O sucesso pop “Apenas mais uma de amor”, de Lulu Santos; o hit funk “Amor Falso”, de Aldair Playboy e Wesley Safadão; o neo sertanejo “A gente fez amor”, com Gusttavo Lima. Essas são as três músicas mais ouvidas pelo público brasileiro nos últimos cinco anos nas rádios, shows e apresentações pelo país que trazem amor no título. São também apenas algumas das centenas de músicas com a temática e a palavra “Amor” (ou “Amar” ou “Amo”) presente nos títulos. O termo é o mais repetido entre as músicas nacionais executadas no Brasil, com 101.479 repetições, seguido de “Deus” e “vida”, o que dá o tom do que o brasileiro em geral gosta de ouvir nas músicas (veja o ranking com as 20 palavras abaixo).
O levantamento é do ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) que fez um estudo inédito com os principais temas escolhidos pelos compositores brasileiros, a partir das palavras mais utilizadas em títulos musicais. Foram mais de 2,2 milhões títulos de obras analisados, resultando num estudo de mais de 4 milhões de palavras. Além de “Amor/Amar/Amo”, “Deus” com 28.426 repetições e “Vida” com 23.743 repetições, o ranking traz ainda as palavras “Coração”, “Jesus”, “Saudade”, “Tempo”, “Mulher”, “Dia” e “Samba” entre as dez mais.
O estudo do ECAD também mostrou quais músicas com essas palavras formaram o top 3 das mais ouvidas nos últimos cinco anos no Brasil.
Top 3 – AMOR
Música / Autores
“Amor falso” – Mc Rogerinho / Felipe Enzo / Walber Cassio
“Apenas mais uma de amor” – Lulu Santos
“A gente fez amor” – Dener Ferrari / Blener Maycom
Top 3 – DEUS
Música / Autores
“Coisa de Deus” – Pedro Taveira / Edu Valim / Renan Valim
“Ninguém explica Deus” – Clovis Pinhão
“Deus me livre” – Alexandre / Carlos Eduardo / Serginho Sol / Darci Rossi
Top 3 – VIDA
Música / Autores
“Vida vazia” – Felipe / Bruno
“O grande amor da minha vida” – Jeferson Farias / Nino Marcos
“Além da vida” – Santanna
O tema “Amor” nos títulos das músicas brasileiras de sucesso é uma realidade há décadas. “É o Amor” de Zezé di Carmargo & Luciano, “Amor I Love You”, de Marisa Monte, “Como é Grande o Meu Amor por você”, de Roberto Carlos, “Todo Amor que houver nessa Vida”, de Cazuza, são alguns dos outros vários outros enormes sucessos que trazem a palavra “amor” e tratam do tema mais amado pelo brasileiro.
Nos anos 1950 e 1960, sucessos como “Boa Noite, Amor”, com Francisco Alves, “O Amor e a Rosa”, com Elizeth Cardoso, e “Meu Primeiro Amor”, de Renato e Seus Blue Caps, já mostravam que a temática e o termo estão na preferência do brasileiro e de seus compositores preferidos há muito tempo. Nos anos 1970, foi a vez de músicas como “Amor, meu grande amor”, de Ângela Rô Rô, figuras entre as mais ouvidas.
Foi a mesma coisa nas décadas seguintes. Nos anos 1980, apareceram canções no rock e pop, como “Você Não Soube Me Amar”, da Blitz; e “Nosso louco amor”, da Gang 90, e no samba, coo “Deixa Eu Te Amar”, de Agepê. Os anos 1990, o termo acompanhou a explosão do sertanejo com “É o Amor”, de Zezé di Carmargo & Luciano; do pagode romântico com “Que se chama amor”, do Só Pra Contrariar; e da axé music com “Vem Meu Amor”, da Banda Eva. Todas essas músicas figuraram entre as 30 mais tocadas nas rádios brasileiras nos anos em que foram lançadas. O Amor continua no ar e nos títulos das músicas
Ranking das palavras mais repetidas em títulos de canções nacionais
Posição / Palavras / Frequência das repetições
1 – Amor/Amar/Amo – 101.479 repetições
2 – Deus – 28.426 repetições
3 – Vida – 23.743 repetições
4 – Coração – 22.382 repetições
5 – Jesus – 14.822 repetições
6 – Saudade – 14.236 repetições
7 – Tempo – 13.513 repetições
8 – Mulher – 13.343 repetições
9 – Dia – 12.343 repetições
10 – Samba – 11.192 repetições
11 – Mundo – 11.089 repetições
12 – Noite – 10.075 repetições
13 – Paixão – 9.730 repetições
14 – Senhor – 9.411 repetições
15 – Forró – 8.381 repetições
16 – Casa – 8.053 repetições
17 – Menina – 7.947 repetições
18 – Sonho – 7.680 repetições
19 – Canção – 7.565 repetições
20 – Feliz – 7.439 repetições
O levantamento utilizou as informações dos cadastros dos titulares de música, filiados às sete associações (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC), que administram o Ecad. O banco de dados atualmente conta com um cadastro de mais de 17 milhões de obras musicais nacionais e estrangeiras.
O estudo levou em consideração também palavras-únicas, desconsiderando conjunto de palavras, expressões e “stopwords”, como artigos e pronomes. Foram analisadas canções cadastradas, liberadas e de autoria de compositores cadastrados na gestão coletiva da música no Brasil.
Há várias outras músicas que trazem a palavra “amor” em seus títulos e que são menos óbvias. Fizemos uma playlist com elas para você curtir.