Circulada

Prêmio dos independentes
A revista Dynamite promove mais uma vez seu prêmio anual escolhendo os melhores da música independente pelo Brasil. Este ano batizado de Prêmio Toddy, 300 jornalistas, produtores e formadores de opinião escolheram os melhores de 2006 em 21 categorias. A Bahia aparece em uma boa quantidade delas, confira: Cascadura com o CD “Bogary” na categoria Álbum Indie Rock; Sylvia Patricia com “No Rádio da Minha Cabeça” como Álbum pop, Ungodly com CD homônimo em Álbum heavy metal, Rebecca Matta & Orquestra Sônica com “Rosa Sônica” em Álbum de música eletrônica, Lumpen com “Pelo Bem da Humanidade, Diga Não a Paz” como melhor Álbum punk/ hardcore e Ramiro Musotto com “Civilização e Barbarye” e SR40 com dsco homônimo como Álbum reggae/ ska. Na categoria melhor Álbum MPB aparecem quatro baianos, Jussara Silveira e Luiz Brasil com “Nobreza”, Lucas Santtana & Seleção Natural com “3 Sessions in a Greenhouse”, Maria Bethânia com “Mar de Sophia” e Tom Zé com “Danç-êh-sá”. A Bahia aparece ainda na categoria Casa de show, com o finado Miss Modular e o novato Boomerangue concorrendo. Alguns erros e desatualizações, mas o prêmio dá uma boa panorâmica da situação da cena independente no país. Vote aqui

+ festivais
Depois do Mada, mais festivais começam a soltar suas programações. O Bananada, que será realizado de 18 a 20 de maio em Goiânia, já anunciou Graforréia (RS), Udora (MG), Born A Lion (Portugal), Daddy O Grande (USA) + Dead Rocks, Stereoscope (PA) e Vamoz (PE). O Porão do Rock, que rola entre 1º e 3 de junho, em Brasília, aposta mais alto. Em sua décima edição, já confirmou a presença do veterano do grunge, o Mudhoney, além do Born a Lion, e mais quatro atrações gringas, Bellrays (EUA), outra norte–americana e duas bandas da América do Sul. Completam parte da programação, que terá 35 nomes, Mutantes, Nação Zumbi, Angra e Supergalo. Para quem apostava em Queens of the Stone Age e Arctic Monkeys, por enquanto está apenas ok. Para as bandas interessadas em participar, as incrições vão até o dia 27. Mais informações no site do fetsival.

CSS na gringa
Vocês repararam na lista de fetsivais, como a banda brasileira Cansei de Ser Sexy está bem lá fora? Depois de turnês e elogios da imprensa especializada, o grupo segue agora para alguns dos principais festivais do planeta. A lista inclui o Coachella, na Califórnia, o O2 Wireless, em Londres e Leeds, na Inglaterra, o famoso Benicàssin, na Espanha, além dos dois mais badalados festivais ingleses Reading e Leeds.

Gringos aqui
A lista de bandas gringas que incluem o Brasil na agenda cresceu. Os últimos nomes confirmados, além dos citados acima dentro dos festivais, são as cantoras Cindy Lauper e Lauryn Hill, a veterana banda punk Agent Orange, o grupo Magic Numbers, o industrial Front 242, a banda Medications, a big-band de ska Skatalites e o reggaeman Alpha Blondy, que inclui Salvador na turnê com um show no dia 19 de maio. A etapa brasileira do Live Earth, que será realizado dia 7 de julho na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, deve receber o cantor Lenny Kravitz e o rapper Snoop Dogg como atrações, entre outras. Mais nomes devem aparece nas próximas semanas.

Céu sem limites
O disco de estréia da cantora paulista Céu é primeiro lugar da para americana “Heatseekers” dessa semana. Destinada a artistas alternativos, a parada conta com nomes como Jarvis Cocker (ex-Pulp) e a banda sueca Peter, Bjorn and John, entre outros. O álbim de Céu foi lançado nos Estados Unidos pela rede de cafés Starbucks, que agora está trabalhando também com música e é o mesmo que lançará o próximo trabalho de Paul McCartney.

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.