Em 2010, Salvador comprova que pode ter (novamente) um Carnaval com opções atraentes. Algumas atrações confirmadas para este ano já foram anunciadas. Dos trios independentes com nomes bem diversos e interessantes ao finalmente melhorado Palco do Rock. Ainda vem novidades. Confira:
Projeto Carnaval Pipoca 2010
Promovido pela Secretaria de Cultura do Estado vai colocar na rua dez trios elétricos com atrações diversos dos mais diferentes estilos.
Retrofolia
Trio que reúne a banda Retrofoguetes e a paraense La Pupuña, além de guitarristas baianos para mostrar o trabalho com a guitarra baiana. A idéia é levar para às ruas de Salvador o nome e a idéia da festa que vem fazendo sucesso nas prévias dos últimos carnavais. Os anfitriões são os Retrofoguetes, que além de sua habitual surf-music instrumental, temperada por mambo, polka e bolero, fará uma homenagem aos criadores do Trio Elétrico e à guitarra baiana. Como convidados o guitarrista Julio Moreno e a banda La Pupuña, do Pará, que mistura carimbó e surf music. O trio promove em plena avenida um intercâmbio das duas escolas de guitarras brasileiras, as guitarradas paraenses e a guitarra baiana.
Elza Pede Passagem
Trio que tem como destaque a veterana cantora carioca Elza Soares, que estará acompanhada da banda baiana Sambatrônica, com sua mescla de MPB, samba, rock e funk, e da cantora baiana Marcela Bellas, nome da nova geração com sua mistura de estilos e uma sonoridade típica da música brasileira contemporânea. No repertório, clássicos da MPB e do samba brasileiro, além de composições dos próprios artistas.
Global Guettotech
Trio que leva para a rua as culturas periféricas do planeta. Funk carioca, tecnobrega, dancehall (Jamaica), reggaeton (Porto Rico), kuduro (Angola), soca (Trinidad & Tobago), cumbia (Argentina), e diversos outros ritmos num mesmo trio Tudo a cargo do cantor Lucas Santtana, com sua usual mescla de samba, dub, reggae, rock, funk e pop, as cantoras Mariella Santiago e Márcia Castro, além dos DJs Bandido, Mangaio e el Rocker de Brasília. Juntos.
Carnivalha
Trio que reúne as principais cantoras do rock baiano, Pitty e Nancy Viegas, acompanhadas da banda Radiola. A Radiola e Nancy já vinham se apresentando juntos, inclusive com shows na Europa, e mostram no Carnaval uma mescla de repertórios, com samba, psicodelia, rock, jazz, maracatu, punk, dub, vanguarda e música contemporânea. Já Pitty apresenta pela primeira vez no carnaval baiano com seu novo show, baseado no disco “Chiaroscuro”.
Terreiro Africantar
Trio faz uma homenagem ao antológico e pouco conhecido grupo Os Tincoãs e aos seus afro sambas. Presença do único integrante vivo do grupo, Mateus Aleluia e de seus filhos, Mateus e Fabiana, da cantora Ana Paula Albuquerque e do gruo Africantar que vem realizando shows com a mesma temática.
Sistema de Som Perambulante
Trio que faz uma viagem pelos sons da Jamaica em pleno Carnaval de Salvador. Mas vai muito além do tradicional reggae. O cantor carioca BNegão e seu sound system, o Ministério Público Sistema de Som, primeiro equipe de som que trabalha com dub, raggamuffin e dancehall na Bahia, e o baiano MC Daganja apresentam a idéia dos potentes sound systems da ilha caribenha, mostrando reggae, hip hop, dub, funk carioca e samba reggae.
Quilombolasoul
Trio da black music, que traz um dos precursores da black music no Brasil, o veterano cantor carioca Gerson King Combo, além do Samba Chula de São Braz, uma vila de pescadores localizada em um distrito de Santo Amaro, e do cantor baiano Dão que com sua banda Caravana Black vem chamando atenção por sua música mistura de soul, funk, reggae, blues e samba.
Cacau do Pandeiro e convidados
Trio que traz o mestre Cacau do Pandeiro, veterano do samba feito na Bahia, e vários convidados, entre eles o cantor Neto Bala, o grupo Samba das Moças, entre outros.
Trilogia do Reggae
Reencontro de três artistas do reggae baiano: Dionorina, Jorge de Angélica e Gilsam. Depois de realizarem shows com músicas próprias ou feitas em parceria, eles levam a força do reggae no circuito do Carnaval.
Encontros Percussivos
Trio mais tecnológico e experimental, que reúne a Banda Percussivo Mundo Novo, com seus instrumentos percussivos feitos de material reciclável e equipamentos eletrônicos inusitados, o coletivo novaiorquino EarthRise SoundSystem, o percussionista e vocalista baiano Davi Vieira e o DJ Daniel Venezuela, para um passeio por estilos musicais diversos.
Palco do Rock
13.02 (Sábado) – Dom Lula Nascimento, Fridha, Vivendo do Ócio, Redoma (RS), Cólera (SP), Karne Krua (SE), Três Puntos (Vitória da Conquista), Desrroche e Bahavior
14.02 (domingo) – Mensageiros do Vento, Ignivomus, Ênio e a Maloca, Astafix (SP), Dead Fish (ES), Vendo 147, Survive (Acre), Andrajos (Juazeiro), Dimensões Distorcidas
15.02 (segunda) – Buster, Davi Zew, Fiddy (PE), Ulo Selvagem, Korzus (SP), Agrotoxico (SP), Elipê, The Honkers, Keter
16.02 (terça) – Aluga-se, Chá de Pensamento, Etno (Brasília), Clamus (CE), Phantom Rockers (Reino Unido), Supremo (SP), Pastel de Miolos (Lauro de Freitas), Os Irmãos da Bailarina, Almadórea