Amor Não Dói

Lira – Eletrônica Viva

Eletrônica Viva from JOSE PAES DE LIRA on Vimeo.

Boogarins – Erre

Anelis Assumpção – Estrela

ESTRELA from David Mussel on Vimeo.

Alceu Valença – Homem da Meia Noite

Bidê ou Balde – À La Minuta

Daniel Peixoto & Dj Chernobyl – Flei

Acústicos & Valvulados (part. Carlinhos Carneiro) – Vulnerável/Inflamável

Família 7 Velas – Clack Bum!

Tatá Aeroplano – Te Desejo Mas Te Refuto

Black Drawing Chalks – Street Rider

Glue Trip – Elbow Pain

Sacal – Skate (feat. Atômico Mc)

Fernando Temporão – Sem Cair do Céu

Projota – Mulher

Trummer Super Sub América – Medo da Rua

Leptospirose – O Salário até que é Seu, mas o Dinheiro é Meu!

Móveis Coloniais de Acaju – De Lá Até Aqui

Oui Madame – Bem no seu Jeans

João Bernardo – Se eu fosse o Tom Jobim

Canto Cego – Vão

My Name Is Mary – Mary Wanna Stay High/ What’s All About

TucA – Canção Ao Ceará

Juliana Sinimbú – Para Um Tal Amor

Karine Carvalho & Bárbara Eugenia – Pessoa Loka

Canábicos – Bang Bang No Sinaleiro

Aldan – O que fizeram com o calor que eu sentia ao abraçar o meu amor?

Irmãos Panarotto – Dança do Cogumelo

The Outs – Spiral Steams

Serapicos – O Oposto de Viver É Esperar

Mariana Volker – Eterno Verão

Tio Sam – Simplesmente ser

Somaa – Marionetes

Alta Definição – Bloco do Caos

Medulla – Bom Te Ver

Jimmy Luv – Do Avesso

Jet Set – Giropeio

Ervilhas Astrais – Marlboro, Chuva e Solidão

Potencial 3 – De Volta…

2polos – A Máquina

Scalene – Forma Padrão

Questions – Discord

Royal Dogs – Lesbianeasy Loverboy

Camila Masiso – Além do Sol

Sergio Pi – Desesperadamente

Pronyx – Gasolina

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.