Rock no Interior
No último fim de semana, sete bandas (de Salvador e cidade do interior) fizeram a festa em Conceição do Almeida num evento chamado Recôncavo Rock. No dia 22 deste mês, em Valença, acontece o Super Fest, reunindo grupos e artistas de rock e hip hop, entre eles The Honkers, Supreme Victory e O Chamado. Também neste mês, nos dias 28 e 29, acontece o 5º Festival de Rock de Baixa Grande, que vai reunir várias bandas do interior, de Salvador, além de duas de Recife. Já em maio, no dia 5 em Ribeira do Pombal, acontece o Eventual Rock, pequeno festival que em sua quinta edição vai reunir bandas da região e a The Baggios de Aracaju. Isso é uma mostra de que o rock também vem se fortalecendo no interior do estado. Enfrentando muitos mais problemas do que em Salvador, mas tentando se consolidar. Falta ainda pelo menos uma banda que se destaque mais, que apresente um trabalho mais consistente, que mostre uma seqüência e que queira ultrapassar as fronteiras.
Festival undergound
Na próxima sexta acontece em Salvador o Festival Rock Underground. Marcado para um antigo Ferro Velho em Pau da Lima, o evento reunirá as bandas Memorias de P.A.N, Os Gralhas, Ecos e Sussuros, Almas Mortas, Modus Operandi, Os Carnisas, Insurgentes, Bosta Rala e Insetos S.A (Insetos Indeliquentes).
Música na TV
Estréia em maio na TV Salvador o “Som na Caixa”, novo programa que vai terá um conteúdo voltado para música sem distinção de estilos. De Axé a rock, de eletrônica a pagode, o programa vai ter entrevistas, matérias e clipes. Com uma hora de duração, o “Som na Caixa” será semanal, mas não foi definido ainda que dia será exibido.
Nervoso
Ex-baterista da fundamental Acabou a Tequila e de outras importantes bandas (Matanza, Autoramas e Beach Lizards), Nervoso prossegue sua carreira como cantor e compositor. Ele está em estúdio preparando o segundo CD, que deve sair ainda este semestre. Antes do disco, a gravadora do músico, midsummer madness, lançou o EP “Enquanto o disco não vem”, que está disponível em seu site. Com um trabalho não tão conhecido, mas de qualidade, Nervoso começa a se destacar também como compositor para outros intérpretes. A cantora Nina Becker, que integra a badalada Orquestra Imperial, por exemplo, acaba de lançar o EP Superluxo, que conta com quatro músicas. Entre elas estão algumas das pérolas de Nervoso do primeiro disco do cantor, como “O Bom Veneno” (Renato Martins/ Nervoso) e “A Visita” (Nervoso), além da excelente “Vossa Autoria (Nervoso) e de “Simbióticos” (Kassin/ Adriana Calcanhoto). O bom EP pode ser baixado gratuitamente e só prova como anda fértil a música popular brasileira, contrariando quem afirma o contrário.
A casa do amor
Quem estava sintonizado nas chamadas guitar bands dos anos 80 deve ter ouvido a estridente e bela “Christine”, pequena pérola da banda The House of Love. Era o primeiro disco da banda, homônimo, lançado em 1988 pelo selo Creation, que além de “Christine”, trazia outras preciosidades, menos estridentes, mas tão belas quanto. “Man to Child” e “Fisherman´s Tale” não deixam qualquer dúvida. Indie rock, guitarras ruidosas, belas melodias e o sensacional vocal de Guy Chadwick numa combinação de altíssimo nível. Pois bem, ano passado a banda se reuniu para apresentações em Londres depois de uma década. No dia 3 de setembro vem mais, o clássico álbum “The House of Love” será reeditado junto com uma compilação reunindo os primeiros singles, que também havia saído em 1988, mas pela Rough Trade. O disco contará todas faixas dos singles “Real Animal”, “Shine On” e “Destroy The Heart”, além de algumas raridades.
Ouça Christine
Novo do Massive Attack
Uma das boas bandas da nova safra do rock produzindo um dos principais nomes da música eletrônica. Na verdade, David Sitek do TV On The Radio vai produzir o novo disco do Massive Attack. O trabalho não tem previsão de lançamendo, mas se sabe que terá participações de nomes como Mike Patton e Mos Def.
Vem por aí
O show do Mutantes vai mesmo acontecer, a data já está reservada para a Concha Acústica no final do mês. Para este mês também estão programados shows dos goianos da Mechanics, Caetano Veloso, Udora (MG), Ratos de Porão e Dance of Days (SP). A lista de shows pode ganhar ainda os nomes Estrógeno (PE), Rockassetes (SE) e Karine Alexandrino (CE).